Barcelona é uma urbe cosmopolita, como poucas cidades o são. Naquela que é considerada a princesa do Mediterrâneo, é certo que vai encontrar gente de todo o mundo. E um povo muito orgulhoso da sua herança e tradição.
Nesta agitada cidade espanhola, estão algumas das maiores obras de arte do mundo, aquela que é considerada a melhor comida espanhola, espectáculos imperdíveis durante todo o ano, dez praias para banhos de sol e detalhes incríveis a cada esquina.
Quando visitar Barcelona
Barcelona é uma cidade cativante e versátil com algo para surpreender todos os tipos de turistas. Com uma oferta arquitetónica ímpar, praias incríveis e eventos culturais vibrantes, saber quando visitar aquela que é considerada a capital gastronómica de Espanha apenas depende do gosto de quem a visita e do que espera encontrar em termos de clima ou de programação cultural.
Temperaturas em Barcelona
Vizinha ibérica, ao contrário de outros países mais a norte, a meteorologia espanhola não difere muito da portuguesa. Com um clima tipicamente mediterrâneo, Barcelona conta com mais de 300 dias de sol por ano, 10 horas de sol por dia no inverno e mais de 17 horas no verão.
A chuva cai com mais intensidade em abril, maio e setembro e a cidade com uma precipitação média anual moderada, entre os 350 ml e 700 ml.
Como chegar
A capital da Catalunha é uma das cidades mais visitadas da Europa. Por isso, Barcelona conta com quatro aeroportos internacionais e um aeroporto executivo a servir a cidade. Assim, se está a pensar visitar Barcelona, tem à sua disposição os seguintes aeroportos:
- Barcelona El Prat (16 km)
- Girona Costa Brava (a 95 km)
- Reus (Tarragona) (108 km)
- Lleida (170 km)
Cada um destes aeroportos oferece ligações por autocarro, comboio ou táxi para a cidade de Barcelona. Pode ainda contar com um movimentado porto e uma rede de comboio, de metro e de transportes públicos urbanos e interurbanos muito eficiente.
3 dias inesquecíveis em Barcelona
Como a maioria das cidades, percorrer Barcelona a pé é a melhor forma de entrar no espírito dos catalães e descobrir alguns dos segredos mais bem escondidos de uma Barcelona que não vai encontrar descrita em nenhum roteiro ou guia de viagens. Para este roteiro de três dias em Barcelona vamos dividir a cidade em três: a cidade antiga, Eixample e Montjuic. Se é a sua primeira vez na cidade, estes são os pontos que não pode mesmo perder.
Naturalmente, seja porque gosta de fazer as coisas com calma, apreciando cada nova descoberta com detalhe, porque se demorou a saborear umas tapas ou porque se perdeu à conversa com um dos locais, é possível que não tenha tempo para ver todas as sugestões que lhe deixamos de seguida, no entanto, listámos tudo aquilo que pode visitar para que possa fazer a gestão de acordo com o seu tempo e gosto.
La Ciutat Vella
Se é um amante de história, é por aqui que deve começar, até porque, é aqui que começam as origens de Barcelona. Até metade do século IX, a cidade esteve rodeada de muros que foram demolidos em 1854. A Ciutat Vella está dividida em grandes bairros: o Barri Gòtic, Sant Pere, Santa Caterina e la Ribera, La Rambla, El Raval e Barceloneta.
Las Ramblas é a mais conhecida e animada avenida de Barcelona e um dos maiores centros medievais da Europa. No famoso Barri Gòtic, o coração da cidade, encontra o palácio real, a imponente catedral e junto à La Ribera várias mansões do século XIV que merecem uma visita.
É aqui que estão alguns dos principais museus, nomeadamente o Museu Picasso ou o Museu de Arte Moderna, assim como o arrebatador Parc de la Ciutadella com 17,42 hectares de belíssimos jardins, fontes, um lago artificial, monumentos e o Zoo de Barcelona.
Não pode também deixar de ver algumas ruas e bairros como: Barloneta, Carrer Montcada, Las Ramblas, El Raval e o Merct de San Josep Pode chegar a esta zona de cidade pelas linhas 1, 3 e 4 do metro ou através dos autocarros disponíveis na Plaça de Catalunya.
O que ver na Ciutat Vella?
