É um lançamento muito aguardado, e vai rapidamente perceber porquê. Com características inovadoras e que facilmente o colocam a par das gigantes tecnológicas, o Xiaomi Mi 9 chegou para abanar, uma vez mais, o mercado dos smartphones.
Review: o Xiaomi Mi 9 tem o que um topo de gama deve ter
O novo flagship da marca chinesa, para além de ter um design irrepreensível e estar disponível em novas cores, tem características topo de gama e que se tornam bem mais acessíveis do que as da concorrência. Atualmente, a Xiaomi é uma das marcas com maior volume de produção a nível mundial, posicionando-se muito perto de marcas como a Apple ou a Samsung.
Também por essa razão, o Xiaomi Mi 9 não poderia desiludir e isso, de facto, não aconteceu. A começar pelas novas cores, todas elas em gradiente, que surpreendem qualquer um. Os tons oscilam entre vários rosas, verdes e azuis. Mas se não gosta de dar nas vistas, não se preocupe, porque estará também disponível em gradiente de preto e cinzento.
Com uma construção polida e de cantos arredondados, as características mais vincadas são, à primeira vista, o pequeno notch frontal onde se posiciona a “câmara de selfies” e as três câmaras traseiras capazes de tirar fotografias impressionantes.
O ecrã tem 6.4” e é um Super AMOLED com resolução Full HD+, curiosamente fabricado pela Samsung. As margens são muito reduzidas, praticamente criando um ecrã infinito, que proporciona uma melhor experiência para os utilizadores.
Fonte da Imagem: Xiaomi/Divulgação
É também óbvia a ausência do botão home, pelo que já se estará a perguntar como se desbloqueia, então, este smartphone. Na verdade, existem duas opções: o sensor de impressão digital incorporado na parte interior do ecrã ou o reconhecimento facial que garante ainda mais privacidade aos seus dados.
Outro dos destaques vai para a forma como a Inteligência Artificial é utilizada neste telemóvel, que disponibiliza um display altamente inteligente. Para além dos modos que inclui, como o dark mode ou o modo de leitura, a luminosidade do ecrã ajusta-se à hora do dia e vai apresentando ecrãs dinâmicos e originais.
O Xiaomi Mi 9 vem já equipado com o Android 9 Pie, a versão mais recente do software e, a par de outros equipamentos da marca chinesa, está otimizado com a interface MIUI 10, desenvolvida em exclusivo pela empresa – desta forma, a experiência do utilizador é melhorada ao usar um destes smartphones.
O processador é um Qualcomm Snapdragon 855 Octa-core, um dos mais avançados até agora no mercado. Por outras palavras, isto significa que a eficiência do smartphone é espectacular, garantindo um desempenho muito acima da média.
Aliada a uma ótima capacidade de processamento está um excelente memória RAM, que difere de versão para versão, já que uma tem 6GB e outra tem 8GB. A resposta dada é, em qualquer das opções, extremamente rápida e satisfatória. A par desta, pode ainda escolher entre 64GB e 128GB de capacidade interna.
Fonte da Imagem: Xiaomi/Divulgação
A par de um ótimo processamento está outra das melhores características do Xiaomi Mi 9: a câmara. Na parte traseira, pode encontrar uma triple camera de qualidade impressionante, com 48MP (abertura de f/1.8) + 16MP (abertura de f/2.2, ultrawide) + 12MP (abertura de f/2.2, telephoto).
As três disparam com o auxílio de um flash Dual-LED e estão equipadas com HDR, para que não falhe nenhum detalhe. Se também quiser saber a resolução disponível de gravação de vídeo, não procure mais: este smartphone filma a 2160p a 30 ou 60fps; 1080p a 30, 120 ou 240fps e 1080p a 960fps.
A câmara frontal está pronta para captar as melhores selfies. Recorrendo a apenas uma lente de 20MP (abertura de f/2.0), todas as fotografias têm também a tecnologia HDR incluída e os vídeos podem ser filmados a 1080p, a 30fps.
A bateria, de 27W, tem 3300mAh para usar todo o dia (e mais umas horas extra). Como outros modelos topo de gama, também o Xiaomi Mi 9 está equipado com uma tecnologia Quick Charge 4+, da qual também pode usufruir através do carregamento sem fios.
Acompanhando a tendência, a porta USB que este smartphone inclui é do Tipo C, sendo compatível com transferência de dados com a maior parte dos dispositivos. Outra das questões que não foi esquecida foi a inclusão da tecnologia NFC, que permite que faça pagamentos aproximando o telemóvel de um terminal multibanco (que tenha wireless, claro está).
Tudo isto num smartphone muito trendy, com cores gradientes originais e que não deixam ninguém indiferente: Lavender Violet, Ocean Blue, Piano Black. Mas há mais, até porque se aguarda também o lançamento de uma versão transparente, o Xiaomi Mi 9 Explorer Edition.
Este smartphone, que deixará à vista elementos como o processador e outros componentes, terá 12GB de memória RAM incluída e será, por isso, mais caro que as restantes versões.
Especificações técnicas | |
Ecrã | Super AMOLED Full HD+ de 6.4” (1080 x 2340 pixels) |
Processador | Qualcomm SDM855 Snapdragon 855 (7 nm) |
Memória RAM | 6GB ou 8GB |
Bateria | 3300 mAh |
Câmara Traseira (Principal) | Triple camera de 48MP (abertura de f/1.8) + 16MP (abertura de f/2.2, ultrawide) + 12MP (abertura de f/2.2, telephoto) |
Câmara Frontal (Secundária) | 20MP (abertura de f/2.0) |
Preço | A partir de 390€ |
Veja também: