Se é fã de bolos caseiros, de convívios em família ou entre amigos, e fica sempre ansioso na hora de desenformar o bolo, reunimos especialmente para si 10 segredos para o bolo perfeito que não mais vai esquecer.
Um bolo caseiro é uma ótima escolha para um lanche em família, porém, há que garantir o sabor e a textura desejados para não defraudar as expectativas dos convidados… Certo?
É verdade que mesmo seguindo as receitas à risca, nem sempre o resultado final é o pretendido. Mas, uma coisa é certa: isso significa que algum pormenor falhou ou algum cuidado foi menosprezado. Pois é, pode acreditar… Confecionar bolos é uma tarefa prazerosa, mas que também requer grande rigor e minúcia. Assim, na hora de fazer um bolo, convém ter à mão algumas dicas para se certificar que o produto final será tal e qual como a receita o descreve.
Então, tome nota destes 10 segredos para um bolo perfeito, vá para a cozinha e comprove a veracidade de cada um destes segredos!
10 segredos para o bolo perfeito
Siga todos os passos da receita
É fundamental seguir com rigor todos os passos da receita, pois só assim garantirá que o resultado final irá corresponder ao descrito. Na confeção de bolos, cada detalhe faz a diferença.
Pré-aqueça sempre o forno
A generalidade das receitas refere-o e é mesmo muito importante: pré-aqueça sempre o forno por 30 minutos antes de colocar o bolo a assar. Este passo é fundamental para uma boa e rápida cozedura do bolo.
Use ingredientes à temperatura ambiente
A menos que haja indicação contrária, use sempre os ingredientes à temperatura ambiente. Para isso, cerca de 1 hora antes de preparar o bolo, reúna os ingredientes no balcão da sua cozinha. Ter os ingredientes à temperatura ambiente, tornará a sua mistura mais homogénea.
Atenção ao fermento em pó
O fermento em pó nunca deve ser batido e deve ser colocado em último lugar, antes de levar o bolo ao forno. Este aspeto é deveras relevante, pois caso não cumpra estes pressupostos, o bolo pode mesmo não crescer.
Cuidado ao bater a massa
Para obter uma massa de bolo fofa, deve bater os ingredientes a uma velocidade baixa, alternando os produtos secos com os produtos líquidos. Se usar claras em castelo, elas devem ser acrescentadas no final e de forma delicada.
Unte bem a forma
Para o bolo não agarrar à forma deve untar muito bem a forma com manteiga e farinha. Como alternativa também pode forrá-la com papel manteiga ou, ainda, optar por uma forma antiaderente.
Não abra constantemente a porta do forno
Se costuma ir “espreitar” de 5 em 5 minutos o bolo, quando este está no forno, é sinal de que os seus bolos tendem a “murchar”… Não é verdade? Siga o tempo de cozedura indicado na receita e espreite apenas quando já tiver passado metade do tempo previsto. A constante saída do ar quente é prejudicial à boa cozedura do bolo.
Não espete o palito para testar a cozedura
Esta dica pode surpreender muita gente. Conhece aquele truque de espetar o palito no bolo para ver se está cozido? Pois é… Não volte a fazê-lo. Para não correr o risco de ver o seu bolo mingar, pressione com o dedo a massa e se ela afundar e voltar ao normal é sinal que o seu bolo está pronto.
Coloque uma forma com água na base do forno
Quando estiver a pré-aquecer o forno, coloque uma forma com água num nível mais inferior do forno. Isso criará humidade que vai ajudar a que o seu bolo fique mais molhadinho.
Desenforme o bolo quando estiver morno
Para o bolo não quebrar, deve desenformá-lo, apenas quando ele tiver arrefecido e estiver a uma temperatura morna.
Como viu, se achava que para confecionar um bom bolo, apenas precisava de misturar todos os ingredientes, batê-los e levar o preparado ao forno, estava realmente enganado… Para conseguir aquele bolo com sabor caseiro que todos adoramos, deve mesmo ter em consideração estes 10 segredos para um bolo perfeito.
Agora que já sabe como resolver o mistério do bolo fofo e perfeito, reúna a família e partilhe as suas próximas delícias açucaradas – assim como estes 10 segredos, claro.