Museus e galerias
- Museu d’Art Moden
- Museu Frederic Marès
- Museu de Geologia
- Museu de Geologia
- Museu d’Història de la Ciutat
- Museu Marítim e Drassanes
- Museu Picasso
- Museu de Zoologia
- Museu de Cera
Igrejas
- Basílica de Santa Maria del Mar
- Catedral de Barcelona
Edifícios
- Casa de l’Ardiaca
- Casa de la Ciutat
- La Llotja
- Palau de la Generalitat
- Palau de la Música Catalana
- Palau Reial Mayor
- Palau Moja
- Palau Güell
- Palau de la Virreina
- Vila Olímpica
- Gran Teatre del Liceu
- Reial Acadèmia de Cièncias i Arts
Monumentos
- Arc del Triompf
- Homenatge a Picasso
- Monument a Colom
- Font de Canaletes
Parque e jardins
- Parc de la Ciutadella
- Parc Zoològic
Praças
- Plaça Reial
- Plaça de la Boqueria
Onde comer na Ciutat Vella?
Barcelona é considerada a capital da gastronomia espanhola e conta com alguns dos melhores restaurantes do mundo e várias estrelas Michellin, por isso, se há coisa que deve fazer nesta vibrante cidade é comer. Antes disso, passe na pastelaria Escribà!
- 1881 Per Sagardi
- 3 Nusos Restaurant & Lounge
- 4 Capellas Restaurant Terrassa
- 7 Portes
- Agua
- Agüelo013
- Attic
- Bar Lobo
- Barceloneta
- Bestial
Eixample
Para os apaixonados por arte e arquitetura, esta é uma zona a não perder já que Barcelona se gaba de ter mais edifícios de Arte Nova do que qualquer outra cidade no mundo. Este distrito liga a Ciutat Vella com as outras cidades e vilas como Gràcia, Sants, Sant Martí de Provençals, Sant Andreu, Sarrià, etc.
Esta zona de cidade resulta de uma das épocas mais importantes de Barcelona quando esta se impunha como uma importante zona económica.
Depois de os muros da Ciutat Vella terem sido derrubados a cidade começou a crescer com um estilo bem vincado e desenhado pelo engenheiro Ildefons Cerdà, que planeou uma cidade igualitária, sem assimetrias com bairros homogéneos e serviços públicos distribuídos uniformemente.
A cidade foi desenhada em blocos, porém, nos cruzamentos, as esquinas foram cortadas para permitir melhores vistas.
Tenha os olhos bem abertos e máquina fotográfica em punho quando passar pelas ruas emblemáticas, como Passeig de Gràcia e a Rambla de Catalunya, para admirar e registar o legado da melhor arquitectura catalã do final do século IX e início do século XX.
Vai encontrar trabalhos dos arquitetos mais importante da época, nomeadamente, Gaudí, Domènech e Montaner e Puig e Cadafalch, que construírem edifícios como a imponente Sagrada Família, La Pedrera, a Casa Lleó Morera, a Casa Batlló ou a Casa Amatller.
Pode chegar a esta zona de cidade pelas linhas 3 e 5 do metro.
O que ver em Eixample
Museus e galerias
- Fundació Antoni Täpies
- Museu de la Música
Igrejas
- Sagrada Família
Edificios
- Casa Milà, La Pedrera
- Cara Terrades, Casa de los Punxes
- Hospital de Santa Creu i de Sant Pau
- Ilha de la Discòrdia
Ruas e bairros
- Quadrat d’or
- Esquerra de l’Eixample
- Barrio de Sagrada Familia
- Estació del Nord and Glòries
Onde comer em Eixample?
Se está a pensar alimentar-se a snacks e fast-food, tire daí a ideia. Barcelona é considerada a meca gastronómica espanhola e conta com várias estrelas Michellin e alguns dos melhores restaurantes do mundo, por isso, não deixe de experimentar um destes restaurantes. Antes disso, passe pela Colmado Quilez, onde vai encontrar uma enorme oferta de presuntos, queijos e vinhos e aguardentes.
- “El Bar” Barcelona
- Alta Taberna Paco Meralgo
- Balmes 103
- Bar Velódromo
- Barcelonamilano
- Bembì, Modern Indian
- Bistreau by Ángel León
- Bitxarracu
- Boca Grande
- Caelis
Sants-Montjuic
Sants-Montjuïc é o maior bairro de Barcelona e uma zona muito popular, tanto de dia como de noite. Rico em galerias de arte e museus, é aqui que está a maior coleção de arte romântica da Europa, no Palau Nacional.
A sua vila histórica, Sants, fica acima da Gran Via, e embora Sants-Montjuïc tenha sido uma zona rural, esta parte da cidade cresceu rapidamente na primeira metade do século XX com o aparecimento de fábricas e lojas que levaram à sua anexação a Barcelona em 1897.
