Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
22 Mai, 2019 - 13:44

10 restaurantes vegetarianos no Porto que deve conhecer

Mónica Carvalho

Na Invicta não se come apenas francesinhas e tripas! A prova disso mesmo são estas 10 deliciosos restaurantes vegetarianos no Porto.

10 restaurantes vegetarianos no Porto que deve conhecer

Quer saber quais são os melhores restaurantes vegetarianos no Porto? Nós dizemos quais os locais que deve mesmo experimentar e onde não faltam muitas e boas opções para fugir dos habituais pratos de carne ou peixe.

Afinal, a revolução gastronómica que se tem vivido na Invicta e que já passou por muitos países – do Japão à Tailândia, da América ao México, não se ficou por aqui. Como consequência da cada vez maior procura por opções de alimentação mais saudáveis e alternativas, os restaurantes vegetarianos no Porto proliferam como cogumelos e merecem mesmo a sua visita.

Os melhores restaurantes vegetarianos na cidade das tripas

restaurantes vegetarianos no porto

Não pense que a gastronomia vegetariana é salada atrás de salada. Os menus são cada vez mais variados, ricos e nutritivos, que resultam em refeições cheias de cor, textura, sabor, com ingredientes do bem e que tão bem fazem. Conheça 10 bons restaurantes vegetarianos no Porto para conferir mais alegria ao seu estômago.

Black Mamba

Não é só um restaurante para experimentar boa comida vegetariana. É um local para ouvir – e até comprar – boa música. O espaço Black Mamba – Burgers & Records nasce, assim da vontade de aliar uma alimentação sem exploração animal, com música direcionada a estilos menos convencionais.

A sua especialidade são hambúrgueres, snacks e doces 100% vegetarianos ou vegans, confecionados com ingredientes frescos, com o objetivo de proporcionar uma refeição fast food, saudável e deliciosa.

Os hambúrgueres são feitos de soja, grão-de-bico, cogumelos, seitan e até alho francês. Além disso, há inúmeras opções veganas e bolos sem glúten, uma esplanada, cervejas artesanais e sumos naturais do dia.

Já a música, essa toca em formato analógico e foca-se no mercado do vinil, cassetes, publicações e merchandising, dos géneros Rock, Punk, Hardcore e Metal.

O Burrito

Agora já pode comer comida mexicana – se assim for fã, sem culpas. No restaurante O Burrito, tem ao seu dispor as maiores delícias deste país cheio de cor e alegria, mas sempre na sua vertente vegana e enrolada em tortilhas caseiras.

Neste espaço comem-se burritos vegetarianos: uns quentes, uns frios, temos o Bruce Lee, o Lusitano, o El Pablo, o Ghandi e o Afrodite. A sopa e a quesadilha são ótimas aqui, especialmente se gostar de cominhos.

Fava Tonka

Um dos mais recentes restaurantes vegetarianos no Grande Porto situa-se em Leça da Palmeira e é o Fava Tonka, que tem vindo a reunir uma pequena legião de fãs.

Os pratos criativos e sazonais de origem vegetariana nascem das mãos do chef Nuno Castro e a criatividade do dono Ricardo Rodrigues. Esta dupla tem uma grande experiência na área da restauração, pois são os responsáveis por espaços como a Esquina do Avesso e o Terminal 4450.

Quer saber o que pode experimentar? Então, atente: gaspacho do Avesso, sopa de cebola trufada, açorda de beringela assada e alho negro e leite creme de mel, pólen e alfazema são apenas alguns dos pratos que vão criar água na boca.

  • Morada: Rua Santa Catarina 86 – Leça da Palmeira
  • Contactos: 915 343 494
  • Ver restaurante >>

Cultura dos Sabores

A Baixa da Invicta fervilha de locais incríveis, inclusivamente restaurantes vegetarianos, algo que era difícil de acontecer até há relativamente pouco tempo. Felizmente o cenário mudou, graças também a espaços como a Cultura dos Sabores, com as suas propostas deliciosas e inovadoras de buffet vegetariano e vegan, tanto para o almoço como para o jantar, não faltando ainda refeições leves para o pequeno-almoço, lanche e até ceia.

Além disso, o restaurante tem como objetivo funcionar também como um espaço de partilha de conhecimentos e experiências, onde decorrer workshops e eventos.

Em Carne Viva

A cozinha tradicional inspirou a fundação do “Em Carne Viva” e a sua carta é de tal forma de qualidade que a sua carta foi reconhecida pelo Turismo de Portugal, I.P. com uma “Declaração de Interesse para o Turismo” de 2011-09-01. Com esta classificação, abriu-se um caminho importante para os restaurantes de conceito vegetariano, com ingredientes de origem vegetal, que resulta de um processo contínuo de pesquisa, desenvolvimento, inovação e aperfeiçoamento.

São mais de 20 anos de “experiência e capacidade criativa a desenvolver cozinha vegetariana e alguns produtos e texturas já disponíveis no mercado, a trazer os sabores portugueses aos nossos pratos suprimindo-lhes a carne e o peixe”.

  • Morada: Avenida da Boavista 868
  • Contactos: 220 925 598 / 932 352 722 / 934 721 969
  • Ver restaurante >>

comida vegetariana

Essência

O restaurante apresenta um espaço equilibrado entre o ambiente clássico dos anos 40 e, ao meso tempo, muito intimista e acolhedor, fazendo parecer que estamos em casa.

Além de uma zona de antecâmara para saborear um aperitivo enquanto aguarda pela sua mesa, o Essência tem um jardim perfeito para os dias mais quentes.

Este espaço não é, todavia, 100% vegetariano, visto que também se servem pratos não-verdes para pode agradar a todos os apetites.
O que deve experimentar: canelones de seitan com puré de ervilhas e molho de tomate e caril de beringela, curgete e couve-flor com pera confitada em vinho do Porto.

Berry Boavista

Há combinações simples que simplesmente resultam e que sabem sempre bem: sopa, tostas, saladas e wraps são as opções que todos os dias marcam presença no Berry Boavista.

Tudo varia consoante a época do ano, visto que o restaurante opta pelo uso de produtos de época, mas há algo com que pode sempre contar: bons legumes, boas frutas, sumos naturais e biscoitos biológicos para acompanhar o café.

daTerra

É um nome incontornável no mundo dos restaurantes vegetarianos no Porto: o daTerra é um verdadeiro fenómeno de sucesso e tem espaços abertos em diversos pontos do país, nomeadamente Porto, Gaia, Matosinhos, Viseu, Aveiro, Cascais e Lisboa.

O espaço funciona em regime de buffet, que tão bem comprova as infindáveis possibilidades deste tipo de alimentação, quer em termos de variedade, quer em termos de cor, sabor e texturas.

Apuro – Vegan Bar

O Apuro assume-se como o primeiro bar vegan da Invicta e nasceu bem recentemente, mais propriamente em outubro pelas mãos de Natacha Meunier, autora do blog Vegan Purista, e mais dois sócios.

“Decidi arriscar e criar uma coisa um bocadinho diferente com que eu me identificasse” – palavras de Natacha que explica assim a conotação bar vegan, pois além de ser um local perfeito para uma bebida com os amigos, também é um excelente espaço para se deliciar com comida sem ingredientes de origem animal e entre os quais se contam saladas, wraps, cachorros e hambúrgueres artesanais.

Veja também: