Encontrar sintomas de embraiagem queimada é algo relativamente fácil. Difícil é, no entanto, praticar diariamente um estilo de condução que não coloque em causa a preservação e o bom funcionamento deste componente.
A embraiagem é algo fundamental num carro, uma vez que esta conecta e distribui a potência e força do motor à caixa de velocidades, transferindo, assim, o movimento às rodas. Como tal, é essencial utilizá-la de forma cuidadosa.
Para além disso, a embraiagem é uma peça de utilização de uso quase constante. Por isso, caso tenha um tipo de condução menos cuidada, esta poderá entrar rapidamente em desgaste.
Na verdade, são os determinados hábitos inadequados da condução que condicionam o correto funcionamento da embraiagem e fazem acelerar o momento de substituí-la. Para além disso, sobre esta matéria, saiba que a embraiagem é uma das peças mais caras e mais complexas de instalar num automóvel.
Em média, os fabricantes aconselham a substituição de uma embraiagem nova a partir dos 150 mil quilómetros percorridos. Apesar de ser apenas uma estimativa mecânica, existem variáveis que podem aumentar ou diminuir estes valores. Desta forma, e construtoras à parte, o ideal será perceber quais os cuidados a aplicar nos hábitos da condução que possam auxiliar, e prolongar, o ciclo de vida útil desta peça.
Sintomas de embraiagem queimada a que deve estar atento
O uso da embraiagem em demasia, particularmente em situações de desníveis de piso ou manobras mais demoradas, resulta num sobreaquecimento da embraiagem e consequentemente um odor a amianto caraterístico da mesma. Porém, estes não são os sintomas de embraiagem queimada mais problemáticos.
Na verdade, existem alguns feedbacks que cada condutor consegue facilmente detetar ao volante. Assim, percebe se a embraiagem está a funcionar em perfeito estado de utilização.
Conheça, então, alguns.
Carro treme com o aumento da velocidade
Se o carro começa a tremer consoante aumenta de velocidade, estará perante um dos sintomas de embraiagem queimada.
Um carro que “soluça” ou trepida durante a fase de aceleração pode, na prática, traduzir que o prato ou disco da embraiagem pode estar queimado ou desgastado.
Pedal da embraiagem duro
Outro dos sintomas de embraiagem queimada mais comuns reside na própria sensação do condutor ao pisar o próprio pedal da embraiagem. Se ao conduzir, sentir o pedal da embraiagem duro ou menos suave do que o normal, poderá demonstrar que a embraiagem possa estar comprometida.
Outro dos sintomas de embraiagem queimada mais comuns reside na própria sensação do condutor ao pisar o pedal. Se ao conduzir sentir o pedal da embraiagem duro ou menos suave, pode significar que a embraiagem está comprometida.
Pedal da embraiagem com folga
Se der conta que o seu automóvel começa a mover-se quando apenas o pedal da embraiagem está muito levantado, ao invés de o fazer no início da sua elevação, então pode ser indicação de desgaste do pedal da embraiagem.
Dificuldade ao engrenar as mudanças
Outro método simples de identificar uma embraiagem queimada passa por avaliar se sente resistência ao trocar as velocidades. O mais comum nesta sensação traduz-se na forma como engrena a primeira mudança e a marcha atrás.
Caso a embraiagem não esteja, de facto, queimada, então é muito provável que este tipo de engrenagens conflituosas assumam uma parte da equação do problema.
Embraiagem ruidosa e deslizante
Uma embraiagem queimada ou desgastada pode ser percetível através de ruídos provenientes da mesma. Se o carro fizer ruídos, perder força ou derrapar as rodas durante uma subida, por exemplo, pode estar perante um cenário de desgaste da peça.
O mesmo pode identificar-se facilmente através de um característico cheiro a amianto queimado, correspondente ao disco de embraiagem, que se sente dentro e fora do veículo.
Altas rotações
Outro dos sintomas está relacionado com as rotações do motor. Se estiver a viajar a uma velocidade constante e reparar que o mostrador de rotações por minuto indica valores mais elevados do que o normal, o mais indicado será verificar se a embraiagem está a funcionar corretamente.
Pode fazê-lo, por exemplo, analisando os outros sintomas acima mencionados.
Como precaver a embraiagem queimada
O desgaste da embraiagem é compreensível, dado o passar do tempo da sua utilização. Por outro lado, há determinados cuidados recomendados para precaver o seu desgaste extremo, levando a uma embraiagem queimada que pode culminar na necessidade de substituição, por exemplo.
Conheça, por isso, alguns:
- Evitar descansar o pé sobre o pedal de embraiagem. Esta ação contribui para o prematuro desgaste do componente e, para além disso, leva ao aquecimento e ineficácia de funcionamento do pedal;
- Não largar a embraiagem de forma repentina. Assim evita engrenagens bruscas;
- Não pisar o pedal da embraiagem quando o carro está parado. Desta forma evita o esforço das peças e dos componentes;
- Evitar utilizar mudanças elevadas quando a velocidade não o justifica; Para além de gastar muito combustível, esta ação contribui para o desgaste do pedal da embraiagem;
- Iniciar a condução com a primeira mudança engrenada e ir trocando para as seguintes, respeitando a ordem natural da caixa de velocidades manual;
- Respeitar os limites de peso dos fabricantes, uma vez que um veículo com carga elevada pode exigir um desgaste superior da caixa de velocidades e, consequentemente, da embraiagem;
- Evitar arranques bruscos e reduções de mudanças bruscas.
O que fazer em caso de embraiagem queimada
Mesmo seguindo os conselhos acima listados, poderá chegar o momento em que a substituição do kit de embraiagem seja periodicamente exigida pelo fabricante do automóvel. Para além disso, a relação entre o número de quilómetros percorridos e o tipo de uso da embraiagem pode também condicionar o momento da sua substituição. Este fator cabe, sobretudo, à perceção de cada condutor.
A substituição pode ser feita numa oficina especializada. Embora existam peças cujos materiais são mais resistentes e vocacionados para condutores que acarretam um estilo de condução mais desportivo e exigente, esta pode ser uma aposta mais eficaz para prolongar o uso e a performance da embraiagem.
Assim, esta é, sem dúvida, uma alternativa mais dispendiosa, mas pode ser uma solução para todos os condutores que percorrem ambientes citadinos com grande recurso da caixa de velocidades, seja manual ou automática.