Antes de ficar a conhecer os principais sintomas de sinusite, importa perceber em que é que, afinal, consiste em problema de saúde.
O que é a sinusite
A sinusite caracteriza-se por uma inflamação dos seios nasais e pode resultar tanto de uma infeção viral, bacteriana ou fúngica, de uma alergia ou até de uma alteração do sistema imunológico.
Existem quatro tipos de sinusite:
- sinusite aguda, nos casos em que o problema tem a duração de menos de 4 semanas;
- sinusite sub-aguda, nas situações em que os sintomas se mantêm entre 4 a 12 semanas;
- sinusite crónica, para casos em que os sintomas persistem por mais de 12 semanas;
- sinusite recorrente, para as situações em que sofre quatro ou até mais episódios de sinusite por ano.
É importante perceber que uma pessoa que tenha uma sinusite alérgica pode vir a desenvolver uma bactéria devido à obstrução do muco nos seios nasais.
Além disso, as sinusites bacterianas mal curadas podem vir a evoluir para sinusite crónica.
Sintomas de sinusite
Cada pessoa pode reagir à sinusite de forma diferente, mas é possível elencar os sintomas de sinusite mais recorrentes. Ora, veja os mais comuns.
- Congestão nasal.
- Corrimento nasal.
- Muco ou pus nas vias respiratórias.
- Dor de cabeça forte.
- Dor no rosto que atinge o maxilar.
- Dor à volta dos olhos.
- Pressão na cabeça.
- Ouvidos entupidos.
- Mau hálito.
- Dificuldade em apurar o paladar e o olfato.
- Dor ao pressionar os seios nasais.
- Febre.
- Dificuldade em respirar.
Na maioria dos casos, a sinusite acaba por desaparecer ao fim de cerca de 10 dias. No entanto, nos casos mais agudos, deve consultar o seu médico para um correto diagnóstico e respetivo tratamento, uma vez que pode ser necessário recorrer até a antibióticos.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com os sintomas de sinusite (que indica também o tipo sinusite em causa).
No caso de sinusites não bacterianas, geralmente basta a limpeza dos seis nasais com soluções salinas próprias para o efeito. No caso de existir dor, pode também administrar-se um medicamento via oral. Exemplos de medicamentos: benuron, brufen, nimed.
No caso de sinusite bacteriana, aí já é quase sempre necessário recorrer a tratamentos mais específicos como antibióticos.
Existem pessoas que tomam antihistamínicos para o alívio dos sintomas de sinusite. No entanto, não existem evidências que mostrem que a toma deste medicamente faça efetivamente algum efeito.
Cada caso é diferente e deve por isso ser analisado como tal, daí que seja muito importante que faça visitas regulares ao seu médico para um correto diagnóstico.