Conheça os segredos que os lixeiros não contam e fique a conhecer melhor uma profissão que é indispensável para a vida quotidiana de uma cidade.
A profissão de lixeiro não costuma ser o sonho de infância de ninguém, certo? E, infelizmente, é tida por muitos ainda como uma função desagradável. Mas talvez esteja enganado.
Sentiu curiosidade e quer saber mais? Ora, fique connosco.
8 segredos que os lixeiros não contam
Há imensas dificuldades diárias
Ora, este não é um dos segredos que os lixeiros não contam, mas é algo que é importante sublinhar. É um trabalho fisicamente exigente, pode se perigoso, e por vezes têm que se cumprir horários não muito simpáticos. Lidar com o lixo dos outros não é mesmo pera doce.
As pessoas podem contribuir para a sua segurança
De que forma? Por exemplo, quando deita fora (para o lixo normal), copos ou outros objetos de vidro partidos, embrulhe-os em jornal ou tecido primeiro. Tenha também cuidado com produtos químicos de que se quer livrar. As pessoas que estão a lidar com estes materiais também se podem magoar.
O drama do estacionamento
Há localidades em que a recolha de lixo acontece todos os dias, outras em que existem dias e horas marcadas para tal. O que os lixeiros pedem é que os condutores facilitem o seu trabalho e não deixem os automóveis a impedir a recolha, à volta dos caixotes. É aquilo que mais prejudica uma noite de trabalho para um lixeiro.
Também há lixeiras
Referimo-nos a mulheres que trabalham como lixeiros. Não é um ocorrência rara. Normalmente são as autarquias ou as respetivas empresas de recolha de resíduos contratadas por estas que fazem o recrutamento e não há nada que diga que não é uma profissão que não possa ser vivida no feminino.
Tesouros deixados no lixo
O lixo de um homem é o tesouro de outro. E se os lixeiros vêm algo interessante que está a ser deitado fora, vão aproveitá-lo. Muitas vezes encontram objetos ainda em perfeitas condições, ou que podem ser arranjados e até verdadeiros tesouros em roupas, eletrodomésticos, etc. E vão julgá-lo por deitar esse lixo “valioso” fora.
O tempo está a ser contabilizado
A duração dos turnos, o tempo de recolha em cada área pode estar a ser controlado. Por isso é que entraves ao trabalho, como trânsito ou carros mal estacionados e sacos colocados fora dos caixotes, prejudicam tanto a noite de um lixeiro.
O interior do camião pode ser perigoso
Reações químicas entre elementos que fazem parte de diferentes lixos, são uma ocorrência frequente. E por vezes, é necessário ter algum cuidado com o que está a acontecer dentro do camião.
Como lidar com o cheiro
O verdadeiro osso do ofício. O que torna ainda mais desconfortável em dias quentes de verão. É preciso usar, sem exceções, o equipamento necessário, tentar não respirar profundamente e executar a tarefa o mais rápido possível. Aqui não há nenhum segredo para o fazer, é um dado adquirido.