Teresa Campos
Teresa Campos
19 Abr, 2024 - 07:20

Sangrar do nariz: o que fazer em caso de hemorragia nasal

Teresa Campos

Sangrar do nariz pode ser algo inofensivo, mas que obriga a alguns cuidados. Saiba o que deve fazer em caso de hemorragia nasal.

mulher a apertar o nariz
O artigo continua após o anúncio

Sangrar do nariz é algo muito comum em algumas pessoas e muito raro noutras.

A hemorragia nasal pode manifestar-se por meio de um pequeno fio ou de um grande fluxo de sangue.

Geralmente, esta é uma situação beningna, que não comporta problemas de maior.

Em todo o caso, é essencial saber como proceder, sempre que sangrar do nariz, assim como perceber quando faz sentido consultar um médico.

Sangrar do nariz: causas e tratamentos principais

Há dois tipos principais de hemorragia nasal.

1

Hemorragia nasal anterior

Esta é a tipologia mais frequente e tem origem na parte frontal do nariz, ou seja, nos pequenos vasos sanguíneos localizados na cartilagem (septo nasal) que separa as duas narinas. O septo nasal é uma zona muito irrigada e, por isso, é normal que os sangramentos decorrentes desta região sejam abundantes, ainda que, normalmente, não comportem muitos riscos.

2

Hemorragia nasal posterior

Já esta hemorragia tem origem em vasos sanguíneos maiores, situados na parte posterior do nariz. Apesar de mais incomum, este tipo de sangramento é mais perigoso e difícil de tratar.

Geralmente, esta hemorragia afeta pessoas com aterosclerose (doença que prejudica o fluxo de sangue nas artérias); com distúrbios de sangramento; que tomam medicamentos que interferem na coagulação; e/ou que foram submetidas a cirurgia nasal ou dos seios perinasais.

O artigo continua após o anúncio
criança a sangrar do nariz

Causas possíveis para sangrar do nariz

Na origem da hemorragia nasal, está sempre uma irritação do revestimento interno humedecido do nariz ou o rompimento de alguns vasos sanguíneos.

As causas podem ser muito diversas, desde a toma regular de anticoagulantes, aos distúrbios de coagulação e ao endurecimento das artérias, associado à aterosclerose. Apesar de não constituir uma causa para a hemorragia nasal, a hipertensão pode favorecer a sua duração. Eis algumas das causas mais e menos frequentes.

Causas comuns

  • Trauma, que pode dever-se a um embate no nariz ou ao simples ato de assoar.
  • Ressecamento do revestimento interno do nariz, o qual é mais frequente nos meses frios.

Causas menos comuns

  • Infeções nasais
  • Corpos estranhos
  • Síndrome de Rendu-Osler-Weber
  • Tumores do nariz ou dos seios perinasais
  • Distúrbios hemorrágicos (coagulopatias)
  • Distúrbios do organismo/sistémicos

Diagnóstico

Como dissemos, habitualmente, sangrar do nariz não é motivo para preocupação, já que se trata de uma situação benigna e passageira. Porém, há casos em que sangrar do nariz pode ser sintoma de um problema mais grave, sendo necessário, nessas situações, consultar um médico.

Assim, deve ser sujeito a avaliação clínica, se não conseguir estancar a hemorragia ou se sangrar do nariz e:

  • perder muito sangue, começando a ter sensação de fraqueza, desmaio ou tontura ao levantar;
  • tomar fármacos que interfiram na coagulação, como aspirina, clopidogrel, varfarina, rivaroxibana e apixabana;
  • tiver distúrbios de sangramento, como a hemofilia;
  • esse for um episódio demasiado recorrente, sem ter causa conhecida.

Caso visite um médico, ele irá analisar o seu historial clínico; avaliar os sintomas manifestados; e fazer um exame físico, em que avalia a frequência cardíaca e a pressão arterial. Isso pode ajudar, principalmente, a perceber o porquê de sangrar do nariz.

