Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Set, 2023 - 12:00

Conheça 10 segredos para trabalhar melhor

Catarina Milheiro

Procura aumentar a produtividade, mas sente que o dia não tem horas suficientes? Conheça os segredos para trabalhar melhor.

jovens a trabalhar em espaço de coworking

Se já não sabe o que fazer para melhorar o seu desempenho no trabalho, aumentar a produtividade e manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, este é o momento certo para conhecer alguns segredos para trabalhar melhor.

Como sabemos, são vários os tipos de trabalho que existem no mercado de trabalho. Enquanto uns trabalham em regime presencial, outras empresas promovem o trabalho híbrido e ainda o 100% remoto.

E a verdade é que independentemente do tipo de regime de trabalho, alguns profissionais sentem uma grande pressão devido às aplicações onde têm de registar a produtividade, os horários de trabalho ou as tarefas realizadas e as que ainda estão por fazer.

Contudo, é importante não esquecer que o número de horas existente num dia é sempre o mesmo. O que muda é a quantidade e a qualidade da sua energia.

Assim, para ter um bom desempenho é preciso saber gerir, para além do tempo, a energia necessária para concretizar com sucesso as tarefas que lhe foram atribuídas.

Descubra 10 segredos para trabalhar melhor

Independentemente da forma como se motiva para trabalhar melhor, de vez em quando todos nós precisamos de procurar dicas para aumentar a produtividade ou aprender a lidar com o stress no local de trabalho.

De um modo geral, tudo aquilo que ambicionamos é encontrar a melhor maneira para trabalharmos melhor em todos os aspetos. Atente nos 10 segredos e coloque-os em prática já hoje.

working
1

Levante-se cedo

Começar a trabalhar mais cedo é uma excelente técnica para aproveitar melhor o dia. Se conseguir ser dos primeiros a chegar ao seu local de trabalho, poderá começar o seu dia com menos distrações, o que lhe permitirá concentrar-se naquilo que precisa fazer.

No caso de trabalhar em regime remoto e de poder escolher o seu próprio horário de trabalho, opte sempre por acordar cedo e dedicar-se às suas tarefas. Pode não ser fácil, mas acredite que aumenta a sua produtividade.

2

Defina metas diárias

Um dos segredos para trabalhar melhor é definir metas diariamente. Pode optar por guardar um tempo na sua manhã para refletir sobre aquilo a que vai dar prioridade no seu dia ou então à noite antes de se deitar.

Anotar num caderno ou no telemóvel as suas metas enquanto toma o pequeno-almoço relaxado antes de iniciar o seu dia de trabalho é uma boa estratégia.

Dê prioridade às tarefas que realmente importam, dedique tempo às suas metas diárias e verá que no final do dia se sente muito mais produtivo, motivado e concretizado.

3

Realize as tarefas mais difíceis primeiro

Depois de visualizar a sua lista de tarefas diárias, a questão que se impõe é por onde começar. Saiba que os maiores líderes afirmam que um dos aspetos mais importantes para trabalhar melhor é começar o dia com as tarefas menos agradáveis primeiro.

Afinal, é precisamente no início do dia que temos mais energia e menos distrações. Logo, torna-se mais fácil concentrar-se nas tarefas mais complicadas como tratar de reports, responder a e-mails importantes ou outras.

Desligue-se de todas as distrações e certifique-se que conclui a tal tarefa. Depois, dê continuidade ao seu trabalho de forma normal.

4

Defina tarefas e estabeleça limites de tempo

Está provado que trabalhamos melhor quando estabelecemos limites de tempo. Estabeleça os seus e organize o seu trabalho.

Uma das estratégias para aumentar a produtividade é definir tarefas curtas a realizar durante um determinado período de tempo ao qual se deve dedicar única e exclusivamente. Conseguirá, desta forma, otimizar o seu trabalho, avançando de uma maneira efetiva e eficiente.

5

Faça pausas

Independentemente do regime de trabalho, fazer pausas é crucial para trabalhar melhor e de forma eficaz. Sabia que apenas um minibreak de 1 minuto pode:

Por isso, seja em casa, no escritório ou no café, é importante que faça pausas a cada 75 a 90 minutos – sendo que estas devem ser de cerca de 15 minutos.

Desta forma, o seu cérebro vai consolidar e reter tudo aquilo que fez até ao momento, fazendo com que se sinta realmente ativo e produtivo.

6

Use a sua hora de almoço

Um dos erros mais comuns dos profissionais que trabalham em home office é precisamente o facto de não aproveitarem devidamente as suas horas de almoço.

No fundo o que acontece muitas vezes é almoçarem a correr na mesma mesa onde trabalham e sem um horário estipulado. Ora, para além de não descansar o tempo necessário depois de uma manhã a trabalhar, a pessoa acaba por se sentir sem energia, cansada e desmotivada para o resto do dia.

Por isso, seja no escritório ou em casa, deve sempre cumprir pelo menos 1 hora de almoço: aproveite o tempo para descansar, ter novas ideias ou estimular a sua criatividade através de jogos ou conversas com os colegas.

7

Aprenda a dizer “não”

Avalie o que é realmente importante e seja realista. Isto é, calcule e planifique bem o tempo e os recursos de que necessita para realizar um determinado trabalho.

Há ocasiões em que é preciso dizer “não”. Por isso, não deixe que a sua agenda se encha de tarefas que ocupam muito tempo, mas geram poucos benefícios para si ou para a sua empresa.

8

Vista-se para trabalhar em home office

Se estiver a trabalhar em home office, saiba que ficar de pijama o dia todo não é de todo o ideal. Também não é necessário que se produza demasiado para o seu dia de trabalho, mas vista-se como se fosse sair de casa.

Quando tiramos o pijama e nos vestimos para trabalhar, a mente e o corpo despertam e ganhamos a capacidade de nos conectarmos com o mundo de trabalho de forma mais fácil.

Por isso já sabe, acorde, tome um duche e vista-se para trabalhar mesmo que o seu trabalho seja a partir de casa.

9

Identifique as suas horas de maior produtividade

Há determinadas horas durante o dia em que a nossa capacidade de concentração é maior. Nesses momentos sentimo-nos mais motivados e capazes e de incentivar/estimular os outros.

Identifique esses momentos e agende as tarefas mais importantes para essas horas. Verá o seu desempenho melhorar e a sua produtividade aumentar.

10.

Organize o seu espaço de trabalho e o seu computador

É impossível ser eficiente se o espaço que o rodeia e onde tem que trabalhar estiver desorganizado ao ponto de ter que perder tempo à procura de um documento importante. É essencial que mantenha a sua secretária e o seu computador organizados.

O espaço que o rodeia deve ser agradável, minimalista mesmo, de forma a que se sinta tranquilo e motivado. Isto contribuirá, com toda a certeza, para a melhoria do seu desempenho.

No fundo, trabalhar melhor significa ser mais produtivo, criativo e capaz de cumprir com as suas responsabilidades de uma forma equilibrada e saudável. Siga estes segredos e verá que as mudanças serão transformadoras na sua rotina de trabalho.

Qual desses segredos para trabalhar melhor ainda não está em prática na sua vida profissional?

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