Share the post "Sardenha: roteiro costa a costa para sonhar com as próximas férias"
Falar na Sardenha é trazer à memória, para a maioria das pessoas, o brilho da Costa Esmeralda, mas há muito mais para conhecer num roteiro costa a costa de uma das ilhas mais encantadoras do Mediterrâneo.
A costa está repleta de hotéis de elite, praias de cinco estrelas e lojas de marcas internacionais, mas não faltam quilómetros de água límpida, azul, transparente.
As cores vivas da Sardenha
Mas se só isto não lhe parece suficientemente atraente, saiba que na Sardenha ponde ainda contar com uma magnífica paisagem acidentada em granito, marisco delicioso e, para amantes da história, os restos estranhos e evocativos da antiga cultura nuraghic da Sardenha, por onde não faltam ruínas cartaginenses e romanas.
Sardenha de costa a costa: principais pontos de interesse
1. Olbia
Praias encantadoras / Fonte: Port Mobility
As atrações turísticas são bastante requintadas em Olbia, mas ainda há espaço para atividades mais históricas, como o Museu Arqueológico do porto da cidade, a basílica e a área de Arzachena, que possui um interesse considerável para os entusiastas da pré-história.
Museu Arqueológico
Fica localizado mesmo no porto e a sua estrutura é quase uma versão moderna de uma fortificação medieval. Aqui aprenderá um pouco mais sobre a antiga fundação grega de Olbia – os confrontos posteriores entre cartagineses e romanos, as atividades marítimas e comerciais que floresceram ao longo dos séculos – e poderá ver os restos impressionantes de um navio de carga destruído com cerca de dois mil anos.
A igreja de San Simplicio
Edifício do séc. XI – XII / Fonte: Thousand Wonders
Um pouco mais afastado do centro de Olbia, temos a austera basílica de San Simplicio, que é um excelente exemplo das igrejas de estilo barroco, que foram construídas por toda a ilha nos séculos XI e XII.
Os monumentos Nuraghic de Arzachena
A cerca de 32 quilómetros a norte de Olbia, encontrará uma terra com um fascinante conjunto de monumentos pré-históricos, Arzachena. É aqui que se encontram os “Túmulos dos Gigantes”, ou locais de enterro, bem como o monumento Nuraghi da Sardenha: torres enigmáticas encontradas em toda a ilha cuja data de origem ainda permanece um pouco polémica.
Restaurantes
Dolceacqua: este restaurante localizado no centro da cidade mistura a culinária tradicional da Sardenha, dando-lhe uma abordagem inovadora e refrescante. Prove algumas delícias como: Trenette al Pesto e as deliciosas sobremesas Zabaglione e Tiramisu, todas elegantemente apresentadas. Localiza-se na Via Giacomo Pala 4, a poucos minutos da estação ferroviária de Olbia.
I Frati Rossi: é um dos melhores restaurantes da Costa Esmeralda e está localizado a cerca de 22 quilómetros do centro da cidade, num local rural isolado com uma varanda com vista para um delicado jardim. O menu oferece banquetes como Carlofortina, um prato de massa com tomate seco e ovas de peixe. A finalizar a refeição sugerimos a Sinfonia de Três Chocolates ou Sorvete de Maracujá. Basta dirigir-se até Porto Cervo, Via Paolino Azar.
2. Alghero
Centro histórico de Alghero / Fonte: Torre del Porticciolo
Graças ao seu excelente estado de preservação, o centro histórico de Alghero é um local que dá gosto descobrir, com igrejas medievais, longas ruas cheias de lojas peculiares e tradicionais uma marina para explorar, com excursões de barco regulares.
Andar pelas muralhas da cidade
Tendo percorrido o labirinto de estreitas ruas de Alghero, deixe passar o tempo com calma, enquanto faz um circuito pelas muralhas da cidade velha, olhando para o mar e com vistas cintilantes para as penhascos de Capo Caccia – idealmente ao pôr-do-sol.
Grotta di Nettuno
Um local mágico / Fonte: La Sardegna
Capo Caccia é o local de maiore interesse em Alghero para os turistas, pois é aqui que se localiza a Gruta de Neptuno, a mais dramática das cavernas marinhas que acentuam os penhascos e onde se exibe uma série espetacular de formações rochosas iluminadas artisticamente. O passeio de barco da porta de Alghero é metade da diversão e a melhor forma de lá chegar.
