O Salão Automóvel de Genebra foi palco para muitos construtores de automóveis apresentarem as suas novidades e projetos. Os modelos elétricos foram uma das faces importantes do evento e, prova disso, são alguns destes exemplos que aqui trazemos. Existe muita tecnologia para reduzir as emissões de gases poluentes e as marcas querem mostrar que o futuro não significa necessariamente menos gosto e prazer pelo automóvel. Prova disso são os hiperdesportivos presentes nesta lista de novidades do mundo automóvel.
12 carros importantes no Salão de Genebra
Peugeot 208
O novo Peugeot 208 é um modelo importantíssimo para a marca francesa e esta não poderia deixar de o mostrar no Salão de Genebra. O modelo francês usa uma nova plataforma CMP, que possibilitará uma versão híbrida e-208. O pequeno leão passa a disponibilizar uma nova caixa de 8 velocidades, motores de três cilindros PureTech a gasolina e um Diesel 1.5, de 100 cavalos. Estilo é coisa que não falta ao novo representante da Peugeot, com imagem dinâmica, interior moderno e novas soluções na área da segurança.
Renault Clio
Fonte: Renault/ Divulgação
Com o 208 no stand da Peugeot, a Renault responde com o seu best-seller: Clio. O novo Renault Clio, acerca do qual também damos mais detalhes aqui, não revoluciona exteriormente, mantendo-se semelhante à geração anterior. A Renault preferiu revolucionar no habitáculo, agora todo redesenhado e com elementos digitais de maior superfície, materiais de melhor qualidade e novas tecnologias a bordo. O novo Renault Clio prevê também uma versão híbrida, graças à nova plataforma CMF-B.
Ferrari F8 Tributo
O espetacular Ferrari F8 Tributo presta homenagem à última linhagem dos motores de 8 cilindros na Ferrari. O V8 3.9 apresenta 710 cavalos na versão Pista e permite ao hiperdesportivo alcançar os 100 km/h em 2,9 segundos e 340 km/h de velocidade máxima. O F8 Tributo destaca-se também (como qualquer Ferrari) pela espetacular estética desportiva e habitáculo inspirado na competição.
Pininfarina Battista
Os traços italianos são inconfundíveis no que toca a design automóvel e o Battista é outro claro exemplo. Além das linhas aerodinâmicas e superdesportivas, o Pininfarina Battista destaca-se pela motorização exclusivamente elétrica, com motores em cada roda, e em “tempos-canhão”: menos de 2 segundos dos 0 aos 100 km/h, 350 km/h de velocidade máxima e 11,8 segundos para atingir… 300 km/h! O Pininfarina Battista tem potência equivalente a 1.926 cavalos e um binário de 2.300 Nm!
Koenigsegg Jesko
Fonte: Koenigsegg/Divulgação
Menos potente que o Pininfarina e com motor a gasolina, o exclusivo Koenigsegg Jesko também foi apresentado no Salão de Genebra. O modelo que presta homenagem ao fundador da marca, Jesko Von Koenigsegg, tem um V8 biturbo 5.0 com 1.360 cavalos e que chega aos 1.600 cavalos com combustível E85 (15% gasolina e 85% etanol). O chassis é em fibra de carbono e a carroçaria exerce um efeito de downforce superior a 1000 kg. Velocidade máxima: 482 km/h.
Audi Q4
Fonte: Audi/Divulgação
A Audi continua o caminho na eletrificação. Levou a Genebra o protótipo Q4 e-tron, que estará pronto a ser comercializado em 2021. Colocado na gama abaixo do Audi e-tron, usa a plataforma MEB que partilhará com o novo elétrico da Volkswagen, o I.D. Neo. O Audi Q4 e-tron terá tração traseira e poderá ter tração integral. Ainda não há informação quanto às baterias.
Mercedes-Benz CLA
O novo Mercedes-Benz CLA foi outra das estrelas a brilhar no Salão de Genebra. Com partilha de elementos com o mais recente Classe A, o novo CLA destaca-se pela silhueta coupé, de aspeto mais dinâmico. A marca apresentou também a Shooting Brake, um conceito mais familiar, mas igualmente desportivo. A CLA SB chega a Portugal a partir de setembro, com motorizações Diesel e gasolina, tração dianteira ou às quatro rodas e caixas manual e de dupla embraiagem.
Polestar 2
Fonte: Polestar/Divulgação
Depois de ter anunciado o fim de produção de motores Diesel, a Volvo tem na Polestar a marca que concentra os esforços em automóveis elétricos. O Polestar 2 é 100% elétrico, com bateria de 78 kW e anuncia autonomia de 500 quilómetros. A potência dos dois motores elétricos do Polestar 2 é de 408 cavalos, com um binário de 660 Nm.
Bugatti La Voiture Noir
Fonte: Bugatti/Divulgação
Uma das maiores sensações do salão de Genebra, o Bugatti La Voiture Noire, foi apresentado como o automóvel mais caro de sempre. Com o motor W16 8.0, já conhecido do Bugatti Chiron, por exemplo, esta exclusiva peça de arte automóvel debita 1.500 cavalos de potência e 1.600 Nm de binário. Só há uma unidade e já está vendida. Preço: 11 milhões de euros (mais impostos).
Honda E Prototype
Fonte: Honda /Divulgação
O novo carro elétrico da Honda promete dar que falar. Foi apresentado no Salão de Genebra como protótipo mas muito próximo de uma versão de produção. O Honda E Prototype tem cinco portas, interior com tablier recheado de elementos tecnológicos e tração traseira. Sem grandes detalhes divulgados, a marca anuncia uma autonomia superior a 200 quilómetros. O início de produção está agendado já para o final deste ano.
Peugeot 508 Sport Engineered
Fonte: Peugeot/Divulgação
Apresentado como protótipo, o 508 Sport Engineered surge como evolução do Peugeot 508 Hybrid mas com vocação mais desportiva. A carroçaria é mais agressiva, com elementos específicos como as entradas de ar e extrator de ar traseiro, a suspensão foi rebaixada e as vias alargadas. O habitáculo conta com superfícies em alcantara e carbono. O Sport Engineered tem motor a gasolina 1.6 PureTech, com 200 cavalos, e dois motores elétricos colocados nos eixos. O da frente origina potência semelhante a 110 cavalos e o de trás chega aos 200 cavalos. A autonomia elétrica anunciada é de 50 quilómetros.
Mark Zero
Fonte:Piëch/Divulgação
Chama-se Piëch Mark Zero e foi ao salão de Genebra estrear a marca da família Piëch, nome conhecido do topo da hierarquia do Grupo Volkswagen (segundo se diz, Ferdinand Piëch é o cliente que ficou com a única unidade do Bugatti La Voiture Noire…).
O belo e futurista Mark Zero tem a particularidade de assentar numa plataforma modular apesar de ser um carro 100% elétrico. No entanto, dada a plataforma, pode adotar motorizações de combustão interna e de hidrogénio. O Mark Zero é um dois lugares, com três motores elétricos que, no conjunto, debitam o equivalente a 612 cavalos. Anuncia 3,2 segundos dos 0 aos 100 km/h, 250 km/h de velocidade máxima de uma autonomia de 500 quilómetros.
Veja também: