Share the post "Roteiro de 3 dias em Paris: a cidade luz que vai ficar a amar"
Paris tem uma mística própria. Em viagem, quando nos aproximamos da capital gaulesa algo se acende cá dentro. Por isso um roteiro de 3 dias em Paris é apenas um pequeno postal. Paris vive para sempre com quem a visita.
Toda a gente conhece, pelo menos por imagens, a monumentalidade de Paris, os monumentos icónicos, os quartiers famosos. E sim, também deles iremos dar conta aqui, mas há um ou outro segredo que vale a pena ser desvendado quando se vai até à cidade.
É uma cidade multicultural, multirracial, onde não obstante as adversidades, a tolerância continua ser um bem maior. Em Submissão, o polémico livro de Michel Houellebecq, a França chega a 2022 dominada pela crescente influência islâmica, de tal forma, que um candidato muçulmano se torna presidente. Contudo esta é uma visão que se tem ganho adeptos (pelo medo que impõe), não tem correspondência real.
Nem as constantes feridas no coração de Paris têm sido suficientes para que a liberdade, igualdade e fraternidade que sempre foram apanágio da cidade, se manifestem um pouco por todo o lado. Por isso, a Cidade Luz continua encantadora, romântica e poética.
Assim, venha daí conhecer a cidade do amor e onde encontrar um português e qualquer canto é tarefa… simples!
Roteiro de 3 dias em Paris: conheça a cidade luz
Palmilhar terreno
- Praça de Trocadero
- Jardins de Trocadero
- Torre Eiffel
- Champs de Mars
- Arco de Triunfo
- Avenida dos Campos Elísios
- Praça de Concordia
- Jardins des Tuileries
- Bairro Latino
Começamos o nosso roteiro de 3 dias em Paris na Praça de Trocadero, uma das mais famosas de Paris e onde pode deslumbrar-se com uma das famosas vistas para a Torre Eiffel, um dos lugares mais populares da cidade e um dos monumentos mais famosos do mundo.
Desça pelos jardins de Trocadero para chegar à entrada da Torre Eiffel e prepare-se para viver uma das melhores experiências em Paris. Saberá do que falamos quando chegar ao miradouro superior, mas aconselhamos-lhe a comprar as suas entradas com antecedência para evitar filas.
Quando sair da torre passeie pelo Champs de Mars e dirija-se ao Arco de Triunfo, um dos monumentos mais visitados de Paris, construído sob ordem de Napoleão Bonaparte. Suba à parte superior do monumento e contemple uma visita fantástica de Paris. De seguida, desça pela impressionante Avenida dos Campos Elísios, percorrendo a principal artéria comercial de Paris.
Rumo ao Quartier Latin
O nosso roteiro continua pela grande Avenida dos Campos Elíseos até à Praça de Concordia, a maior praça de Paris e também a mais representativa e histórica da cidade. Aqui próximos estão localizados alguns dos edifícios mais importantes da cidade, como o Petit Palais, o Grand Palaias e a bela ponte Alexandre II.
De seguida, aproveite para relaxar nos Jardins des Tuileries, onde vai encontrar muitos restaurantes agradáveis para provar a deliciosa gastronomia francesa, tais como o L’Ardoise e o Le Souffle.
Ao anoitecer visita o animado Quartier Latin (onde fica a Universidade da Sorbonne) e delicie-se com a quantidade quase absurda de restaurantes com praticamente todas as gastronomias conhecidas.
Antes, e para um toque mais cutural, não deixe de entrar na mítica livraria Shakespeare and Company. Para finalizar o primeiro dia deste roteiro de 3 dias em Paris, reserve um passeio de barco no Sena ou dê uma caminhada até à Torre Eiffel e deslumbre-se pela romântica imagem do monumento iluminado à noite.
Catedrais e cabarets
- Catedral de Notre Dame
- Museu do Louvre
- Bairro Montmartre
- Basílica do Sagrado Coração
- Moulin Rouge
O segundo dia do nosso roteiro de 3 dias em Paris começa com a visita a uma das mais antigas catedrais francesas de estilo gótico, a Catedral de Notre Dame, devastada por um incêndio que causou uma comoção enorme um pouco por todo o mundo.
Não é possível subir às torres, observar as gárgulas ou imaginar Quasimodo, o corcunda, a balançar-se entre os sinos. No entanto, esta é também uma amostra da resiliência de Paris e Notre Dame voltará ao seu esplendor.
Um roteiro de 3 dias em paris nunca estaria completo sem uma visita a um dos maiores museus do mundo, o Museu do Louvre. Assim, se tiver paciência para as filas enormes, ali vai encontrar algumas das obras de arte mais conhecidas do mundo, como a Vénus de Milo e a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
A boémia de Montmartre
E eis-nos chegados a uma das mais fascinantes zonas de Paris, Montmartre, o centro da boémia parisiense, casa de gente tão famosa como Toulouse-Lautrec, Claude Monet, Suzanne Valadon, Piet Mondrian ou Vincent Van Gogh.
À primeira vista, o local é dominado pela Basílica do Sagrado Coração (Sacré-Couer) e uma vista tremenda sobre Paris. Mas se der a volta ao templo, vai dar directo à praça dos artistas, onde toda a gente pinta retratos, canta, dança ou toca algum instrumento. Assim, perca-se nesta boémia e se conseguir entrada, não deixe de assistir ao espectáculo no único cabaret que ainda resiste mais ou menos nos moldes do século XIX, o Au Lapin Agile, inaugurado em 1860.
Entretanto, para jantar, desça pela avenida Rue des Abbesses e vai encontrar muitos restaurantes com uma oferta gastronómica interessante. E nada melhor do que finalizar este dia a ver um espetáculo no Moulin Rouge, o cabaret mais famoso do mundo.
História e cultura
- Torre Montparnasse
- Museu de Orsay
- Pantheón
- Jardin des Plantes
- Praça de Bastilha
Este último dia na Cidade do Amor começa na chegada de metro à Torre Montparnasse, um dos melhores miradouros de Paris e de onde vai conseguir ver claramente o Museu de Louvre, a Torre Eiffel, a Basílica do Sagrado Coração ou o Arco de Triunfo,.
Depois, ao descer a Torre Montparnasse, dirija-se ao precioso Museu de Orsay, uma das atrações que não pode deixar de fora no seu roteiro de 3 dias em Paris, e que foi, originalmente, de uma antiga estação de comboios.
Mal saia do museu aproveite para dar um último passeio pela margem do Rio Sena ou vá de metro até à estação de Saint-Michel Notre-Dame, e procure pelo Pantheón, uma icónica igreja em Paris de estilo neoclássico, onde verá as sepulturas de vultos como Voltaire ou Alexandre Dumas. Entretanto, volte a passar pelo animado Quartier Latin e escolha algo para comer.
Cultura no Centro Pompidou
O itinerário da tarde começa por um passeio no Jardin des Plantes para depois cruzar a ponte Austerlitz até chegar ao Port de l’Arsenal, um canal artificial, conhecido como a pequena Veneza de Paris. Assim, vai encontrar a popular Praça de Bastilha, símbolo da Revolução Francesa e visite também o Centro Pompidou, que surpreende pela sua fachada colorida com uma enorme escadaria tubular. No seu interior vai encontrar obras de autores conhecidos como Picasso, Matisse e Miró.
Haverá muito mais coisas para ver e fazer em Paris. Mas como vai perceber é uma cidade apaixonante onde se regressa. Mais tarde ou mais cedo.