Restaurantes
Al Tuguri: se procura um jantar requintado, elegante, ao estilo da Sardenha dos famosos, este é o sítio certo. O ambiente é relaxado e romântico, criando o mood certo para uma sucessão de pratos que fazem uso liberal das ervas aromáticas tão típicas do interior da Sardenha. Localiza-se na Via Maiorca 113.
Al Vecchio Mulino: deve visitar este restaurante na Via Don Deroma 3 se é adepto de peixe fresco, a especialidade da casa. Igualmente delicioso é o esparguete al Vecchio Mulino, feito com cogumelos, tomate, presunto e queijo.
3. Cagliari
As famosas cores de Cagliari
Cagliari é composta por diversos bairros e cada um tem as suas atrações. Na área da marina é o melhor local para encontrar bares e restaurantes de qualidade. Na Via Manno poderá fazer as suas compras em todo o tipo de lojas. As igrejas tradicionais localizam-se em Stampace e o Castello, no topo da colina que marca a cidade, é ideal para um passeio com sabor a medieval.
Cittadella dei Musei
No alto de Castello, existe um complexo moderno de museus, onde se inclui a coleção arqueológica principal da Sardenha. É um bom local para os amantes de arte e história. E encontrará coisas surpreendentes: uma exibição de artefatos do Extremo Oriente e até uma sala cheia de objetos de cera que representam espécimes anatómicos do século XIX.
Torre di San Pancrazio e Torre dell’Elefante
Torre de São Pancrazio / Fonte: areasardinia.com
Cagliari era uma importante base de proteção da região da Sardenha nos séculos XIII e XIV, devido à construção de uma muralha em formato de anel. Duas das torres que a compunham ainda se encontram erguidas e podem inclusivamente ser escaladas, oferecendo grandes vistas sobre a cidade e o mar.
Restaurantes
Dal Corsaro: um pilar da culinária de Cagliari, gerido por gerações atrás de gerações e dono de uma estrela Michelin. Um local que combina na perfeição o tradicional com a inovação, numa capacidade invulgar de confecionar receitas antigas e estimulá-las com a criatividade contemporânea. Onde? Na Viale Regina Margherita 28.
Da Lillicu: com mesas de mármore simples numa sala grande e agitada, aqui pode contar com comida de excelência, apesar de ser um menu bastante limitado aos produtos de época. Delicie-se com a famosa Sopa de Peixe, ou Esparguete com Ouriços do Mar, neste restaurante localizado na Via Sardegna 78.
4. Praias da Sardenha
É inevitável falar da Sardenha e não falar das suas belas praias por toda costa. Deixamos a lista das melhores, mas todas elas são donas de um encanto natural que valem a pena uma visita.
Chia, sul da Sardenha
Um mar de tranquilidade / Fonte: Torre Chia
Chia é uma aldeia calma, tranquila, voltada do mar, que dá o nome a um local que outrora fora sagrado para os fenícios, por ali se encontrar o Capo Spartivento – o ponto mais meridional da Sardenha. As ondas de água turquesa deslocam-se repetidamente sobre os bancos de areia pálida.
Spiaggia del Principe, Costa Smeralda
O verde da montanha perto da praia / Fonte: Beachoo
A Spiaggia del Principe – assim chamada porque era a favorita do Príncipe Karim Aga Khan, que a descobriu, é um crescente perfeito de areia fina que inclui uma baía azul. Embora se trate de um consórcio privado, as praias são de acesso público – para que possa desfrutar da paisagem e da água translúcida.
Spiaggia della Pelosa
Uma das praias mais populares da Sardenha / Fonte: Sardegna Turismo
A cerca de 2,5 km para norte da Sardenha, encontra-se a Spiaggia della Pelosa – uma imagem sonhadora de perfeição de praia. A areia ainda salgada é invadida por mares calmos pintados de turquesa e assinalada por pequenas rochas. É uma zona bastante concorrida em julho e agosto, mas popular durante todo o ano, especialmente junto dos surfistas.
Evite as enchentes do pico do verão, até porque a Sardenha é um excelente local para conhecer desde maio até outubro, com a garantia de tempo sempre ameno. Aproveite também os preços mais baixos para fazer um roteiro de costa a costa e deliciar-se com o melhor que a ilhas italiana tem para oferecer.
Veja também: