Share the post "Sensibilidade dentária: o que causa, como prevenir e tratar"
A sensibilidade dentária é um problema de saúde oral e é o que, geralmente, impede que a experiência de comer um maravilhoso gelado seja tão boa como desejaríamos. Porque é que isto acontece? O que torna os nossos dentes sensíveis?
A resposta está na exposição da dentina, um tecido conjuntivo mineralizado que representa a parte mais mole de um dente. A proteger a dentina está o esmalte que, ao longo dos anos, vai ficando desgastado, provocando, assim, uma maior sensibilidade.
Outra causa para este problema é a retração gengival. Quando temos as gengivas inflamadas e mais vulneráveis, a nossa sensibilidade dentária aumenta, dado que a maior parte da superfície da raiz do dente fica exposta.
Sensibilidade dentária: o que deve saber
Como prevenir e tratar
O que podemos fazer para não desgastar o esmalte? É importante escovar os nossos dentes não com demasiada frequência, fazê-lo com uma escova adequada (escolher uma escova macia) e de forma não agressiva.
Faça uma correta higiene oral, pois esta vai contribuir para prevenir episódios de sensibilidade dentária. Como é que isso acontece? Se escovar bem os dentes e usar fio dentário, por exemplo, para evitar a acumulação de restos de comida, estará a evitar também o aparecimento de cáries dentárias e da doença periodontal, que pode provocar a retração gengival.
Se os seus dentes estão mais sensíveis, utilize diariamente uma pasta dentífrica especializada para aliviar a dor provocada por este problema. Pode também recorrer a produtos que contenha flúor, de modo a fortalecer o esmalte dentário.
Outra dica é evitar alimentos ácidos, como sumos de frutos cítricos, refrigerantes, vinho e café, pois podem ajudar a desgastar o esmalte.
Costuma ranger os dentes ou cerrá-los durante o dia? Saiba que deve evitar fazê-lo se não quer, entre outros problemas que surgem, ficar com sensibilidade dentária. Se for necessário, fale com o seu médico dentista acerca da possibilidade de utilizar uma goteira bocal durante o sono.
Como mais vale prevenir do que remediar, há muitas ações que podemos fazer para termos os nossos dentes fortes. Já que falamos em prevenção, é importante ainda não se esquecer de visitar periodicamente o seu médico dentista.