Share the post "Salto del Nervión: a maior queda de água da Península Ibérica"
Localizado entre as províncias de Araba, Burgos e Bizkaia, o Salto del Nervión é a maior cascata da Península Ibérica, inserido no meio da Natureza. Com cerca de 270 metros de altitude, este fenómeno natural embate nas rochas da montanha, criando um cenário único e que a grande maioria desconhece.
Localizado na fronteira com o Monumento Natural do Monte Santiago, de Castela e Leão, oferece um grande número de quilómetros de rotas e percursos.
A vida selvagem e as vistas panorâmicas, que podem ser desfrutadas a partir de diferentes pontos, fazem deste local um local de visita obrigatório.
Se é aventureiro, amante da natureza, ou se simplesmente ficou com curiosidade em conhecer melhor este lugar sem igual, contamos-lhe tudo.
O que torna o Salto del Nervión único?
Além de ser a maior cascata da Península Ibérica, o Salto del Nervión é também a segunda mais alta da Europa. Este incrível cenário do País Basco, oferece-nos paisagens de cortar a respiração e hoje é possível desfrutá-las in loco.
Esta cascata tem origem na junção dos arroios de Iturrigutxi, Ajiturri e Urita, e por atravessar um terreno cársico, caracterizado pela dissolução química das rochas, nem sempre transporta água.
No entanto, montanhistas e amantes da natureza e de pássaros, que procuram observar os seus voos entre as paredes dos desfiladeiros, consideram que qualquer altura é ideal para visitar a região.
Após fortes tempestades ou chuvas frequentes, as probabilidades de encontrar o desfiladeiro com água são maiores. Durante a maior parte do tempo, a água corre pelo interior deste enorme maciço rochoso, atingindo apenas a superfície quando transborda.
Há dois principais lugares para admirar a cascata. Pode observá-la a partir do miradouro del Nervión, no topo da montanha, ou pode percorrer um curto caminho até ao local onde a água cai e admirar a cascata daí. Qualquer um dos pontos o vão deixar fascinado.
Como chegar até ao ponto mais baixo
Um percurso de 7 quilómetros, de ida e volta, a partir de Delika, permite chegar até à cascata. Encontrar o trilho que liga Delika à cascata é bastante fácil e a maioria das pessoas deixa o seu carro no parque de estacionamento do Restaurante El Inferno.
O verdadeiro desafio começa, no entanto, logo no início da caminhada, pois as condições meteorológicas podem afetar a experiência neste percurso.
Se no Inverno, ou em dias de muita chuva, a dificuldade é acrescida, no resto do ano a água infiltra-se através das cavidades rochosas, deixando o leito do rio sinuoso a descoberto. É necessário alternar entre as margens, ao longo do caminho.
Ao chegar ao fim do desfiladeiro, são visíveis grandes saliências rochosas junto da base da queda de água. Apesar do percurso não desafiar grandes aventureiros, para chegar à parte onde a queda de água embate na base terá de escalar algumas rochas.
Como chegar até ao ponto mais alto
O ponto mais alto da cascata é acessível através do desfiladeiro de Orduña, a partir da estrada A2625 de Orduña para Miranda de Ebro.
A partir de Berberana dirija-se para norte, em direção a Orduña, pela estrada BU-556 até encontrar um parque de estacionamento ou sinal indicativo da cascata. Uma estrada em terra batida vai levá-lo até um segundo parque, no final da estrada, onde a maioria dos visitantes deixa o carro.
O parque de estacionamento mais próximo do Salto del Nervión é o ponto de partida para o percurso até ao miradouro. A partir daqui é necessária uma caminhada de cerca de 2 quilómetros.
O miradouro de Nervión está localizado na borda do penhasco, com uma paisagem de cortar a respiração, a 300 metros do fim do desfiladeiro Delika. Do miradouro irá observar a imponente queda da água da cascata, que desaparece na escuridão do desfiladeiro.
Salto del Nervíon e redondezas
Por atrair cada vez mais visitantes ao País Basco, o meio ambiente onde se situa a cascata de Nervión oferece-nos mais algumas atrações para visitar e desfrutar. Recomendamos, por isso, que aproveite a região.
Se optar por pernoitar, as pequenas casas de madeira de Satia Berri convidam-no a relaxar depois de explorar a cascata. Este alojamento, no coração da natureza, oferece paz e sossego, tornando a sua experiência e visita à região ainda mais especial.
Se ficou curioso, porque não partir à aventura e planear uma viagem até esta obra da natureza?
Ponha a mochila às costas, fuja do caos da cidade e respire ar puro entre trilhos, montanhas rochosas e cascatas de água.