Seat Tarraco é o novo modelo da marca espanhola, que se encontra em alta no que respeita ao lançamento de novos modelos, nomeadamente a gama SUV que cresce de dia para dia. Depois do Arona e do Ateca, o Tarraco é o mais recente SUV do construtor espanhol.
Com base na plataforma MBQ-A (a mesma do SUV Skoda Kodiac), o Seat Tarraco tem mais de 4,7 metros de comprimento, o que lhe dará o estatuto de maior SUV da marca. O espaço a bordo parece estar assim garantido, a acenar às famílias portuguesas. O Seat Tarraco passa também a representar o topo de gama da marca, o que traz responsabilidades acrescidas a este novo SUV.
O modelo chega no início de 2019 com motores a gasolina e Diesel. Os primeiros serão os TSI, 1.5 de 150 cavalos e 2.0 com 190 cavalos de potência. O Tarraco 1.5 apresenta tração dianteira e caixa manual de seis relações, enquanto o mais potente traz tração integral 4Drive e caixa DSG de sete velocidades. No que respeita ao Seat Tarraco TDI, terá debaixo do capot o 2.0, com alternativas de 150 ou 190 cavalos. O TDI menos potente, além da transmissão mais simples ao eixo dianteiro e caixa manual, também pode estar associado à tração integral e caixa de dupla embraiagem DSG. No de 190 cavalos, aquele conjunto será o “obrigatório”.
Seat Tarraco: topo de gama à espanhola
Como representante máximo de uma marca, o Seat Tarraco tem responsabilidades de peso e a qualidade do habitáculo é uma delas. Ao novo SUV exige-se qualidade de construção e montagem, parâmetros pelos quais o Grupo VW se tem destacado. A sobriedade no interior é outra das características partilhados com demais modelos do referido grupo e o equipamento, quer de conforto, quer de segurança fazem parte da lista do Tarraco, cujos níveis de equipamento são dois: Xcellence e Style.
A bordo deste novo SUV encontramos ecrã de 8 polegadas, opções de conetividade diversas e o Cockpit Digital Seat de 10.25” para o condutor. No que respeita a sistemas de segurança, o Seat Tarraco contará com Front Assist (assistente de travagem) que reconhece bicicletas e peões, Lane Assist (manutenção do veículo na faixa de rodagem), novo sistema detetor de capotamento, assistente de pré-colisão e um sistema de chamada de emergência.
Com a imagem associada a modelos desportivos, a Seat pretende manter a dinâmica como uma das bandeiras do seu topo de gama, mesmo a tratar-se de um modelo de grandes dimensões, o que, atualmente e com a tecnologia existente, não é impeditivo de boas prestações e comportamento. O Seat Tarraco oferece Dynamic Chassis Control (DCC), que pode fazer a gestão do chassis de forma automática conforme o tipo de condução e piso ou deixar que o condutor personalize, a gosto, o comportamento do SUV.
A imagem do futuro
O novo topo de gama da marca de Martorell tem também a responsabilidade de inaugurar um estilo que fará parte de futuros modelos. A agressividade e ar desportivo mantêm-se, com destaque para a nova grelha dianteira e novos faróis, um conjunto responsável pela imagem dinâmica tão do agrado dos clientes da marca. A assinatura em LED mantém-se à que já conhecemos da Seat. Os grupos óticos traseiros estão unidos entre si e passam a oferecer indicadores de mudança de direção dinâmicos, à semelhança do que já vemos noutros modelos do Grupo VW, acentuando a tónica exclusiva do SUV espanhol.
Veja também: