Share the post "Salvador da Bahia tem de ser o seu próximo destino de férias"
Salvador da Bahia é conhecida como a capital da felicidade e, só isto, já seria motivo suficiente para marcar as próximas férias na capital do estado da Bahia. Foi a primeira cidade colonial do Brasil, que os portugueses povoaram com escravos vindos de África e que, até hoje, mantém as raízes africanas bem presentes, sendo o centro da cultura afro-brasileira.
Escolhida para ser uma cidade-fortaleza, Salvador da Bahia foi estruturada em dois níveis que se mantêm até hoje: a cidade alta, política e institucional, e a cidade baixa, comercial e portuária. Cheia de altos e baixos, pode ser desafiante conhecer a cidade a pé mas, sem dúvida, será a melhor forma para tomar o espírito baiano.
Salvador da Bahia: férias de sonho no brasil
Nas palavras de um brasileiro, Salvador da Bahia é muito rústico, muito típico mas, ao mesmo, é muito diferente do resto do Brasil. Saiba porque esta cidade é tão apaixonante e merece uma visita nas suas próximas férias.
A cidade brasileira mais africana
Salvador da Bahia é a cidade com o maior número de descendentes africanos do mundo, originários de Benim, Gana, Nigéria e Togo. Isso é evidente não apenas na cor da pele (a maioria dos baianos são pardos – muitas ascendências étnicas – ou negros), como na religião (o candomblé – uma religião derivada do animismo africano que adora os orixás), na alegria do povo e no ambiente despreocupado e festivo que se vive nas ruas, com rodas de capoeira e muita música.
Aqui, como em tantos países africanos, o tempo corre mais devagar. Não estranhe se demorar a ser atendido, se o pedido teimar em não chegar à mesa ou a conta atrasar. Numa situação normal, isto podia ser encarado com um sinal negativo mas, na nossa perspetiva, é precisamente o oposto. Está de férias, para quê correr? Desfrute da calma dos baianos, relaxe e desligue da loucura dos dias.
Dezenas de quilómetros de praias
Entre a cidade alta e a cidade baixa, são 80 quilómetros de praias, sendo as primeiras banhadas pelo Atlântico e as segundas pela Baía de Todos os Santos. Locais e turistas são atraídos pelas águas temperadas, cristalinas e calmas de Salvador da Bahia, que convidam à prática da pesca submarina, do mergulho, da natação ou da vela.
Já junto às enseadas, as ondas são mais fortes, ideais para a prática de surf, e nas praias cercadas pelos recifes, há piscinas naturais, perfeitas para os mais pequenos.
Em muitas praias, há restaurantes onde pode desfrutar do melhor do mar: o marisco. E pelos areais, nos tabuleiros das baianas, há bolinhos de acarajé e várias iguarias imperdíveis, e muitos outros vendedores ambulantes de chapéus, biquínis, bijuteria e tudo mais que existir para vender. Perfeito para provar produtos locais, comprar lembranças ou, até, renovar o roupeiro.
Comida, comida e mais comida!
Por falar em provar, na Bahia, o que não faltam são motivos para alegrar as suas papilas gustativas. Inspirada na cozinha africana, a sua gastronomia é rica em frutos do mar, azeite de dendê, leite de coco, amendoim, castanhas, pimentas e muito amor baiano. Não dá para resistir, por isso, nem tente!, quando regressar, faz dieta.
Já referimos os acarajé – um bolinho feito de massa de feijão-frade, cebola e sal, frito em azeite de dendê, servido com pimenta, camarão seco, caruru (cozido de quiabos) e vatapá (impossível explicar entre parênteses) – cuja descrição já dá vontade de trincar.
Também não pode deixar de provar bobó de camarão, moqueca baiana, caldo de sururu, beiju, caranguejo e lambreta, camarões e frango frito no espeto. Nos doces, cocadas e pé-de-moleque.
Centro histórico de Salvador
O bairro do Pelourinho é o símbolo mais conhecido da zona histórica de Salvador da Bahia. Os seus edifícios, com a traça da arquitetura colonial portuguesa, valeram à cidade o título de Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, atribuído em 1985.
Palco de algumas das mais bonitas fotografias de Salvador, noutras eras, foi local das maiores atrocidades contra homens e mulheres presos à condição de escravo. Hoje em dia, é uma zona cheia de charme e vida, com muitas lojas típicas, restaurantes, centros culturais e escolas de arte. Imperdível pela sua história, tipicidade e beleza.
Festas e arraiais
Numa terra tão alegre como Salvador da Bahia, não faltam festas durante todo ano. A procissão da Lavagem do Bonfim (cerca de 800 mil pessoas em homenagem a Oxalá), a festa à Rainha do Mar – Iemanjá (centenas de pessoas deixam oferendas no mar) e o Carnaval (7 dias de festa com centenas de foliões e trios elétricos nas ruas) são obrigatórias.
salvador da bahia: lição de história
Já decidiu? Salvador da Bahia é o seu próximo destino? Aproveite e quando chegar à terra de Jorge Amado, não deixe de visitar alguns marcos verdadeiramente históricos.
Igrejas e Conventos
- Igreja e Convento de São Francisco
- Igreja do Senhor do Bonfim
Monumentos e museus
- Fundação Casa de Jorge Amado
- Museus de Arte Moderna da Bahia, Afro-Brasileiro e Tempostal
- Monumento da Cruz Caída
- Palacete das Artes
Natureza
- Praias de Itapuã, Ipitanga e Stella Maris
- Parque da Cidade Joventino Silva
- Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté
Pontos turísticos
- Mercado Moledo
- Elevador Lacerda
- Morro do Cristo
- Farol de Itapuã
- Farol da Barra
- Fortes do Mar, de Santa Maria, de São Diogo e de Nossa Senhora de Monte Serrat
- Ponta do Humaitá
- Balé Folclórico da Bahia
Não faltam motivos para conhecer Salvador da Bahia. Nas próximas férias, vale a pena atravessar o oceano para provar um acarajé e beber da alegria do povo baiano.