Share the post "Retromania: quando os objetos antigos inspiram novas coleções"
O estilo retro acarreta algum saudosismo e paixão por coisas antigas, de tal forma que se criam objetos em jeito de inspiração e homenagem. Por isso, se a retromania faz parte da sua vida, está mesmo no sítio certo para saber um pouco mais sobre as respetivas características bem como para conhecer as peças must have para tornar a sua casa num verdadeiro santuário retro.
Esta revivência do passado em harmonia com pormenores contemporâneos tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, não só pela simplicidade e charme, mas também por despertar memórias e sentimentos do passado que nos fizeram felizes.
A retromania pode, então, ser considerada como uma mania bem saudável que nos faz regressar ao passado sem sair do sítio, como se viajar no tempo fosse possível através dos objetos.
Assim procurar elementos que lembram a estética do passado é uma forte tendência na decoração atual e, se precisa de ajuda para o conseguir, temos algumas sugestões que não vai mesmo querer perder.
Características da retromania ou estilo retro
Em primeiro lugar, não deve confundir vintage com retro, pois são estilos diferentes. Atente: decoração vintage refere-se a objetos do passado, que foram sobrevivendo ao tempo; por sua vez, a decoração retro é composta por objetos contemporâneos inspirados no passado.
Conheça as principais características da retromania:
- Os objetos retro também podem ser funcionais e não apenas decorativos;
- Pode misturar diferentes formas, materiais, cores e padrões, sem medo;
- Deve privilegiar o uso de cores, principalmente, laranja, amarelo, rosa, azul e a combinação de preto com branco e vermelho;
- As paredes devem ser pintadas em tons neutros, deixando a explosão de cores retro para os objetos;
- Os móveis devem ser de linhas retas e simples, com pernas finas;
- Aposte em sofás de maiores dimensões;
- Superfícies espelhadas, cromadas, de linóleo e de madeira não trabalhada são acabamentos a privilegiar.
Retromania: 13 sugestões perfeitas
Quer saber mais como utilizar o estilo retro na decoração de casa, mas não sabe muito bem por onde começar? Sugerimos vários objetos que permitem cumprir com esse propósito.
Discos de vinil
Mesmo que não tenha um gira-discos, ou que ele já não esteja funcional, expor uma coleção de discos de vinil torna sempre a decoração mais retro e dá um toque único à sua sala de estar.
Além disso, é um ótimo pretexto para ensinar aos mais novos a evolução do suporte musical, visto que muitos apenas conhecem a versão digital e online.
Rádio
O aparelho de rádio evoluiu imenso ao longo dos anos, quer em tamanho, material e até aparência. Para se manter fiel ao estilo retro, escolha um de madeira, pequeno e arredondado, que irá, então, dar o toque perfeito a qualquer divisão.
Frigorífico
Os frigoríficos também evoluíram bastante década, após década, nomeadamente em termos estéticos. Mas, quem não tem saudades do estilo mais tradicional, com letras prateadas e cores atrativas? Há modelos atuais que recuperam, de forma exímia, este mood decorativo.
Eletrodomésticos / utensílios de cozinha
Compreendemos que investir numa cozinha totalmente de estilo retro pode ser bastante dispendioso. Nesse sentido, opte antes por utensílios ou eletrodomésticos mais pequenos, como cafeteira ou torradeira, sugestivos dessa época.
Máquina de escrever
Um primórdio do computador, como processador de texto, a máquina de escrever foi objeto de trabalho para muitos e, a verdade, é que todos lembramos o seu som tão característico.
Se tiver uma, mesmo que não funcione, coloque uma folha no seu interior, dando a entender que ainda é utilizada e há alguma mensagem que está a ser escrita. Isso irá despertar imensa curiosidade e conferir ao espaço um toque único, sem ter de gastar um tostão.
Telefone
Pensar num telefone, fixo e, ainda para mais, com fios é um regresso delicioso ao passado, não acha? Opte por um modelo sem teclas, em que tenha de rodar com o dedo a circunferência central para poder marcar o número. Apostamos que existe um perdido no sótão ou em casa da avó…
Máquina fotográfica
Para os retromaníacos não há espaço para máquinas digitais, pelo que as polaroides vintage são imperdíveis e se estiverem operacionais permitem que tire e receba fotografias na hora. São sempre úteis, pois decoram e podem ser usadas numa festa ou jantar que quer eternizar.
Televisão
Lembra-se aquelas televisões bem pesadas, do tempo em que não havia plasmas? Pois essas estruturas, bem pesadas por sinal, podem ser reutilizadas como móveis, dando um aspeto original ao espaço.
Néon
O néon foi a grande moda dos anos 80 e por que não recuperá-lo nas cores e com a mensagem que você quiser? Arrisque e traga mais vida, luz e cor ao ambiente de sua casa.
Fotos antigas
E por que não recuperar as fotos dos seus antepassados e emoldurá-las em quadros que remetam para tempos mais antigos?
As fotografias do passado, a preto e branco, compõem um ambiente único, são uma forma de recordar aqueles que já há muito partiram e ajudam a construir e melhor compreender a sua história.
Máquina de costura
Quem não teve uma avó com uma máquina de costura? Objetos lindos, valiosos e carregados de história. Vão fazê-lo recuar no tempo, a si e a todos os que visitem a sua casa.
E sim, vão ser memórias de tempos passados e muito felizes, vividos a brincar entre linhas e botões.
Papel de parede
Para montar uma composição de estilo retro, deve ter um especial cuidado com os utensílios certos. E o papel de parede com um estampado forte, irreverente e colorido é mais uma das formas de o conseguir.
Estampados florais
Outro elemento muito característico do estilo retro são os estampados florais, que conferem um toque romântico, de conforto e aconchego à divisão. Podem usar em almofadas, mantas e demais tecidos.
Esta viagem pelo passado acaba, mas só agora vai começar a sua própria aventura pela decoração retro. Decorar a sua casa com estilo e com história irá mudar tudo.