Os injetores de combustível são, de certa forma, uma maravilha moderna, pois ajudam os carros a não consumirem tanto combustível, e a não poluírem demasiado o nosso planeta. Como tal, é preciso saber quando há problemas nos injetores para que possamos resolvê-los, poupando tanto o planeta como a nossa carteira.
Contudo, não basta apenas saber quais os problemas que podem afetar este componente automóvel. É necessário também, entender o seu funcionamento e qual a sua importância para a vida útil do motor e, consequentemente, do próprio veículo.
Assim, neste artigo vamos fazer um pequeno resumo com as questões mais pertinentes sobre este componente.
Injetores: um guia para entender o seu funcionamento
O que são os injetores?
Os injetores são um dos componentes do sistema de injeção de um motor. São eletroválvulas capazes de abrir e fechar milhões de vezes com uma reação muito precisa ao impulso elétrico que as ativa, sem fugas ou fugas de combustível.
Por outras palavras, permitem que o combustível entre no motor nos momentos certos e na quantidade adequada.
Qual a sua importância?
Com efeito, a principal função do injetor é mesmo essa, ajudar a inserir uma quantidade específica de combustível na câmara de combustão.
São responsáveis pelo fornecimento do combustível à conduta de admissão ou à câmara de pré-combustão. Tudo isso, consoante se trate de um sistema de injeção direta ou indireta, respetivamente, de forma pulverizada e sem gotejamento, para que o combustível seja distribuído da forma mais uniforme possível, de acordo com a velocidade de funcionamento do motor.
Este tipo de mecanismo é devidamente ajustado e calibrado para não originar problemas, exatamente nos próprios injetores.
Como funcionam?
Ao nível prático, este é o funcionamento dos injetores:
Primeiro, o combustível que vem da bomba alimenta o injetor na sua entrada. Este segue até atingir a agulha no fundo. Esta não permite a sua saída. Isto porque é empurrada através de uma haste, com efeito, mola. Desta forma, o combustível não entra no interior da câmara de combustão.
Quando a pressão do combustível na entrada é suficiente, a haste ativa a agulha. Ao mesmo tempo, a força de pulverização é ajustada e o combustível circula da entrada até atingir o ponto final.
Por outro lado, a válvula agulha, fixada na extremidade da ponta, impede a passagem do fluido pelos orifícios quando este está sob pressão através das passagens do injetor. A agulha é levantada quando é necessário inserir o combustível pulverizado na câmara de combustão.
Nesse processo, uma pequena quantidade de combustível é libertada para cima, lubrificando a agulha, o bico e todos os outros componentes.
Tipos de injetores
Existem dois tipos de injetores:
Injetores mecânicos
Até a chegada dos sistemas de injeção monotubo ou common-rail, eram os utilizados nos motores a diesel. Funcionam através de um sistema de alimentação, que se encarrega de controlar a quantidade e o momento de pulverizar o combustível de forma mecânica.
Injetores eletrónicos
Quando consideramos motores a gasolina, estes são os mais comuns. Os vários sensores enviam informações para a unidade de controlo, que aprova quando e quanto combustível é fornecido num determinado momento.
Portanto, eles são ativados pela unidade de controlo e fechados pela recuperação de uma mola interna.
Por outro lado, independentemente da tipologia, os injetores devem estar sempre limpos para garantir o rendimento do motor e, sobretudo, para um consumo moderado de combustível. O que nos leva aos cuidados que se devem ter para evitar problemas nos injetores.
Manutenção para evitar problemas nos injetores
Por norma, é aconselhável realizar a limpeza após os primeiros 100.000 km de uso do veículo, encurtando a seguinte para uma frequência de 50.000 km. Podemos fazer isso das seguintes maneiras:
Com ultrasons
Para isso, os injetores devem ser retirados e colocados numa bancada onde são lavados e o seu estado é verificado em termos de resistência, fluxo, entre outros parâmetros.
É a forma mais eficiente e permite corrigir avarias, mas também a mais cara e obriga-o a prescindir temporariamente do veículo.
Com aditivos
Existem alguns líquidos que são adicionados ao tanque de combustível e que, ao chegarem ao injetor, fazem a limpeza.
É o método mais simples e económico, mas alguns fabricantes desaconselham, por considerá-lo quimicamente agressivo e, portanto, potencialmente perigoso para a confiabilidade do automóvel a longo prazo.
Com varredura
Faz-se com um líquido de limpeza específico, com o motor a funcionar enquanto o líquido faz efeito nos injetores.
Ao não se diluir é normalmente mais eficaz do que os líquidos com aditivos. A desvantagem deste sistema é que existe um risco maior de danificar os injetores durante o processo.
Tudo isto para evitar, então, problemas nos injetores. E quais são os sinais que os indicam?
Problemas nos injetores: 5 sinais que algo se passa
Perda de potência
A perda de potência do carro pode ter várias causas, e uma delas são possíveis problemas nos injetores, que impedem o motor de trabalhar como deve ser ao provocarem inconsistências na injeção de combustível.
Em casos mais severos, o carro pode acabar por não ir a lado nenhum por causa dos injetores.
Consumo excessivo de combustível
O consumo do carro é mais um problema que pode ter várias causas além de problemas nos injetores.
Quando os injetores falham e afetam a mistura de ar/combustível que é admitida pelo motor, fazendo com que muitas vezes seja inserido demasiado combustível na câmara, é natural que o carro acabe por consumir mais.
Sente-se cheiro a combustível
Os injetores têm de lidar com alguma pressão, o que pode fazer com que eventualmente haja uma fuga de combustível, que acaba por emitir o cheiro.
Para se poder certificar de que este é um problema nos injetores basta ver se estes estão húmidos depois de ter sentido o cheiro. A fuga pode também causar o consumo excessivo e a perda de potência.
No entanto, sentir o cheiro a combustível não é normal. Sempre que o sentir deve, o mais depressa possível, tratar do assunto para não pôr em causa a sua segurança e a de outros automobilistas.
Emissão de fumo preto
Quando vê que está a sair fumo preto do escape, é provável ser devido a uma falha no sistema de injeção, que pode ter a ver com problemas nos injetores. O fumo deve-se à entrada excessiva de combustível na câmara de combustão, que afeta a mistura ar/combustível.
Este é um problema que não pode ser ignorado, pois além de ter problemas no carro, está sujeito a levar uma multa que vai dos €120-€600 devido à poluição causada.
Luz do motor acende
Sendo parte do sistema de injeção eletrónica, e sendo elementos eletromecânicos, os injetores estão, até certo ponto, a ser controlados pelo carro em si, que nos acende a luz do motor quando deteta que algo se passa com eles.
No entanto, esta luz também acende quando algo se passa com outros elementos do carro, e o melhor é ir ao mecânico quando a vê.
O facto de estarem sujos implica pior rendimento e maior gasto de carburante devido à obstrução que se produz por causa das impurezas do combustível.
Com efeito, os injetores são peças fundamentais no bom rendimento do nosso veículo e devemos mantê-los em bom estado para evitar possíveis problemas no futuro.