Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
09 Jun, 2023 - 12:00

20 segredos da cozinha portuguesa (que não ficam só entre nós)

Mónica Carvalho

A CNN rendeu-se à gastronomia tuga e descobriu quais os segredos da cozinha portuguesa. O que é bom é para ser partilhado: aqui ficam eles.

segredos-cozinha-portuguesa

Sabia que a CNN já andou perdida de amores pela gastronomia do nosso país? Recordamos a altura em o canal de notícias embarcou numa aventura à procura dos segredos da cozinha portuguesa.

“Marisco superlativo, fruta amadurecida pelo sol, cabrito criado em prados salpicados de flores, porcos de campo livre que comem bolotas das florestas de carvalho.”

Os fatores naturais são, realmente, um dos segredos da cozinha portuguesa que a tornam num caso único e só é mesmo estranho que não haja mais restaurantes portugueses espalhados pelo mundo.

Felizmente, o panorama está a mudar graças ao sucesso de chefs portugueses – como George Mendes, em Nova Iorque, e Nuno Mendes, em Londres, que têm criado um burburinho sobre o tema.

20 segredos da cozinha portuguesa

Descubra quais as razões, de acordo com a CNN, pelas quais Portugal deve estar na lista de qualquer viajante que adora comer bem.

1.

Peixe cozinhado na perfeição

Na Europa, apenas os islandeses comem mais peixes do que os portugueses, porém a qualidade do português é bem melhor, de acordo com o chef da Superstar, Ferran Adria.

peixe assado
2.

Ouro líquido

Ou seja, o azeite, a base da culinária portuguesa, usada no bacalhau, em sopas, ou até mesmo para mergulhar o pão.

3.

Cozido à portuguesa

A cozinha tuga é rica e robusta e isso reflete-se num dos pratos mais típico que temos: o cozido, sendo que a CNN destaca ainda as pequenas variâncias deste prato de acordo com a região do país.

4.

Lisboa gourmet

Uma nova geração de chefs agita o mercado gastronómico na capital, como Jose Avillez, Henrique Sá Pessoa ou João Rodrigues. Por descobrir para a CNN estão os encantos portuenses que não foram alvo de análise, mas que não deixam ninguém indiferente.

5.

Reis do bacalhau

Bacalhau à minhota receita

Em casa portuguesa tem que haver sempre bacalhau e há centenas de receita com este ingrediente tão apreciado e consumido.

6.

Queijo

A CNN desconhece por que motivo os queijos de Portugal não são mais conhecidos e destacam os produtos da Beira Baixa, uma mistura harmoniosa de leite de cabra e ovelha; da Serra da Estrela – feito a partir do leite de ovelhas criadas na cordilheira mais alta de Portugal; queijos de leite de vaca pesados e feitos nas precipitadas encostas da ilha de São Jorge, nos Açores. Nós por cá sabemos bem apreciar.

7.

Tripas à moda do Porto

No séc. XV, os portuenses inventaram um prato que continua a ser a assinatura da cidade: tripas à moda do Porto, que não é para todos os estômagos: um guisado de feijão de manteiga, pés de bezerro, orelhas de porco e chouriço picante e tripas de vaca.

A CNN também refere outro prato da Invicta só para os mais corajosos: a francesinha.

tripas à moda do porto
8.

Arroz

Os portugueses são os maiores comedores de arroz da Europa, superando espanhóis e italianos. E relembram algumas verdadeiras delícias: arroz de marisco, arroz de pato, arroz de cabidela e até arroz doce para a sobremesa.

9.

Presunto delicioso

Neste campo, o destaque vai para o presunto de porco preto, marmoreado com gordura, cheio de sabor.

10.

Pratos regionais

Quase todas as cidades provinciais têm pelo menos um restaurante da velha escola que prepara pratos típico da região e este é um dos segredos da cozinha portuguesa que ajudam a manter a originalidade das receitas.

11.

Muito e bom vinho

Para um país pequeno, Portugal faz uma incrível variedade de excelentes vinhos, desde o Douro, ao Alentejo, sem esquecer a Madeira.

12.

O legado dos descobrimentos

Os navegadores portugueses conheceram praticamente todos os cantos do mundo e de lá sempre traziam algum ingrediente ou costume que ajudou a tornar a gastronomia de Portugal no que ela hoje é.

13.

Leitão

Falar em Mealhada é falar em leitão, bom leitão. De tal forma que a rua principal é alinhada com restaurantes de escala industrial que servem centenas de leitões assados na bairrada todos os dias.

Leitão assado à moda da Bairrada
14.

Um país rico em frutas

Banana da Madeira, abacaxi dos Açores, cerejas da Serra da Gardunha, laranjas, amêndoas e figos do Algarve, melões do Tejo, peras da costa oeste, maçãs amarelas de Esmolfe e vermelhas de Palmela, ameixas de Elvas, maracujá dos Açores – sim, Portugal tem mesmo muita e boa fruta!

15.

A famosa sardinha

Chega o mês de junho e, com ele, as festas dos santos populares um pouco por todo o país e, inevitavelmente, o cheiro a sardinha assada no ar. Toda esta atmosfera ganha magia com música popular, muita dança e bom vinho a acompanhar noite dentro.

16.

Petiscos

Alguns petiscos portugueses podem parecer estranhos aos estrangeiros, como a lampreia, os percebes e a morcela. Podem ser estranhos, mas ninguém nega que são deliciosos.

17.

Mercados de rua

Todas as cidades portuguesas têm mercados que oferecem um espetáculo diário de peixe fresco, frutas cultivadas localmente e vegetais, ajudando a manter a tradição de haver sempre produtos frescos numa mesa portuguesa.

18.

Doces portugueses

A CNN gostou de tudo: pastéis de nata, bolo de mel da Madeira, bolo de figo, amêndoa e alfarroba do Algarve, pastéis de Tentúgal, toucinho do céu ou barriga de freira. Os doces conventuais fizeram um sucesso.

19.

Bifana versus prego

Tome nota: para fazer uma bifana deve marinar fatias finas de porco em vinho branco e alho, fritar, colocar num pão e adicionar mostarda. Para um prego, o processo é bastante semelhante, mas o ingrediente principal é o bife de carne. Diz a CNN que estes são os petiscos mais apetecidos, mas há muitos outros.

20.

Cabrito e outros tipos de carne

E se a CNN começa por destacar o peixe, termina a lista dos segredos da cozinha portuguesa a destacar a carne, como a carne de porco, o borrego, o cabrito e até javali.

Veja também