Share the post "Sem partilhas feitas, pode o meu irmão exigir-me o pagamento da renda?"
Os meus pais faleceram. Sempre morei nesta casa, desde solteira, e agora o meu irmão quer uma renda. Isto é legal? Sou obrigada? Ainda não foram feitas partilhas.
Dantas Rodrigues: Tanto a Leitora como o irmão são herdeiros legítimos e nessa medida os únicos proprietários do imóvel, logo nenhum dos dois tem, sobre o outro, qualquer poder para exigir o pagamento de uma renda, especialmente quando não existe um contrato de arrendamento que permita esse direito e ambos são titulares de um quinhão hereditário sobre o mesmo.
Neste sentido, a Leitora não é obrigada a fazer o pagamento da renda solicitado e poderá exigir a partilha do bem em questão, seja no sentido de proceder, querendo, à aquisição do mesmo, pagando tornas ao seu irmão, se necessário, ou no sentido de procederem à venda do mesmo.
Mais informações podem ser consultadas no website oficial do evento QSP Summit
Estudo da consultora QSP, organizadora do QSP SUMMIT, realizado a propósito da 17ª edição do evento, que vai decorrer de 2 a 4 de julho de 2024, no Porto – Matosinhos, com o mote ‘Rethinking Organizations’.