Share the post "Salão Automóvel de Braga: McLaren Senna foi o centro das atenções"
O Salão Automóvel de Braga celebrou a quinta edição do evento na cidade minhota, com 3 dias repletos de emoção. O Ekonomista esteve presente neste salão automóvel que decorreu no Altice Fórum, anteriormente designado por Parque de Exposições de Braga.
A adesão ao evento foi significativa, mesmo com o mau tempo que se fez sentir durante o salão. Foi um evento repleto de carros e atividades relacionadas com os motores, como, por exemplo, a concentração e passeio de automóveis clássicos.
Organização do salão: o que se encontrava?
A principal atração do evento foram os carros, o que era de esperar tendo em conta a natureza do evento. No entanto, para além da exposição de automóveis, o evento contou com a presença de marcas e empresas com equipamentos, serviços e peças auto.
O evento dividiu-se por várias zonas, mais concretamente:
- piso 0
- piso 1
- zona exterior
Em cada uma das zonas encontravam-se atrações de diversos tipos e distintas entre si.
Piso 0
No piso inferior do Altice Fórum Braga encontravam-se presentes os stands das marcas de automóveis. Estiveram presentes várias marcas, tais como: Dacia, Renault, Mercedes-Benz, Jaguar, Lexus e Audi. Para nossa surpresa, apenas uma das grandes fabricantes alemãs do segmento médio/alto é que não marcou presença. Consegue adivinhar qual? Sim, a BMW. E, por consequência, também a Mini.
Na parte de exposição de viaturas, destacamos a presença de alguns modelos, como o Mercedes AMG GTC, a nova carrinha Mercedes CLA, o Honda Civic Type-R, o Lexus LC 500h e o DS7 Crossback.
No evento também se verificou uma preocupação praticamente transversal a todas as marcas: a presença de carros híbridos e elétricos.
Os visitantes que se deslocaram ao evento tiveram a possibilidade de ver os seguintes carros com componente elétrica: Nissan Leaf, Renault Zoe, Audi E-Tron, Kia Niro, Range Rover, Hyundai Kauai, Jaguar I-Pace e outros.
Uma boa forma captar a atenção dos visitantes, uma vez que é um mercado recente em Portugal. No entanto, também há uma tentativa de consciencialização para uma mobilidade “verde” e ecológica.
Neste piso era onde se encontrava o centro de todas as atenções: o McLaren Senna. Para além do Senna, também se poderia apreciar o Ferrari 488 e o Porsche GT2 RS. Aqui também estavam expostos carros de competição de diversas marcas (BMW, Ford, Audi, Honda, entre outras), desde os mais antigos aos mais recentes.
Piso 1
O grande foco de atenção do piso superior era a exposição de carros clássicos. Nesta estavam presentes a Bicavalaria do Minho, Clube Mini de Braga e ainda o Clube Automóvel Antigo e Clássico de Braga. Eram vários os modelos em exposição. Havia carros para todos os gostos e feitios. Aqui destacamos a presença do Opel GT, Austin Mini, Citroën 2 CV e ainda o Citroën 11 BL, conhecido como “Arrastadeira”.
Para finalizar a apresentação deste piso, nele era ainda possível encontrar as marcas e empresas que comercializam equipamentos, serviços e peças automóveis (exemplo: pneus, embraiagens, e outros), e, ainda, as pistas de Slot Car do Clube de Slot Car de Braga.
Exterior
Para terminar a apresentação da organização do salão, só resta o espaço exterior. Neste encontravam-se algumas das marcas presentes no piso 0, mas com os seus veículos semi-novos para venda. Para além da exposição de automóveis semi-novos, havia ainda a presença de uma pista de Karting.
McLaren Senna
O McLaren Senna foi lançado para homenagear o brasileiro Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1, que morreu num trágico acidente no dia 1 de Maio de 1994 durante o Grande Prémio de San Marino, na curva 4 (Tamburello). O dia em que muitos dizem ter “morrido a Fórmula 1”.
O McLaren Senna está equipado com um motor V8 de 4.0L bi-turbo, que gera 800 cv de potência. Ele atinge os 100 km/h em, apenas, 2.8 segundos, e os 200 km/h em 6.8 segundos. Devido a este desempenho, o Senna é o carro mais rápido da história da fabricante inglesa.
Em todo o mundo só foram produzidas 500 unidades deste modelo, que foram vendidas rapidamente a um preço a rondar os 850.000€. O único Senna registado em Portugal esteve presente no evento em Braga.
Há pelo menos mais um português, que todos conhecemos, e que se rendeu aos encantos desta beleza rara. Falamos de Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo foi um dos felizardos a ser escolhido pela McLaren para comprar um destes modelos em primeira mão.
Foi também produzida uma versão GTR do McLaren Senna. Esta versão, apresentada no salão de Genebra em 2018, é destinada ao uso em pista. Foram apenas produzidos 75 exemplares deste modelo, que foram imediatamente vendidos na sua apresentação a um preço a rondar os 1,2 milhões de euros.
Para ter noção do impacto que este carro tem na cultura automobilística, em 2019 a Lego criou uma miniatura do super desportivo e adicionou-o à sua edição Speed Champions. Como se não fosse suficiente, a Lego construiu, também em 2019, uma réplica do carro em tamanho real, onde foram precisas quase 500 mil peças e 5 mil horas para a sua construção.