Mas se há algo que não pode perder é o mais imponente símbolo da cidade de Barcelona, a Montaña de Montjuïc, também conhecida como Monte Judío, com 185 metros e vistas para o mar, que oferece uma estonteante vista sobre a cidade, o porto e a costa através dos seus miradouros, como o Mirador del Alcalde e o Mirador del Migdia, assim como o teleférico que sobe para o castelo por cima do porto.
Em Sants-Montjuïc encontrará arte, cultura, lazer e desporto, feiras e congressos, jardins e trilhos na natureza. Pode chegar a esta zona de cidade pelos autocarros 13 e 61 ou pelo teleférico.
O que ver em Montjuïc
Museus e galerias
- Fundació Juan Miró
- Museu Nacional d’Art de Catalunya
- Museu Arqueològic
- CaixaForum
Praças
- Plaça d’Espanya
Parques e jardins
- Montaña de Montjuïc
Parques temáticos
- Poble Espanyol
Edifícios
- Castell de Montjuïc
- Estadi Olimpic de Montjuïc
- Pavelló Mies van der Rohe
Onde comer em Sants-Montjuïc?
- Bòria Barcelona
- Casa de Tapas Canõta
- Elche
- Forestier Miramar
- La Font de Prades
- Montjuïc El Xalet
- Rías de Galicia
- Spice Cafe
- Malamén-Bendita Bodega
- Espai Cru
Onde dormir
Numa cidade como Barcelona não falta oferta de alojamento, porém, sugerimos que faça as reservas o quanto antes para garantir os melhores quartos. Para este roteiro de 3 dias em Barcelona, sugerimos dez opções que forem eleitas pelos utilizadores do Booking com a nota máxima:
- Eurostars Grand Marina Hotel GL
- Catalonia Ramblas 4*
- Arago312 Apartments
- Hotel Palace GL
- Olivia Plaza Hotel
- Habitat Apartments Carders
- Aspasios Rambla Catalunya Suites
- Catalonia Plaza Catalunya
- My Address in Barcelona
- Sensation Sagrada Familia
Praias em Barcelona
Dissemos-lhe que Barcelona tem tudo e tem mesmo! Depois da comida, da arte e da história… as praias. São 5 km de areia fina, dourada e águas pouco profundas. A poucos minutos de qualquer ponto da cidade, têm todos os equipamentos e serviços necessários, acesso a deficientes e Wi-Fi.
Não se pode dizer que estejam ao nível das praias nas Caraíbas ou mesmo das melhores praias portuguesas, no entanto, se o tempo convidar a banhos, dê um mergulho numa destas praias:
- Playa de Sant Sebastià
- Playa de Sant Miquel
- Playa de la Barceloneta
- Playa de Somorrostro
- Playa de la Nova Icària
- Playa del Bogatell
- Playa Mar Bella
- Playa de la Nova Mar Bella
- Playa de Llevant
- Zona de baños del Fòrum
Mercados e lojas em Barcelona
Barcelona é local certo para fazer compras seja qual for o seu estilo e procure o que procurar, nesta cidade encontra. Se vai à procura das últimas tendências de moda e decoração, comece pelas ruas ao redor de Passeig de Gràcia. Na mesma zona vai também encontrar muitas lojas antigas e algumas das mais bonitas fachadas da cidade.
No Barri Gòtic, como seria de esperar, estão alguns dos melhores antiquários e as lojas de produtos tradicionais e artesanato catalão e espanhol. Tome nota das lojas e mercados que não pode perder em Barcelona:
- Mercado La Boqueria – Las Ramblas, 100
- Mercado Els Encants – Plaça de les Glòries
- La Caixa de Fang – C/ Freneria, 1
- Cereria Subirà – C/ Libreteria, 7
- L’Estanc – Via Laietana, 4
- La Manual Alpargatera – C/ d’Avinyó, 7
- L’Arca de l’Avia, Carrer dels Banys Nous, 20
- Colmado Quilez – Rambla de Catalunya, 63
- Escribà Pastisseries – Gran Via de les Corts Catalanes, 546
A visitar fora do centro
Para além das sugestões acima, há outros locais, fora do centro da cidade que não pode perder, nomeadamente:
- Museu de la Ciència
- Museu del Futbol Club de Barcelona
- Monestir des Pedralbes
- Palau Real des Pedralbes
- Torre de Collserola
- Parc de l’Espanya Industrial
- Parc Güell
- Parc de Joan Miró
- Tibidabo
Chegámos ao fim do nosso roteiro de 3 dias em Barcelona. Agora, resta-lhe escolher os pontos turísticos que são mais do seu agrado, comprar os bilhetes, fazer as malas e partir à descoberta desta incrível cidade europeia. Boas férias!