As enxaquecas são um tipo de cefaleia (dor de cabeça) e afetam um grande número da população, sendo mais predominante entre as mulheres com idades entre os 25 e 45 anos. E porque é que acontecem e quais são os sintomas de enxaquecas? As células nervosas do cérebro atingem o pico de hiperexcitabilidade e reagem a estímulos externos, contraindo e expandindo intermitentemente. O padrão de crise é sempre o mesmo para cada pessoa, variando apenas em intensidade.
É possível passar por um episódio esporádico de enxaqueca, que pode durar até 72 horas ou então sofrer de enxaqueca crónica, que se caracteriza por ter uma duração de 15 ou mais dias!
Causas
Não são totalmente conhecidas as causas das enxaquecas. O que se sabe é que existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade dela aparecer:
- Stress
- Jejum mantido durante muitas horas
- Horas de sono a mais ou a menos
- Uso de perfumes muito fortes
- Esforço físico intenso
- Luzes e sons intensos
- Excesso de utilização de medicamentos
- Nas mulheres, estarem no período pré, durante ou pós menstruação
- Ingestão de gorduras
- Fumar
Sintomas de enxaquecas
Muitas vezes, antes de surgir a enxaqueca propriamente dita, vão aparecendo uns sinais de que ela vai mesmo instalar-se. Os sintomas das enxaquecas mais comuns são os seguintes:
- Visualização de pontos brilhantes
- Visão turva
- Formigueiros
- Dificuldade na fala
- Náusea
- Vômitos
- Grande vontade de bocejar
- Irritabilidade
- Intolerância à luz
- Intolerância ao som
- Intolerância a cheiros fortes
- Sensibilidade ao movimento do corpo
- Tonturas
- Fadiga constante
- Mudanças no apetite
- Problemas de concentração
- Dificuldade para encontrar e por vezes até proferir as palavras
Estes são os principais sintomas das enxaquecas. No entanto, cada caso é um caso e cada pessoa sofre deste problema à sua maneira, pelo que mesmo que sinta algum sintoma que não está na lista e o associe a fortes dores de cabeça, não deixe de visitar um médico.
Tratamento
Mais do que qualquer tratamento, é absolutamente essencial chegar a um correto diagnóstico.
Idealmente, deve tentar descobrir o factor especialmente responsável por desencadear a enxaqueca, que pode ser analisado consoante os sintomas das enxaquecas e com o correlacionamento de alguma possível causa.
De modo geral e para atenuar as dores de cabeça, os médico prescrevem medicamentos como o paracetamol,o ibuprofeno ou até nimesulida. Para a prevenção da enxaqueca podem ser prescritos neuromoduladores, betabloqueadores, antidepressivos ou antivertiginosos.
Não caia no erro de se automedicar. Cada caso é um caso e deve ser sempre visto por uma pessoa credenciada para tal.