Não é novidade que está para breve a cobrança pelos sacos plásticos ultraleves nos supermercados. Assim, a utilização desses velhos conhecidos das alturas de levar para casa os seus vegetais frescos deve, desde já, ser repensada. Mas então, qual opção escolher entre os diversos sacos para frutas e legumes que temos disponíveis?
Sacos reutilizáveis, de poliéster ou algodão? Sacas plásticas e em papel, de utilização única? Há, ainda, a opção de levar consigo os seus sacos reutilizáveis ou, ainda, de fazê-los em casa através do aproveitamento de tecidos que tenha, como os de t-shirts e fronhas das almofadas.
Qual escolha fazer? Desde o seu bolso às questões ambientais, esta é uma questão que importa dedicar uns minutos para entender. Conheça as opções a ter em conta e tome uma decisão consciente.
Sacos para frutas e legumes, como escolher
Todas as dicas para escolher como transportar as suas compras, em 8 pontos essenciais
Sacas de plástico? Só se já as tiver em casa
Se tem sacas plásticas em casa, paradas, é boa ideia dar-lhes utilidade. Afinal, a sua utilização vai minimizar outros consumos que pode não necessitar de fazer agora. E importa dizer que no contexto da reutilização, não há mal algum reaproveitar. Isto porque, ao serem usados o máximo de vezes, e desde que descartados em local adequado, vão estar a cumprir o seu propósito. Por isso, se deles em casa, faça bom uso e evite comprar novos.
Reaproveite as reutilizáveis que tem em casa
Desde que passamos a ter de pagar pelas sacas de compras, já em 2015, passamos a ter o hábito de levar de casa algumas opções reutilizáveis – como as sacas de ráfia, de tecido ou de plástico mais resistente, que compramos no supermercado. Agora, passa a ser boa ideia levar mais um, pelo menos, para transportar os seus vegetais frescos. Também não perde nada se tiver sempre consigo uma dessas sacas a mais, na mala ou no carro, para as situações menos previsíveis.
Faça os seus próprios sacos reutilizáveis
Uma ideia bastante amiga do ambiente – e das suas finanças – é aproveitar tecidos que tenha em casa para fazer as suas próprias sacas para compras.
Há imensos vídeos com tutoriais que ensinam este passo a passo, e eles estão disponíveis em plataformas como o Youtube.
T-shirts velhas, fronhas que já não quer utilizar, restos de tecido… Há muitas opções que pode ter em conta na altura de criar as suas sacas de transporte. A nossa dica é que escolha tecidos leves para as frutas e legumes, e tecidos mais resistentes para as compras gerais.
Sacas de rede podem funcionar bem
Se ainda não tem, mas pondera comprar uma saca reutilizável para transportar as compras de frutas e legumes, esta é uma boa ideia. Feitas em algodão, elas são leves, e duram imenso tempo.
Mas valem o investimento? Qualquer que seja a sua escolha reutilizável, terá de lembrar de tê-la sempre consigo. São necessárias centenas de utilizações para compensar o seu impacto ambiental. As sacas de algodão, como as de rede por exemplo, precisam de ser utilizadas quase mil vezes para valerem a pena em todos os sentidos.
Sacos em poliéster para frutas e legumes: uma boa escolha
Para transportar frutas e legumes esta deverá ser, provavelmente, a melhor ideia – se escolher dos sacos que não têm a corda pintada, por serem mais amigos do planeta. São económicos e resistentes.
Esta opção terá de ser utilizada dez vezes para compensar o seu impacto no meio ambiente – algo perfeitamente possível para os consumidores.
Sacos plásticos ultraleves? Só se não tiver escolha
Imaginemos que teve de passar pelo supermercado, mas que não estava a contar e que, por isso, não leva consigo um saco reutilizável. Nesta situação, qual será a melhor escolha a fazer durante as compras?
Claro que é sempre preferível ter os seus reutilizáveis, mas em alturas menos esperadas poderá continuar a escolher os sacos de plástico ultraleve e os de bioplástico. Tenha apenas em atenção que não precisa de ter uma saca para cada item de compra. Não há mal algum em misturar os seus frescos até chegar à casa.
As sacas de papel são boas escolhas?
Depende. No dia a dia não são, especialmente se forem utilizadas uma única vez. Mas podem ser utilizadas nas situações em que não tem consigo uma reutilizável.
Ainda assim, ao escolher sacas de papel, tenha em consideração que são menos resistentes e práticas. Considere o peso que terão de suportar.
E qual a pior escolha?
A escolha menos acertada será o saco de papel com janela de plástico, que habitualmente vemos à disposição para transportar pastelaria.
Sim, eles juntam dois materiais recicláveis, mas só seriam reaproveitados para este destino se o utilizador os separasse, por tipo de material, e descartasse corretamente nos ecopontos (azul para papel e amarelo para plástico). Para serem amigos do ambiente teriam de ser usados 16 vezes.