Share the post "20 usos alternativos para a silica gel: descubra-os e surpreenda-se"
Os 20 usos alternativos para a silica gel são capazes de dar uma resposta pronta e eficaz a desafios diários que, de outra forma, não conseguiríamos resolver, pelo menos não de uma maneira tão fácil e, também, económica.
Da conservação de produtos até à recuperação de aparelhos eletrónicos, os usos alternativos para a silica gel são variados e vão muito além da mera eliminação de maus odores. Se ainda não conhece bem esta substância, nem sabe exatamente do que se trata, espreite quais os 20 usos alternativos para a silica gel e fique a saber tudo!
Há 20 usos alternativos para a silica gel que tem mesmo de conhecer
O que é?
Comecemos por ficar a saber o que é, afinal, a silica gel. Esta é uma substância coloidal que possui uma grande capacidade de absorção. Por essa razão é muito usada em ambientes e zonas húmidas, pois as moléculas dos líquidos aderem facilmente à superfície da silica.
Este produto surge duma reação do silicato de sódio com o ácido sulfúrico e é, principalmente, utilizado para proteger alimentos, produtos, calçado, bolsas e acessórios, equipamentos e aparelhos eletrónicos,… No fundo, todos os objetos mais suscetíveis à oxidação, por efeito da humidade.
Tipos de silica
Há diversos tipos de silica gel disponíveis no mercado. Porém, o mais comum, são aquelas bolinhas brancas ou azuis, que vão perdendo o seu efeito à medida que começam a apresentar uma coloração rosada. Isso é um sinal de que o material já está saturado e deve ser substituído ou regenerado.
Neste último caso, ele deve ser mantido numa temperatura de 100ºC a 200°C, durante 90 minutos, de forma a eliminar toda a humidade absorvida pelas esferas e de maneira a poder reutilizá-las. Pode encontrar este produto em sachês ou frascos e embalagens maiores, dependendo da quantidade de produto que pretende aplicar e da área em questão. Fique agora a conhecer os 20 usos alternativos para a silica gel.
20 usos alternativos para a silica
1. “Ressuscitar um telemóvel afogado”
A expressão pode parecer exagerada, mas há casos onde é mesmo isso que acontece. O seu filho pegou no seu telemóvel e decidiu levá-lo para a banheira. O resto da história já conseguimos adivinhar e não é nada bonito… Já todos ouviram falar do truque do arroz, mas saiba que também é possível usar saquinhos de silica gel para o mesmo efeito. Coloque numa saca o seu telemóvel juntamente com um pouco de silica e deixe que esta substância absorva o máximo de água possível. Depois, é só fazer figas para que o seu telemóvel sobreviva e volte a funcionar na perfeição.
2. Evitar maus cheiros na mochila
As mochilas, sacos ou carteiras estão sempre sujeitas a odores desagradáveis. Se pensarmos na mochila do ginásio, então aí os maus cheiros conseguem ser ainda mais fortes e persistentes, desde logo o odor a suor. Além disso, o facto de trazer roupa molhada propicia a rápida formação de fungos, pelo que não há dúvida de que este é um acessório onde deve ter sempre saquinhos de silica gel e substituí-los assim que se aperceba que eles já não estão a cumprir devidamente a sua função.
3. Preservar objetos guardados
Todo o tipo de objetos que fiquem guardados durante muito tempo, sobretudo em espaços fechados e sem ventilação, estão especialmente sujeitos a maus odores, nomeadamente ao cheiro a mofo. Por essa razão, deve armazenar a roupa da estação anterior ou os utensílios das férias de verão acompanhados de saquinhas de silica gel, capazes de afastar os cheiros desagradáveis e a conservar da melhor maneira os seus pertences.
4. Evitar manchas na prata
Algumas jóias, como é o caso da prata, podem começar a exibir algumas manchas com o passar do tempo quer por estarem guardadas, quer pela humidade operar sobre elas um processo de oxidação. Assim, ter silica gel por perto delas é, também, uma boa opção que garante metais limpos e brilhantes durante muito mais tempo.
5. Secar lentes de câmaras e relógios
Sabe aquelas gotas de água que, inadvertidamente, saltaram para cima das lentes da sua câmara ou do seu relógio. Mesmo que não danifiquem o aparelho, podem prejudicar o uso dos mesmos por as lentes não estarem em perfeitas condições. Ter uma saca de silica gel é uma forma bem simples de conseguir secar a lente e, em pouco tempo, tê-la totalmente operacional.
6. Eliminar o mau odor dos sapatos
É fácil e comum os sapatos ganharem maus cheiros e se, no mercado, há uma vasta oferta de produtos para retirar o mau odor, a verdade é que são poucos os que resultam. Portanto, opte por uma solução bem simples e faça sachês com as suas plantas e aromas favoritos, sempre acompanhados por umas bolinhas de silica gel. Depois, só tem de colocar os saquinhos dentro dos sapatos e esperar que o mau cheiro desapareça.