Para fazer uma anamnese detalhada e completa, o médico deve ter em consideração:

  • desencadeadores evidentes, isto é, se a pessoa espirrou; se se assoou; se sofreu algum traumatismo; ou se teve alguma infeção das vias aéreas superiores;
  • a duração e número de episódios de hemorragia nasal;
  • se há distúrbios de sangramento ou problemas de coagulação sanguínea na família;
  • se a pessoa toma medicação que interfira com a coagulação sanguínea;
  • se o indivíduo sofre de cancro ou de doenças graves do fígado, como cirrose ou hepatite.

Depois, o médico tentará localizar a origem da hemorragia e avaliará a pele da pessoa, de modo a conferir se há sintomas de distúrbios de sangramento, como petéquias, hematomas ou vasos sanguíneos dilatados.

Em alguns casos, pode ainda ser necessário fazer algumas análises ao sangue e/ou uma tomografia computadorizada (TAC), se houver suspeita de corpo estranho, tumor ou sinusite.

O artigo continua após o anúncio

Tratamento

Numa primeira abordagem, sangrar do nariz associa-se a uma hemorragia nasal anterior. Só se houver uma grande perda de sangue, é que são administrados líquidos intravenosos e transfusões de sangue.

O médico costuma, ainda, colocar nas narinas do doente algodão embebido em lidocaína (fármaco anestésico) e fenilefrina (um fármaco que “fecha” os vasos sanguíneos do nariz) ou um tampão esponjoso especial (tampão nasal).

Nas hemorragias nasais mais severas, o médico pode decidir cauterizar o local que sangra com uma substância química (nitrato de prata) ou por meio de eletrocauterização (corrente elétrica).

Hemorragia nasal posterior

Caso se venha a concluir que a razão para sangrar do nariz tem origem nos vasos sanguíneos da parte posterior do nariz, então a intervenção é mais difícil e complexa.  Neste caso, apertar o nariz pode ter o efeito contrário, já que pode fazer com que o sangue escorra para a garganta.

Nesta situação, o médico tem de colocar um balão de formato especial no nariz do doente e enchê-lo para comprimir o local da hemorragia. Este tipo de procedimento implica, normalmente, internamento, sedação, oxigénio e antibióticos.

Se esta intervenção não surtir efeito, então pode ser necessário recorrer a uma cirurgia, para fechar o vaso sanguíneo que rompeu. Para isso, é usado um endoscópio de fibra ótica. Outra técnica consiste na introdução de um pequeno cateter no nariz, o qual vai injetar um produto para bloquear o vaso sanguíneo que está a fazer sangrar do nariz.

Kit primeiros socorros: tudo o que não pode faltar
Veja também Kit primeiros socorros: tudo o que não pode faltar

Sangrar do nariz: o que fazer?

Na maior parte das situações, para controlar a hemorragia nasal, devem apertar-se simultaneamente os dois lados do nariz, durante 10 minutos, enquanto a pessoa está sentada, com uma posição direita. 

Se passados os 10 minutos, a hemorragia se mantiver, pode repetir-se o procedimento uma outra vez. Só depois se deve procurar ajuda médica, caso a hemorragia não estanque.

O artigo continua após o anúncio

Sangrar do nariz: o que não fazer?

  • Inclinar o tronco para trás: esta posição contribuirá para que o sangue escorra pela parte de trás da garganta, podendo ir para a traqueia e para os pulmões, o que pode originar problemas respiratórios. Além disso, ao engolir o sangue, pode ficar com dores abdominais, vómitos, diarreia ou outros sintomas desconfortáveis.
  • Apertar o nariz na parte superior, no osso, entre os olhos: para estancar a hemorragia deve comprimir a região do nariz que possui veias e não a zona do osso.
  • Apertar só um dos lados do nariz: a pressão só é eficaz, se for feita em ambos os lados do nariz.
  • Colocar objetos dentro do nariz: não é aconselhável colocar papel, algodão ou outros elementos nas narinas. Além de não surtir efeito, pode conduzir a outros problemas.
Veja também