Todos nós passamos por momentos em que nos sentimos sem vontade de trabalhar, seja porque estamos stressados ou simplesmente cansados e desanimados. Nessas alturas em que a vontade de trabalhar não está presente, é importante que não se deixe vencer e que não caia na tentação de procurar outras distrações como as redes sociais, por exemplo.
É perfeitamente natural que nem sempre esteja com vontade para trabalhar, afinal, somos meros seres humanos. No entanto, o dever chama-nos e é necessário encontrarmos o nosso melhor sorriso e a força psicológica para enfrentarmos os nossos superiores ou até mesmo aquelas reuniões que estão marcadas ao longo do dia.
Fique connosco e confira algumas dicas para ultrapassar esta questão de uma forma muito mais fácil.
6 dicas para quem está sem vontade de trabalhar
Já passou por aqueles momentos em que simplesmente está sem vontade de trabalhar? O stress, a acumulação de tarefas no trabalho, o cansaço e a ansiedade são fatores que contribuem para que isto aconteça e é por isso importante que se previna.
Quer saber como pode continuar a manter o foco na tarefa que está a desenvolver, mesmo quando está sem vontade de trabalhar? Temos 6 dicas para si, tome nota.
1. Faça uma pausa
Nem sempre é possível deixar o que está a fazer para fazer outra coisa, mas e que tal se fizer uma pausa? Apesar de a maioria de nós observar as pausas como meros momentos para descontrair com os colegas ou para aproveitar para fazer um lanche, estas são também o momento em que o profissional se consegue desligar por minutos da tarefa em que está a trabalhar.
Se não tem oportunidade para fazer uma pausa sempre que se sentir cansado e ansioso, pode optar por fazer outra coisa que lhe dê prazer sem sequer sair da sua cadeira de trabalho. Oiça a sua música favorita, por exemplo, e vai ver que se sentirá mais aliviado.
Ao forçar-se a prosseguir numa tarefa quando está fatigado e sem vontade de trabalhar, está automaticamente a gastar muito mais energia.
Entenda que, muitas vezes, o nosso cérebro e o nosso corpo precisam de pequenas pausas e é importante que os saibamos ouvir para não prejudicarmos a nossa saúde. Por isso mesmo, esteja atento aos primeiros sinais de fadiga e burnout que possam surgir.
2. Faça uma curta lista de tarefas
Muitas vezes deparamos-nos com inúmeras tarefas que temos obrigatoriamente de desenvolver ao longo da semana. É extremamente importante que faça uma lista curta de tarefas, dando prioridade às que têm um prazo de conclusão mais aproximado.
Se está sem vontade de trabalhar e não sabe por onde começar, escreva num papel as 3 ou 4 tarefas com mais relevância que tem de desenvolver até ao final do dia sem falta.
Lembre-se que é sempre mais fácil terminar as tarefas quando elas estão descritas num simples papel e vai ver que à medida que vai progredindo na lista, a falta de vontade para trabalhar se vai dispersando.
3. Concentre-se na satisfação que irá sentir no fim
É mais fácil jogar um jogo no telemóvel ou aceder às redes sociais do que enfrentar o problema. É natural que pense assim, afinal todos nós preferimos fazer alguma coisa que nos distraia quando a vontade para trabalhar não está presente.
O problema é que este tipo de atitudes, rapidamente nos leva a sentimentos como a frustração, irritação ou até mesmo culpa por sabermos que estamos a perder tempo.
Para que acabe de uma vez por todas com estes sentimentos negativos, deve concentrar-se em fazer todo o seu trabalho para chegar a casa muito mais aliviado, sem stress ou ansiedade.
4. Abra o documento
Quando a vontade para trabalhar persistir, opte por abrir imediatamente o documento que está relacionado com a tarefa que tem para desenvolver.
A nossa resistência ao trabalho é uma coisa curiosa porque apesar de parecer enorme, basta tomar qualquer tipo de ação para que ela comece a desaparecer.
Pense connosco, uma vez que já tem o documento à sua frente, é mais fácil predispor-se a trabalhar nele.
Para que esta dica surta ainda mais efeito, estabeleça na sua cabeça que vai trabalhar por 5 minutos e verá que, à medida que o tempo passa, a vontade vai surgindo.
5. Dê o seu melhor
Quando está sem vontade de trabalhar, é normal que faça todas as suas tarefas sem qualquer tipo de entusiasmo. Contudo, quando fazemos o mínimo possível, não estamos a contribuir para a nossa motivação e, por consequência, acabamos por nos sentir insatisfeitos com aquilo que fizemos.
Em vez disso, procure dar o seu melhor em cada uma das tarefas que tem para desenvolver. Mesmo que os seus colegas não reparem nisso o importante é sentir-se realizado e satisfeito consigo próprio.
6. Estabeleça pequenas metas e recompensas
Se mesmo assim continuar sem vontade de trabalhar, estabeleça pequenas metas diárias a atingir e por cada meta, uma recompensa. Parece-lhe interessante?
É muito fácil, basta que prometa a si mesmo uma recompensa a cada 3 tarefas que tem de concluir, por exemplo. Ou então, se preferir e quiser ir ainda mais longe, pode sempre optar por estabelecer a sua recompensa se terminar o trabalho que está a desenvolver já há algum tempo.
Em relação às recompensas, pode pensar em coisas como ir ao seu restaurante favorito almoçar, comprar aquele livro que anda a namorar há muito tempo ou então por sair mais cedo do trabalho (contanto que tenha terminado as suas tarefas de forma eficaz).
Veja também: