Share the post "Cuidados com a roupa delicada: sedas, rendas, camurça e lã"
Lavar as lãs na máquina ou à mão? Como passar a seda a ferro? É correto pendurar peças mais frágeis numa cruzeta? A roupa delicada pede uma atenção especial nos cuidados para que dure mais tempo (e com ótimo aspeto). Mas, que cuidados são esses?
Para começar, uma ótima dica é respeitar as instruções que vêm na etiqueta de cada peça. Ao dar este passo, já está a caminho do sucesso e vai prolongar a vida útil das suas roupas.
Vamos descobrir mais? Espreite o nosso guia de cuidados para a roupa delicada, de A a Z.
Uma camisa ou uma écharpe de seda, uma camisola e um blazer com percentagem de lã, lingeries de renda e casacos de camurça: é provável que uma destas peças, ou todas, façam parte do seu armário. E quase podemos apostar que, algum dia, chegou a estragar uma das suas peças novas ou favoritas por cometer um erro básico com os seus cuidados de manutenção.
Roupa delicada: cuidados essenciais com cada tipo
Se quer saber como cuidar das suas roupas delicadas para que se mantenham com cara de nova por mais tempo, este artigo é para si. Espreite os cuidados essenciais com cada tipo de material delicado que guarda no armário.
Sedas
Cuidar da forma correta das suas roupas mais delicadas é fundamental e torna-se mesmo obrigatório no caso das sedas. Respeitar e seguir à risca as instruções contidas na etiqueta da roupa é o que deve fazer. A par disso, há cuidados simples que pode adotar para tratar a seda.
Quando o assunto é cuidar das roupas de seda, há um consenso: lavar menos vezes pode significar vida mais longa. Pendure as peças pelo avesso, numa cruzeta, para que possam refrescar e aguentar mais utilizações entre lavagens. A mesma dica serve para as peças de tecidos mais encorpados e que não devem ser lavadas com grande regularidade, como casacos e blazers.
As sedas não devem ser deixadas ao sol, sob risco de desbotarem ou amarelarem. Para guardá-las, escolha um local seco e longe da luz.
Em suma:
Eeduza o número de lavagens, escolha sempre usar detergente específico para seda e, na máquina, programe o ciclo para materiais delicados. Seque à sombra. Ao passar a ferro, faça-o numa temperatura baixa, pelo avesso e, de preferência, sobre um tecido macio.
Lãs
Não é novidade mas não custa lembrar: as peças de roupas delicadas com percentagem de lã pedem lavagem manual, com detergentes suaves e água fria/morna. A lã detesta altas temperaturas, nunca se esqueça.
As peças devem ser bastante enxaguadas após a lavagem. Além disso, deve evitar torcer a lã, retirando o excesso de água com uma toalha. Deixe a lã secar sempre à sombra.
A caxemira pede alguns cuidados especiais. Para que a peça de roupa não fique deformada após a lavagem (que deve ser sempre, de preferência, manual), escolha pendurá-la à sombra e na posição horizontal. Ou seja, deve estar pousada sobre uma superfície e não pendurada com molas.
As peças de roupa de lã ou em tricot têm tendência a ficarem amareladas com o passar do tempo. Para contornar este problema, pode adicionar 1 colher de chá de água oxigenada 30 volumes) à mistura de água e detergente, durante a lavagem manual.
Rendas
A roupa de renda deve ser, de preferência, lavada à mão com um sabão neutro, como o sabão em barra ou um sabão líquido para tecidos delicados. Deve-se lavar entre duas a três vezes, enxaguando nos intervalos com água corrente.
Se a peça em renda for especialmente delicada, experimente dissolver o sabão em água, em vez de aplicá-lo diretamente na peça. Deixe de molho de um dia para o outro e lave em água corrente fria, sem esfregar.
Camurça
A camurça, assim como as peles de uma forma geral, estão para o vinho: ficam sempre melhores à medida que o tempo passa. No entanto, para garantir que esta máxima é verdadeira, deve seguir à risca as instruções da etiqueta. A forma correta de limpar, secar e guardar camurça pode dar anos extra a uma peça.
Se as instruções da etiqueta pedem limpeza a seco, respeite e leve à lavandaria. No entanto, há dicas que pode seguir em casa para garantir que a peça mantém-se limpa e com bom aspeto.
Para remover nódoas, utilize uma escova seca com cerdas macias, friccionando delicadamente sobre a sujidade. Pode, ainda, usar um pano humedecido com um pouco de vinagre de vinho branco para ajudar a diluir a mancha.
Como passar a ferro a roupa delicada: 4 passos
Borrife antes de passar a ferro
Sabia que, geralmente, é mais fácil e aconselhado passar a ferro as roupas delicadas enquanto ainda estão húmidas? Por isso, a nossa dica é que borrife as peças antes de usar o ferro.
Proteja a roupa delicada do calor direto
Use um pano para colocar sobre a roupa delicada enquanto passa a ferro.
Opte sempre por temperaturas baixas/médias
Nunca use o calor excessivo do ferro de passar sobre roupas delicadas. O resultado nunca será positivo.
Pendure a roupa delicada após passar a ferro
Após passar a ferro, pendure a roupa delicada num cabide grosso. Isso vai evitar que fique marcada.
10 dicas gerais para os cuidados com a roupa delicada
No caso de dúvida, se tem uma peça de roupa delicada para lavar e guardar, assuma o passo a passo que deixamos a seguir, e evite problemas. São dicas simples e que funcionam sempre para materiais mais frágeis.
- Para conservar por mais tempo as suas peças de tecidos delicados, dê preferência à lavagem manual com um sabão neutro diluído ou líquido;
- Nunca use sabão em pó para lavar as suas peças de roupa delicadas;
- Ao lavar, não friccione a peça de roupa, mas prefira deixar de molho por um período médio de 20 minutos. Se for preciso, para retirar uma nódoa mais difícil, acaricie e não esfregue o tecido;
- Na altura de enxaguar e escorrer o excesso de água antes de colocar para secar, aperte delicadamente a peça de roupa delicada dentro de uma toalha, sem torcer;
- Tenha em atenção que, para peças muito delicadas, às vezes a lavagem à máquina, programada no ciclo adequado, é o mais indicado. Isso porque a torção à mão pode ser demasiado agressiva para a roupa;
- Para pendurar roupas delicadas, prefira cabides/cruzetas que não ameacem o bom estado da peça. Aqueles aveludados, cobertos a tecido ou em madeira com bordas arrendondadas são ideais;
- As peças de roupa delicadas que não são usadas durante todo o ano devem ser guardadas em local seco e escuro, longe da humidade. Pode envolvê-las em papel vegetal para proteger das agressões externas, por exemplo;
- Abra as portas dos armários regularmente para deixar o ar circular;
- Após usar uma peça de roupa que não deve ser lavada com grande regularidade, pendure num local ventilado por algumas horas;
- Para conservar roupas delicadas e evitar as lavagens recorrentes, há ainda outra dica que não falha: borrifar as peças com um desodorizante caseiro fácil de fazer. Basta misturar 100ml de água, 200ml de álcool e 200ml de vinagre, juntando umas gotinhas de algum óleo aromatizante ou refrescante. Use um borrifador e deixe que a roupa seque num local ventilado antes de guardar.
Ter a sua roupa delicada sempre limpa e bem preservada é possível, desde que siga as nossas dicas de manutenção. Experimente e comprove os resultados, que vão dar mais tempo de vida útil às suas peças favoritas.
Artigo originalmente publicado em Outubro de 2020. Atualizado em Agosto de 2023.