Sanxenxo fica na região de Salnés. Localizado nas rias Baixas e com um microclima muito próprio, este município tornou-se a capital turística da Galiza.
Trata-se de um destino repleto de atrativos e que pode ser um bom ponto de partida para explorar e descobrir toda a costa galega e as suas cidades mais importantes e que tem atraído muitos portugueses.
Praias, paisagens belíssimas, desportos náuticos e de aventura, gastronomia e muitas outras atrações definem Sanxenxo e fazem deste um destino de eleição para todos os que vão até à Galiza.
E depois, claro está, é um dos berços da fantástica gastronomia das Rias Baixas, onde os mariscos frescos (a preços muito convidativos) são sempre acompanhados pelas melhores tapas e por uma ou duas cañas.
Sanxenxo: tudo o que precisa saber
Sanxenxo fica nas Rias Baixas, na Ria de Pontevedra, cercado pelo Oceano Atlântico e embora não lhe faltem atrações, nas redondezas há vários locais de visita obrigatória.
- Combarro (a 12 km/15 minutos de carro): uma pequena vila de grande beleza, no sentido de Pontevedra.
- Grove (a 13 km/15 minutos de carro): conhecido pela sua Festa do Marisco e pela Isla de la Toja.
- Cambados (a 18 km/15 minutos de carro): berço do Albariño, é uma bela cidade antiga.
- Pontevedra (a 20 km/20 minutos de carro).
- Vigo (a 60 km/45 minutos de carro): capital económica da província de Pontevedra.
- Santiago de Compostela (a 70 km/50 minutos de carro): capital da Galiza e um destino repleto de atrações culturais.
- La Coruña (a 140 km /90 minutos de carro): uma cidade deslumbrante, a não perder.
Clima
A localização de Sanxenxo na região do Salnes garante um microclima único, com temperaturas de 24ºC/25ºC no verão, 17ºC/18ºC na primavera e no outono e 14ºC/15ºC no inverno
Por isso, também é uma cidade tão procurada, enquanto destino de férias e de pequenas escapadinhas.
Confira qual o tempo previsto para Sanxenxo nos próximos dias, aqui.
Praias
Situado entre as rias de Pontevedra e Arousa, o município de Sanxenxo tem uma oferta de praias bem diversificada.
Por um lado, existem os areais voltados para a ria de Pontevedra, mais tranquilos, com águas calmas e protegidos do vento do Norte.
Por outro lado, há as praias viradas para o Atlântico, grandes e amplas, com um mar um pouco mais agitado e um pouco mais ventosas e eis algumas que deve visitar:
- Lanzada: a mais popular;
- Silgar: localizada no centro de Sanxenxo;
- Montalvo: praia muito tranquila, com águas calmas;
- Paxariñas: Bonita, tranquila e protegida do vento do norte;
- Areas: situada na saída de Sanxenxo para Pontevedra;
- Baltar: localizada no centro de Portonovo;
- Bascuas: a única praia de nudismo de Sanxenxo;
- Canelas: fica perto de Portonovo, no sentido de O Grove.
Restaurantes
A Galiza é conhecida pela sua boa gastronomia, especialmente pelos seus pratos de peixe e marisco. Assim sendo, fique a conhecer alguns restaurantes de Sanxenxo que vale mesmo a pena visitar.
- Duro mar: Esta é uma proposta menos convencional. Aqui, você escolhe o marisco que deseja, ele é cozido em água do mar e, depois, só tem de levar consigo a encomenda e usufruir do petisco em casa. Santola, navalheira, sapateira, camarão e lagostim não faltam e, o melhor de tudo, a preços bem competitivos.
- Sabino: Aqui, pode saborear um menu de degustação composto por 3 a 4 pratos e 1 a 2 sobremesas. A ementa é tentadora e o serviço de grande qualidade e simpatia.
- Terraza del Mar: este restaurante fica na zona do passeio marítimo de Sanxenxo, mais exatamente no rés-do chão do Hotel del Mar. O espaço dispõe de esplanada e a carta é curta, mas repleta de saborosos petiscos.
- O Rincon dos Barcos: Para fugir ao tradicional e típico da região, este é um estabelecimento a visitar, pelas suas propostas algo diferentes, mas saborosas.
- Casa Aurora: A comida é boa, de qualidade e a confeça extremamente cuidada. Privilegie as especialidades com produtos da época para pratos ainda mais deliciosos.
- Dorsia Café: Não é o sítio certo para provar o mais regional, mas o que é certo é que os seus petiscos são deliciosos e muito criativos. Sandes, croquetes de rabo de vaca, sumos e batidos naturais são apenas algumas das propostas disponíveis na carta.
- Casa Carmelita: Além do marisco, que não podia faltar, aqui pode degustar pizzas feitas no forno, caso não aprecie ou já tenha enjoada os frutos do mar.
Vida noturna
Para quem gosta de sair à noite, fique a saber que Sanxendo tem muita oferta e variada.
Nas zonas de Sanxenxo e Portonovo, pode encontrar alguns estabelecimentos de vinhos e tapas com esplanadas que funcionam até de madrugada e onde é possível conviver e conversar.
Contudo, para quem prefere um programa mais agitado, há também bares com bebidas e muita música, principalmente na zona das rias Baixas.
O que fazer?
- Pesca: Muita gente visita Sanxenxo pela sua atividade piscatória. Na verdade, a sua costa oferece várias possibilidades, como a pesca da lubina, sargo, dourada e lula. As zonas de Paxariñas, Lanzada, Cabicastro são indicadas para esta ocupação.
- Surf: Da mesma forma, os mais desportista e praticantes de surf, não hesitam em passar pela praia da Lanzada e tentar a sua sorte no seu mar. É, inclusive, um local com escolas de surf para instruir os amadores.
- Adegas: Além do marisco, Sanxenxo é um ótimo local para provar vinho, nomeadamente o vinho Albariño, cuja produção é maioritariamente feita nesta zona. Por isso, são muitas as adegas que possibilitam visitas guiadas, degustações e venda de vinho, pelo que pode ficar a saber mais na Rota do Vinho Rías Baixas.