O acidente vascular cerebral ou AVC é a principal causa de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.
De acordo com a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Portugal é, na Europa Ocidental, o país com a mais elevada taxa de mortalidade, sobretudo na população com menos de 65 anos de idade. Saiba reconhecer os sintomas do AVC.
O que é um AVC?
O AVC, popularmente conhecido também como trombose, resulta de uma falha na circulação do sangue que, através da oclusão ou rotura de artéria, provoca lesões nas células cerebrais e estas morrem ou deixam de funcionar normalmente.
O sangue leva nutrientes essenciais e oxigénio para o cérebro e essa circulação é interrompida. Este estado tem tratamento eficaz desde que seja detetado até 3 horas após o início dos sintomas do AVC.
5 sintomas do AVC
- Dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo, pode ser um braço, perna ou parte inferior da pálpebra descaídos, ou a boca torta e salivante
- Fala arrastada ou dificuldade em encontrar palavras ou discurso sem sentido
- Visão subitamente enublada ou perda de visão
- Confusão
- Forte dor de cabeça
4 perguntas para reconhecer os sintomas do AVC
- A pessoa consegue sorrir?
- Tem a boca ou um olho descaído?
- A pessoa consegue levantar os braços?
- Consegue falar com clareza e entender o que lhe dizem?
Se reconhecer algum destes sintomas do AVC, ligue imediatamente o 112. A intervenção médica especializada é fundamental para o tratamento e recuperação do doente. Não recorra ao hospital pelos seus próprios meios!
Veja também:
- Cancro do pâncreas: sintomas
- Tudo sobre as doenças cardiovasculares
- O ABC dos sintomas de gravidez
- 3 exames ao estômago que deve conhecer
- 5 sintomas de ataque cardíaco
- 7 dores no corpo que não pode ignorar
- Matricária: a planta milagrosa para as enxaquecas
- Bom colesterol vs Mau Colesterol
- 7 sintomas dos homens que não devem ser ignorados