O pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) faz parte da vida tributária de todos os proprietários de casas, salvo nos casos em que existem isenções. Por isso, se já tem ou está a pensar comprar uma casa, utilize um simulador de IMI para ficar a saber quanto terá de pagar.
Neste artigo, dizemos-lhe como usar esta ferramenta que simula o imposto devido pelo imóvel. O simulador de IMI serve ainda para auxiliar os consumidores a perceber se o valor da avaliação das suas casas está correto ou não.
Simulador de IMI do Portal das Finanças
O Portal das Finanças disponibiliza um simulador de IMI, o simulador SIGMI. Os valores patrimoniais tributários (VPT) de todos imóveis portugueses são atualizados de 3 em 3 anos pela Autoridade Tributária.
Para utilizar o simulador siga estes passos:
1. Entre no Portal das Finanças com as suas credenciais de acesso.
2. Faça uma pesquisa por “Simular” e aparecerá de imediato a opção “Simular Avaliação de Prédio Urbano”. Clique em “Aceder”.
3. É exibido um mapa com uma barra de pesquisa. Introduza a morada do imóvel. Ao clicar no imóvel são exibidos os coeficientes de localização. Em função do tipo de imóvel, clique em “>”.
4. Depois de inserida a morada e clicando no mapa, o sistema indica automaticamente o coeficiente de localização, um dos elementos da fórmula de cálculo.
5. Inscrever no simulador final todos os dados relativos ao seu imóvel e no final clicar na palavra “simular”.
6. É mostrado o resultado da avaliação em concreto.
7. São indicados os documentos que o contribuinte deverá requerer para obter a avaliação do seu imóvel.
Alternativas ao simulador de IMI das Finanças
Há quem defenda que o valor de IMI apresentado pelo site das Finanças nem sempre é fidedigno e, para evitar que o consumidor não pague mais do que o que deve, existem outros simuladores a que pode recorrer.
A BSC projetos, por exemplo, criou um simulador online chamado “Poupe no IMI”. Segundo os seus criadores, há milhares de portugueses a pagar um valor superior, porque os critérios que alteram esse valor, todos os anos, não são revistos e avaliados pelas Finanças.
Simulador DECO
Também a DECO, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, acusa as Finanças de não atualizar automaticamente os parâmetros da idade do imóvel e do preço por metro quadrado, daí a necessidade da criação de um simulador de IMI. Na página Pague Menos IMI, a DECO refere que os portugueses pagam cerca de 8 milhões de euros de IMI a mais.
Nesta página pode utilizar um simulador de IMI em três passos, sendo necessário ter à mão a caderneta predial. A simulação permite descobrir se há um desfasamento no valor do IMI. Caso a simulação resulte num valor de IMI a pagar inferior ao valor da caderneta predial (atualizada), poderá compensar pedir a reavaliação do IMI.
Esta é uma forma de conseguir baixar o IMI a pagar, uma conta que pesa consideravelmente todos os anos no bolso dos portugueses.
E se estiver a pagar IMI a mais?
Se for um dos proprietários que está a pagar mais IMI do que deveria, imprima o modelo 1 do IMI, preencha-o e apresente-o no serviço de Finanças, solicitando a atualização do valor do imóvel. O simulador dá todas as instruções. O pedido é gratuito e tem de ser entregue até 31 de dezembro para ter efeito no ano seguinte.