Há quem seja super fã. Há quem nunca tenha provado. Mas, a verdade é que a ricota tornou-se presença habitual numa série de pratos, quer salgados, quer doces, não esquecendo as entradas. A primeira notícia que lhe vamos dar – e que, talvez, o vá surpreender – é que a ricota não pode ser considerada um queijo. Porquê? Mais à frente explicamos-lhe tudo, assim como enumeramos as suas propriedades e benefícios, e três formas simples de fazer ricota em casa com sobras de leite.
Ricota: o que é e como fazer em casa?
O que é ricota?
Com origem em Itália, a ricota é um subproduto da fabricação de queijos como o provolone. É um derivado do leite, muito usado nos pratos ditos light. É tido, por muitos, como um queijo branco. No entanto, o seu modo de confeção não nos permite classificá-lo assim.
Propriedades e calorias da ricota
A ricota é um alimento muito nutritivo e de poucas calorias. A dose diária recomendada é 30 g, o que apenas contém 52kcal! É uma excelente fonte de proteínas, com a vantagem de ter muito menos gordura do que os “verdadeiros” queijos: a sua composição habitual só possui 50% de gordura, sendo que a sua versão light contém apenas 10% de matéria gorda.
Benefícios da ricota
A ricota é um alimento muito completo e rico, pelo que são vários os benefícios para a nossa saúde, a saber:
- possui pouco sódio, mineral que em excesso causa inchaço motivado por retenção líquida e aumento da pressão arterial.
- é rico em cálcio, o que fortalece os dentes e ossos prevenindo a osteoporose, além de ajudar a acelerar o processo de ganho de massa muscular magra.
- é uma ótima fonte de vitaminas A, B, D e E, e outros minerais como zinco, iodo, selénio, potássio e fósforo, fundamentais para que o organismo execute as suas funções com equilíbrio e eficiência.
- contém imensa proteína, imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo, já que este não produz todos os aminoácidos (formadores das proteínas) sozinho.
Como fazer ricota?
Ricota à base de soro de leite
Ingredientes
Sobras de soro de leite (bem filtrado e guardado, tapado, em repouso por pelo menos 12 horas à temperatura ambiente)
Modo de Preparação
- Numa panela, aqueça o soro de leite acidificado, mexendo sempre, até alcançar os 90º e a superfície ficar esbranquiçada.
- Retire do lume e deixe coalhar.
- Tape e espere que arrefeça, sem mexer.
- Entretanto, a coalhada irá aparecer com o aspeto de nuvens suspensas no soro, numa coloração transparente e verde amarelada.
- Escorra a ricota, sem agitar a coalhada, usando para isso um recipiente com um peneira com um pano fino, onde vai colocando a coalhada, deixando o soro na panela.
- Escorra, agora, o soro através do pano, o que pode demorar entre duas a três horas.
- Retire a ricota do pano e coloque-a num pote. Tape e guarde no frigorífigo durante uma semana, congele ou consuma-a de imediato.
Ricota à base de leite
Ingredientes
8 chávenas de leite integral
1 chávena de creme de leite
1/4 chávena de vinagre branco destilado
1/2 c. de chá de sal
Modo de Preparação
- Forre a peneira com um pedaço de gaze e coloque sobre a tigela.
- Numa panela aqueça o leite, o creme de leite e o sal até alcançar 90º.
- Quando estiver suficientemente quente, retire do lume.
- Lentamente, adicione o vinagre, mexendo constantemente.
- Deixe a mistura repousar entre 10 a 20 minutos, até engrossar.
- Está pronto quando a coalhada tiver flutuado para a superfície e formado uma camada espessa, deixando o soro líquido por baixo.
- Com uma concha, coloque a coalhada na peneira. Continue esse processo até só haver soro de leite na panela.
- Deite fora o soro – ou guarde-o para outras receitas de queijo – e deixe a ricota secar durante, pelo menos, uma hora.
- Com uma colher, coloque a ricota numa tigela.
- A ricota está pronta a ser usada e pode ser conservada no frigorífico durante uma semana.
Ricota light
Ingredientes
3 l de leite desnatado
1/2 copo de vinagre branco
Modo de Preparação
- Coloque o leite a ferver.
- Quando começar a subir, junte o vinagre e deixe talhar.
- Mexa com uma colher e retire do lume.
- Volte a mexer e deixe arrefecer.
- Guarde num frasco, acrescente um pouco de sal e de soro para conservar melhor.
Se já é habitual comprar ricota para os seus cozinhados, aceite o nosso repto e faça-a você mesmo no conforto da sua casa (ou da sua cozinha!). Sim, dá algum trabalho e é necessário despender algum tempo. Mas o resultado final é tão, mas tão superior ao da ricota à venda no supermercado, que vai agradecer cada minuto que dedicou àquele alimento tão delicado, saboroso e importante para a saúde do seu organismo.
Veja também: