A nova geração de auscultadores wireless da marca americana já é conhecida e dá pelo nome de AirPods 2, mantendo a designação original e já globalmente conhecida. As mudanças não são muitas de modelo para modelo, mas há algumas características que devemos analisar.
Review AirPods 2: uns phones com caixa de carregamento sem fios
Em termos estéticos, nada muda. O design dos AirPods 2 mantém-se fiel à versão original, pelo que pode contar com o aspeto já característico da Apple: branco, simples e minimalista. A grande novidade que à primeira vista se faz notar é a nova caixa de carregamento sem fios que acompanha a nova edição destes earbuds.
A Apple gaba-se de ter desenvolvido uma nova versão que, para além de ter melhorias a nível interno, é verdadeiramente inteligente, ao ponto de a música ficar em suspenso assim que retira os phones dos ouvidos. Ao colocá-los novamente, a música retoma no ponto onde tinha parado.
Fonte da Imagem: Apple/Divulgação
Conectividade
Ora, assim que retira os AirPods 2 da sua caixa de carregamento, eles ligam-se automaticamente com o seu iPhone, Apple Watch, iPad ou Mac. A ligação é quase instantânea, muito rápida e sem falhas – o que é uma das grandes vantagens destes earbuds face a outros modelos de marcas concorrentes.
Para ajustar o volume, mudar de música, fazer uma chamada ou obter indicações através dos Mapas, só precisa de dizer “Ei, Siri” antes de pedir o que quer que seja. Esta é uma das novidades da nova geração de auscultadores da Apple, que vem agilizar a forma como estes são utilizados.
Bateria e carregamento
A caixa de carregamento sem fios é a grande novidade que a Apple apresenta juntamente com os AirPods 2. Para os carregar, só precisa de os inserir dentro da caixa e estar atento à luz LED que surge na parte da frente da mesma. Desse modo saberá quando o carregamento terminar.
Para carregar, por sua vez, a caixa de carregamento, só precisa de a pousar sobre um tapete de carregamento compatível com Qi. Caso não tenha um destes tapetes, pode sempre utilizar a porta Lightning, já que esta caixa, ainda que seja compatível com carregamentos sem fios, disponibiliza ainda a opção convencional de carregamento.
Com um único carregamento, os AirPods 2 têm 5 horas de autonomia e 3 horas de conversação. Falando deste tipo de gadget, estes são valores muito aceitáveis e até acima da média. A caixa de carregamento está também equipada com uma tecnologia de carregamento rápido, pelo que só precisa de inserir os phones 15 minutos para obter 3 horas de autonomia ou 2 horas de conversação.
Processador
Esta é outra das grandes novidades face à primeira versão dos AirPods, lançada em 2016. Normalmente, é de esperar uma melhoria na eficiência relativamente à versão mais antiga de qualquer gadget e estes earbuds não foram exceção.
O novo processador H1 da Apple utiliza sensores óticos e ainda um acelerómetro de movimento para detetar se os AirPods estão colocados nos ouvidos ou não. Estes sensores são ativados quer esteja a utiliza um phone apenas ou os dois em simultâneo.
Assim, qualquer movimento faz com que o processador ligue automaticamente o som quando os auscultadores são colocados nos ouvidos, para além de ativar o microfone. E, por falar em microfone, ao fazer uma chamada ou ao falar com a Siri, é ativado um acelerómetro adicional que deteta a sua voz.
Em conjunto com os microfones direcionais, este acelerómetro filtra o ruído de fundo e foca apenas o som da sua voz. No entanto, estes novos earbuds não incluem nenhum equalizador.
Fonte da Imagem: Apple/Divulgação
Em resumo
Os novos AirPods 2 não apresentam grandes diferenças, em termos técnicos, comparativamente com a versão anterior. No entanto, é de salientar a nova caixa de carregamento, a integração hands-free com a Siri, a melhoria da qualidade do áudio e a autonomia estendida.
Contudo, estes earbuds não são, ainda, resistentes à água nem ao suor. Isto significa que não são a melhor das opções para uma sessão de exercício físico, por exemplo. Apesar da melhoria da qualidade sonora, os AirPods 2 não filtram tão bem o ruído exterior como se poderia esperar.
No entanto, a rápida conexão com dispositivos iOS e o facto de serem tão leves e confortáveis continuam a ser alguns dos pontos mais fortes dos earbuds da marca americana. Ainda assim, se já tem a primeira versão dos AirPods, pode não compensar atualizar a mesma para esta mais recente.
Com a caixa de carregamento sem fios, os AirPods 2 custam 229€, pelo que podem não compensar o investimento no caso de já ter a versão original.
Especificações técnicas | |
Peso | AirPods (cada): 4 g
Caixa de carregamento sem fios: 40 g |
Ligações | AirPods: Bluetooth
Caixa de carregamento sem fios: carrega através de um tapete de carregamento compatível com Qi ou através do Conector Lightning |
Sensores |
Microfones duplos e direcionais Dois sensores óticos Acelerómetro com deteção de movimento Acelerómetro com deteção de voz |
Bateria | Até 5 horas de autonomia; até 3 horas de conversação |
Preço | A partir de 229,00€ |
Veja também: