Estar em casa dos nossos pais é bom. Temos quem cuide de nós e faça a maior parte das tarefas domésticas, e não temos de nos preocupar com pagar a renda. No entanto, calha a todos chegar a altura em que temos de sair de casa dos pais. Afinal, ao fim de alguns anos, eles também já devem estar fartos de nos aturar.
5 dicas para se orientar sem os pais em casa
1. Prepare-se muito bem
As coisas são diferentes quando temos de ser nós a comprar o nosso próprio papel higiénico. Todas as pequenas despesas que nunca considerámos por não sermos nós a cuidar delas começam a aparecer, e apercebo-nos que a renda, a luz e a água não são as únicas despesas de quem vive sozinho.
Por outro lado, não ter ajuda com as tarefas domésticas implica também mais trabalho e menos tempo livre.
2. Não tenha pressa
Antes de decidir sair de casa dos pais de um dia para o outro, o melhor a fazer é começar a aprender a ser independente sem grande pressa para depois não apanhar um choque. Com alguns pequenos passos, como pagar renda por viver em casa dos seus pais e começar a fazer as compras para a casa, habitua-se mais facilmente à sua nova vida.
3. Peça ajuda
Sair de casa dos pais não é pêra doce. Ao inicio vai ser um choque olhar para as despesas associadas a viver sem o apoio financeiro que tinha antes, e como tal pode ser uma excelente ideia pedir para esta ajuda continuar, mesmo que reduzida, para que possa continuar a fazer algumas poupanças sem abdicar de papel higiénico de qualidade.
4. Faça um orçamento mensal
Pagar a renda, a conta da água, da luz, do telemóvel, ir comprar comida, e manter comida no frigorifico são despesas essenciais que nunca podem ser esquecidas. É fácil deixar o dinheiro acabar antes de chegar o final do mês, e para evitar o embaraço de tal acontecer o melhor a fazer é criar um orçamento mensal, onde todas estas despesas devem estar presentes, bem como todos os rendimentos.
Certifique-se que o orçamento conta com todas as pequenas despesas que normalmente não costumava ter. Pode até fazer este orçamento antes de dar o grande passo.
5. Aprenda a cozinhar
Por fim, é importante saber cozinhar para não ter de depender de comida pouco saudável e de restaurantes quando sair de casa dos pais. Comece por aprender algumas receitas básicas que não precisem de muitos ingredientes, e vá aumentando o seu portfólio de receitas com o passar do tempo. Pedir as suas favoritas emprestadas aos seus pais também pode ser uma excelente ideia – não há nada como uma boa receita de família.
Veja também: