A ansiedade é um estado físico que deriva do medo e surge quando prevemos que estamos prestes a sentir dor ou desconforto devido a uma determinada situação que tem lugar no futuro ou através de um cenário hipotético.
O principal sintoma do transtorno de ansiedade é a presença quase regular de stress, preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou quando não existe nenhuma razão.
Este estado faz com que os pensamentos passem de um problema para outro e podem centrar-se em vários temas, como questões financeiras, familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho ou à saúde, entre outras.
Sintomas de ataques de ansiedade
Este acumular de experiências, pensamentos e emoções negativas, quando sentidos frequentemente e durante bastante tempo, provocam o aparecimento dos sintomas de ataques de ansiedade, como:
- Preocupação excessiva
- Fadiga
- Insónias
- Timidez
- Sensação de falta de ar
- Picadas nas mãos e nos pés
- Confusão
- Pânico
- Comportamentos compulsivos
- Instabilidade ou sensação de desmaio
- Dores no peito e palpitações
- Afrontamentos, arrepios, suores, mãos húmidas
- Boca seca
- Contrações ou tremores incontroláveis
- Tensão muscular, dores
- Necessidade urgente de defecar ou urinar
- Dificuldade em engolir
- Sensação de ter um “nó” na garganta
- Dificuldades em relaxar
- Dificuldades em dormir
- Tonturas ou vertigens
- Vómitos incontroláveis
- Sensação de impotência
- Necessidade urgente de sair de determinado local
- Palpitações ou ritmo cardíaco acelerado
- Sensação de irrealidade, estranheza ou separação do meio envolvente
- Sensações de adormecimento ou de formigueiros
- Dor no peito
- Medo de morrer
- Medo de se tornar incapaz
- Medo de perder o controlo
Os sintomas de ataques de ansiedade surgem quando estamos sob stress, pois o nosso corpo liberta adrenalina em grandes quantidades, de forma a preparar o nosso organismo para grandes esforços físicos.
Esta crise processa-se através de estímulos no coração, elevação da tensão arterial e do relaxamento de certos músculos e da contração de outros que se traduzem em transtornos físicos que nos fazem sentir estranhos, com tonturas e ter a sensação de irrealidade.
Normalmente, as pessoas que sofrem desta perturbação não são corretamente diagnosticadas devido à dificuldade de se identificarem os sintomas de ataques de ansiedade.
Na maior parte das vezes que se sofre um ataque de ansiedade os sintomas são associados a outros factores externos, como, por exemplo, o local ou situação em que se encontravam no momento da sua ocorrência.
Veja também: