Share the post "Simulador de Certificados de Aforro da Série F: quanto pode ganhar"
Os Certificados de Aforro são títulos de dívida pública.
Isto significa que ao comprá-los, está a emprestar dinheiro ao Estado, o mesmo que posteriormente lhe garantirá o dinheiro que investiu acrescido de juros.
Como estão indexados à Euribor, este pode ser um bom momento para investir nestes produtos de poupança.
Simule e saiba quanto vai ganhar.
Simulador de Certificados de Aforro: quanto vai receber pelo seu investimento?
Simulador de Certificados de Aforro (Série F)
Resumo do Investimento
Your service request has been completed!
We have sent your request information to your email.Como se calculam os juros?
Atualmente está em comercialização a Série F, que entrou em vigor no dia 5 de junho de 2023. Recorde-se que os Certificados de Aforro da Série E, que estavam a render uma taxa de juro bruta anual de 3,5% (o valor máximo permitido por lei), foram suspensos pelo Governo no dia 2 de junho.
O prazo da nova Série é de 15 anos, um prazo superior aos Certificados da série anterior (que era de 10 anos).
A capitalização dos juros mantém-se numa base trimestral. Isto é, os juros são sucessivamente aplicados e juntos ao capital para assim renderem mais juros.
Porém, ao contrário da Série E, em que, à média da Euribor a três meses acrescia-se 1%, a taxa base da nova Série F corresponde apenas à média dos valores da Euribor a três meses registados nos dez dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal. Não pode ser superior a 2,5% nem inferior a 0%.
Isto significa que, se a Euribor descer dos 2,5%, o rendimento destes novos Certificados de Aforro começa a baixar também imediatamente. Os anteriores ainda tinham uma “almofada” de 1%.
Além da taxa de juro é aplicado um prémio de permanência consoante o tempo em que tenha esta aplicação. No entanto, também há mudanças neste valor.
O prémio de permanência é somado à taxa-base a partir do 2.º ano, nos seguintes termos:
- Ano 1: Sem prémio de permanência
- Anos 2 a 5: soma-se 0,25% à taxa-base;
- Anos 6 a 9: soma-se 0,5% à taxa-base;
- Anos 10 e 11: soma-se 1% à taxa-base;
- Anos 12 e 13: soma-se 1,5% à taxa-base;
- Anos 14 e 15: soma-se 1,75% à taxa-base.
Série F: qual a taxa em vigor este mês?
De acordo com o IGCP, em março de 2024, a taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro, Série F, foi fixada em 2,500%
Os Certificados de Aforro têm custos?
Estes produtos de poupança são fáceis de subscrever e de resgatar. O montante mínimo de subscrição da Série F é de 100€ e o máximo de 50.000€. Não têm custos de compra, de manutenção ou de venda.
Quanto aos custos fiscais, é aplicada uma taxa de impostos de 28% sobre os rendimentos trimestrais. Por isso, o que recebe já é livre de impostos e não precisa de incluir os Certificados de Aforro na sua declaração de IRS (exceto se optar pelo englobamento de rendimentos).
Podem ser subscritos presencialmente em qualquer estação dos CTT (Correios) ou por via eletrónica através do AforroNet.