Está a trabalhar na área e até gosta muito do que faz, mas já percebeu se há, ou não, sinais de que a empresa oferece progressão na carreira?
Se é mesmo isso que procura, então, fique atento saiba o que deve valorizar e o que pode, eventualmente, negociar para cumprir o seu objetivo.
Qualquer empresa com uma estratégia voltada para o futuro, com um caminho e resultados sustentados, tem como base de tudo a sua equipa, ou seja, os seus trabalhadores. Assim, tem por hábito fazer uma seleção cuidada de candidatos a emprego, garantir a devida formação e acompanhamento, bem como escutar ideias e sugestões novas que possam acrescentar valor.
Desta forma, aposta em recursos humanos de longo prazo, capazes de “vestir” a camisola, dando-lhe todas as condições necessárias para o efeito. Está atenta às tendências, novas ferramentas e necessidades do mercado e das pessoas.
Uma empresa voltada para o futuro oferece, habitualmente, progressão na carreira aos seus colaboradores.
Sinais de que a empresa oferece progressão na carreira
Uma empresa capaz de oferecer progressão na carreira, reune, normalmente, um conjunto de características, ou fatores, que a distinguem das demais e lhe dão uma especial capacidade de reter talentos.
Reunimos alguns sinais a que deve estar atento para perceber se está no sítio certo para crescer profissionalmente.
Valorização dos recursos humanos
As empresas cuja cultura permite a progressão na carreira tem como centro os seus recursos humanos. Esse é o seu ativo mais valioso. E por isso, procuram ter trabalhadores satisfeitos e motivados, nomeadamente através do reconhecimento do trabalho desenvolvido e respetivos resultados.
A par disso, procuram investir em tecnologias que facilitem as tarefas dos profissionais, bem como promover programas de bem-estar, planos de carreira e formação, confiança e salários adequados e justos.
Mostrar aos colaboradores que são parte da empresa e recompensar o seu esforço e bons resultados, dando-lhes a oportunidade de continuar a crescer e ocupar outros cargos, faz toda a diferença.
Formação contínua
Além de estar prevista no Código do Trabalho, a formação continua garante o perfeito desenvolvimento das tarefas que vão sofrendo alterações/atualizações, de modo a dar sempre a melhor resposta, adequada ao contexto e exigências de mercado.
Uma empresa que aposta na formação dos seus trabalhadores, aposta no futuro.
Fornecer ferramentas e competências permite a ambos – trabalhadores e empresa – chegar mais longe.
Conciliação
A conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar tem estado na ordem do dia. O tema ganhou maior destaque com a pandemia, um contexto que veio mostrar a urgência de encontrar um equilíbrio entre três áreas essenciais na vida de qualquer pessoa adulta.
Porque a vida não pode ser só trabalho, por melhor ou mais importante que ele seja. Para o bem de trabalhadores e empresas, de modo, nomeadamente a reduzir as taxas de absentismo, devido a baixas médicas, há que equilibrar todos os aspetos.
Contar – em entidades empregadoras de grande dimensão – com valências onde se podem deixar as crianças antes de ir trabalhar, poder usufruir de um horário flexível e teletrabalho de modo a conseguir dar apoio a um familiar, ou mesmo trabalhar quatro dias por semana, são alguns aspetos que têm vindo a ser valorizados por várias empresas e organizações nos últimos anos e que permitem aos profissionais reduzir as dificuldades que por vezes impedem a progressão.
Inovação
Um dos sinais de que a empresa oferece progressão na carreira está na aposta que a mesma faz na inovação. Não a inovação que consiste em substituir as pessoas por mecanismos automáticos e autónomos que dispensam recursos humanos, mas a inovação que apoia e valoriza os talentos.
Inovar é fazer mais e melhor, com recurso às ferramentas mais atuais conjugadas com elevados conhecimentos e competências de profissionais capazes de fazer diferente, de pensar fora da caixa e marcar a diferença no mercado.
Empresas que apostam neste tipo de inovação dão liberdade aos trabalhadores para mostrarem novas ideias, novas soluções, incentivando-os a abraçar novos desafios que lhes permitam evoluir e destacar-se.
Comunicação
A comunicação é essencial em qualquer área de trabalho. Uma empresa de comunicação aberta entre os diversos colaboradores e cargos consegue obter melhores resultados, identificar problemas, encontrar novas soluções e ultrapassar eventuais dificuldades. A comunicação permite, ainda, que alguns elementos possam mostrar outra competências, abrindo-lhe novas oportunidades de progressão na carreira.
Acesso à liderança
Encorajar e desafiar os trabalhadores, dando-lhes a oportunidade de ocupar cargos mais relevantes e de liderança é um dos grandes sinais de que a empresa oferece progressão na carreira.
A exposição à liderança, aumenta a responsabilidade ao mesmo tempo que transmite confiança da parte da entidade empregadora e uma motivação extra ao trabalhador, bem como exige um conhecimento e compromisso maior com a organização. Dar espaço aos colaboradores para liderar é valorizar o seu potencial em prol de melhores resultados.
Responsabilidade social
A responsabilidade social tem marcado presença em muitas empresas e áreas de negócio, de maior ou menor dimensão. Dar relevância e aplicação prática a este aspeto, é característico de empresas voltadas para o futuro e para uma ação positiva que inclui os seus trabalhadores, a sua atividade profissional e toda a envolvente social. Este é, pois, um dos sinais de que a empresa oferece progressão na carreira.
Felicidade
O índice de felicidade é considerado, há já algum tempo, um fator relevante a ter em conta por muitas empresas de sucesso em todo o mundo, incluindo algumas portuguesas.
O bem-estar dos trabalhadores reflete-se na sua motivação e produtividade, e de um modo geral na sua saúde, o que resulta em bons resultados também para a empresa.
É muito importante a felicidade no trabalho e há profissionais especializados que se ocupam disso mesmo.
Estes são alguns sinais de que a empresa oferece progressão na carreira. Esteja atento, valorize-os e, se necessário, negoceie os que forem mais importantes para si, se procura um emprego para ficar durante algum tempo e que lhe permita, de facto, evoluir.