Share the post "Comando na mão: já pode tirar senhas para serviços públicos na TV"
Já imaginou tirar as senhas para os mais variados serviços públicos na sua TV, a partir de casa, e sem ter de enfrentar longas filas de espera? Pois, na verdade já é possível. Pelo menos para os subscritores da Vodafone, a primeira operadora a disponibilizar alguns serviços públicos através do ecrã da televisão.
A nova funcionalidade é resultado de uma parceria com a Agência para a Modernidade Administrativa (AMA), ao abrigo do conhecido programa “Simplex”. Uma “solução” que tinha sido anunciada há dois anos e que finalmente se concretiza.
A medida “Administração Pública@TV”, apresentada em julho de 2017, pretendia criar “conteúdos destinados à utilização em aplicações para as boxes dos operadores de telecomunicações”.
Objetivo? Simplificar a vida aos portugueses e melhorar os serviços digitais da Administração Pública através da popular “caixinha mágica”.
Serviços públicos na TV: como e onde
A aplicação Serviços Públicos está apenas disponível para os clientes da Vodafone com TV Box. Ativa desde o passado dia 9 de julho, os utilizadores da TV desta operadora podem:
- aderir à Chave Móvel Digital;
- emitir senhas eletrónicas para serviços de entidades públicas, tais como Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e Segurança Social.
Para aceder a estes serviços basta entrar no menu da plataforma de televisão e selecionar a opção “Serviços Públicos”. No caso da adesão à Chave Móvel Digital, depois de efetuar o pedido através da box, o utilizador receberá em casa uma carta da AMA a confirmar a solicitação.
Quanto à emissão de senhas eletrónicas, uma vez feito o pedido na TV, os clientes recebem um SMS de confirmação do serviço solicitado, o número de senha atribuída e podem ainda consultar os tempos de espera.
Serviços Públicos na TV: mais opções a caminho?
Segundo a Vodafone Portugal, ao longo dos próximos meses a aplicação será atualizada com serviços adicionais. Assim sendo, passará a ser possível aceder a dois serviços complementares:
- renovar o Cartão de Cidadão e alterar a respetiva morada;
- marcar consultas e consultar as receitas médicas.
Além da Vodafone, espera-se que em breve mais operadoras lancem aplicações de TV semelhantes.
SIMPLEX: são 119 medidas para este ano
O governo está focado na simplificação da vida dos portugueses. Para tal, o Simplex está pensado em cinco eixos: “interagir uma só vez”, “partilhar e reutilizar” “digital por omissão”, “economia comportamental” e “tecnologias emergentes”.
Além da disponibilização dos serviços públicos na TV, para este ano estão preparadas mais de uma centena de medidas (119, ao todo) para melhorar a eficiência e resposta da Administração Pública.
A renovação automática do cartão de cidadão (bem como os pedidos online) e a carta de condução na hora são duas das medidas previstas.
Mas há mais: a criação do Balcão único do imigrante, que funde os processos de concessão de vistos e de autorizações de residência, bem como a portabilidade bancária são outras das iniciativas.
Para este ano, o Simplex prevê ainda o alargamento do IVA pré-preenchido a sujeitos passivos com situações fiscais mais simples e a fusão da declaração de remunerações (Segurança Social) e da declaração mensal de remunerações (Autoridade Tributária e Aduaneira) num só documento, medida a que chamou de “DR Única”.
Está ainda previsto apoio judiciário eletrónico, que pretende desmaterializar o requerimento de pedido de apoio judiciário a pessoas singulares.
Ver também: