Elsa Santos
Elsa Santos
08 Nov, 2021 - 07:50

Sinais de que deve rejeitar um emprego

Elsa Santos

Mesmo que seja selecionado para o lugar, pode haver razões que escolher não avançar. Conheça 9 sinais de que deve rejeitar um emprego.

sinais de que deve rejeitar um emprego

Por mais importante que seja trabalhar, por vezes há sinais de que deve rejeitar um emprego e não os deve ignorar, sob pena de vir a arrepender-se.

Preste muita atenção e avalie todos os aspetos e condições da oferta e mesmo que seja o selecionado para o lugar e perceber que não é a oportunidade certa para si. Afinal, é muito importante, por vezes, saber dizer “não, obrigado”.

8 SINAIS DE QUE DEVE REJEITAR UM EMPREGO

São vários os motivos para representam sinais de que deve rejeitar um emprego, visto que podem ir contra os seus objetivos de carreira e até contra alguns princípios que possam colocar em causa o valor humano. Fique atento.

rejeitar emprego durante a entrevista
1

Condições de trabalho

O salário é muito baixo para a sua experiência, as condições do contrato são precárias, a política de férias tem várias restrições, não há expetativas de progressão na carreira. Estes são alguns dos aspetos apresentados que podem, de imediato gerar desconforto e desmotivação.

Portanto, mesmo que tenha chegado à reta final do processo de recrutamento, a apresentação de condições pouco ou nada atrativas, podem impedi-lo de aceitar o emprego.

2

Trabalho muito exigente ou muito simples

É questão para dizer, nem 8, nem 80.

A questão é que quando as funções apontadas para a vaga superam aquilo que se sente capaz de fazer ou, pelo contrário, não apresentam qualquer desafio, a frustração ganha lugar. Como tal, são motivos para dizer não.

Portanto, mesmo que tenha impressionado na entrevista de emprego, se o trabalho for demasiado complexo para as suas competências, depressa ficará evidente a sua incompetência para a empresa, arriscando-se a ser dispensado.

Já se o trabalho for demasiado simples para o seu nível de conhecimento e competência, rapidamente se sentirá insatisfeito e vai acabar por voltar a procurar emprego.

3

Cultura da empresa

É importante que se identifique com a cultura da empresa. Aproveite a entrevista e questione sobre o tema. Saiba, por exemplo, se é realizada formação, se há atividades em equipa fora do trabalho, se todos participam das decisões, se há flexibilidade de horário, se a responsabilidade social é uma prática.

Observe os colaboradores, a disposição do espaço e imagine-se a trabalhar ali.

4

Disponibilidade para viajar

Se a disponibilidade para viajar regularmente for uma exigência, isso pode representar um problema. Avalie cuidadosamente se a quantidade de viagens é compatível com os seus objetivos e com a sua vida familiar.

5

Teletrabalho

No atual contexto, a flexibilidade ganha especial importância e sempre que a profissão o permita, o teletrabalho pode ser uma possibilidade. No entanto, se a empresa recusa terminantemente esse regime de trabalho, este pode ser um dos grandes sinais de que deve rejeitar um emprego.

6

Medidas COVID-19

Ainda considerando o contexto atual de pandemia, se ao visitar a empresa perceber que não são respeitadas medidas básicas de higiene e segurança para evitar o contágio por COVID-19, entenda este como um dos evidentes sinais de que deve rejeitar um emprego naquela entidade.

7

Informação sobre a empresa

Uma das regras de preparação mais elementares para as entrevistas de emprego é procurar informação sobre a empresa. Isso pode dizer-lhe mais do que à primeira vista aparenta, principalmente se não conseguir encontrar nada. Numa época em que tudo se encontra na internet, este é um sinal de alerta.

Por outro lado, se a sua pesquisa só retribuir resultados com críticas negativas sobre a empresa, informações sobre processos judicias ou casos de dívidas, risque esta possibilidade da lista e rejeite a oferta de emprego.

8

Começar de imediato

Ainda que possa não ser um problema se estiver desempregado, caso esteja à procura de mudar de emprego não será bem assim, visto que terá ainda de comunicar a sua saída à entidade patronal atual com antecedência legal.

Se o novo empregador não lhe dá hipótese de respeitar as suas obrigações e de organizar a sua saída talvez seja melhor reconsiderar. Afinal se ignoram as regras de etiqueta profissional ninguém lhe garante que não vão ser negligentes noutras questões também. Além disso, esta urgência pode também ser indicador de intrusão em períodos de férias ou baixas médica (por exemplo) no futuro.

COMUNICAR A RECUSA DA OFERTA

Perante sinais de que deve rejeitar um emprego, comunique essa decisão à entidade.

Pode fazê-lo por telefone ou email. Independentemente do motivo que tenha estado na base da sua decisão, seja educado, breve e, claro, agradeça sempre a oportunidade.

Veja também