Os sinais de pré-sinalização estão inscritos no Código da Estrada e servem para indicar os destinos de saída de uma intersecção, sendo completados (ou não) com indicações sobre o respetivo percurso.
De acordo com a legislação em vigor, a indicação do destino deve estar sempre associada ao número da estrada. Se o acesso ao destino não for direto, essa indicação deve ser escrita entre parêntesis.
No caso das estradas só com intersecções desniveladas, a cada intersecção corresponde um número que deve ser gravado a preto num retângulo com fundo amarelo.
Sinais de pré-sinalização: quais são
Existem 19 sinais de pré-sinalização. Alguns representam apenas variações gráficas possíveis e temos a certeza que já se cruzou com alguns exemplares ao longo das suas viagens.
I1 – Pré-aviso simplificado
O sinal deve ter inscrito os destinos que serve, bem como a distância à saída e o respetivo número (quando é aplicável).
I2A – Pré-aviso gráfico
O sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.
I2B – Pré-aviso gráfico
Assim como no I2A, o sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.
I2C – Pré-aviso gráfico
Assim como nos últimos dois sinais de pré-sinalização, este sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.
I2D – Pré-aviso gráfico
O sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.
I2E – Pré-aviso gráfico
Este sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.
I2F – Pré-aviso gráfico
O sinal deve conter os destinos de cada uma das direções da representação gráfica e a correta identificação das estradas associadas.
I3A – Pré-aviso reduzido
Este sinal deve ter os destinos correspondentes da saída. Estes sinais de pré-sinalização só podem ser usados em entroncamentos com vias não nacionais de trânsito reduzido ou em cruzamentos.
I3B – Pré-aviso reduzido
Assim como o anterior, este sinal deve conter os destinos correspondentes da saída. Estes sinais de pré-sinalização só podem ser usados em entroncamentos com vias não nacionais de trânsito reduzido ou em cruzamentos.
I4A – Aproximação de área de serviço
Este sinal indica a distância até à próxima área de serviço mais próxima e quais os serviços prestados na mesma. Estes sinais de pré-aviso também podem conter a designação da respetiva área de serviço.
I4B – Aproximação de via de saída para a área de serviço
Este sinal indica a aproximação de uma via de saída para uma área de serviço. Além da indicação dos serviços prestados, este sinal deve conter a distância à próxima área de serviço (pode, ainda, ter a designação da área de serviço).
I5A – Aproximação da área de repouso
Indica a presença de uma área de repouso e da respetiva distância. Estes sinais de pré-aviso devem ter os principais pontos de interesse da área de repouso.
I5B – Aproximação de via de saída para uma área de repouso
Indica a aproximação de uma via de saída para uma área de repouso. Este tipo de sinais de pré-aviso também devem ter inscritos os principais pontos de interesse da área de repouso.
I6 – Pré-sinalização de itinerário
Este sinal de pré-sinalização só pode ser utilizado dentro das localidades e indica o itinerário que é preciso seguir para virar à esquerda nos casos em que esta manobra está proibida na intersecção mais próxima. O esquema gráfico deve sempre ser ajustado à configuração das vias.
I7A – Pré-sinalização de via sem saída
Indica a aproximação de uma via sem saída para veículos.
I7B – Pré-sinalização de via sem saída
Indica a aproximação de uma via sem saída para veículos.
I8 – Pré-sinalização de travessia de crianças
Indica a aproximação de um local frequentado por crianças, como pode ser o caso de uma escola, parque de jogos infantis ou outro similar, situado distância indicada no sinal.
I9 A,B e C – Aproximação de passagem de nível
Indica a aproximação de uma passagem de nível. Cada barra corresponde a uma distância de 100 metros.
I9 D, E e F – Aproximação de passagem de nível
Variação gráfica à direita do sinal I9
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