É o local onde passamos a maior parte do tempo; onde temos que lidar com todo o tipo de pessoas e gerir relações com superiores, pares, clientes e fornecedores. Não admira que aconteçam as situações mais embaraçosas. Contamos-lhe algumas das histórias mais embaraçosas que podem ocorrer no local de trabalho.
As piores histórias vividas no local de trabalho
Discutir o código de vestuário da empresa
Pode ser muitíssimo constrangedor discutir o código de vestuário da empresa, sobretudo se entre os elementos da equipa um deles estiver totalmente desenquadrado em relação ao pretendido. Será necessária muita sensibilidade para conseguir ser assertivo sem ferir susceptibilidades!
Destruição de equipamento da empresa
Imagine que transporta consigo equipamento da empresa; e que esse equipamento é valioso… agora imagine que ao pousá-lo, o parte. E que a peça não é de fácil substituição. Como enfrentar o seu responsável para lhe contar o sucedido? Já sabe: com o material da empresa, todo o cuidado é pouco!
Atividades de team building
Reforçar o espírito de equipa é essencial ao bom funcionamento das organizações, mas há que ter critério na escolha das atividades de team building a implementar. É fundamental que sejam escolhidas de acordo com o perfil dos colaboradores e os objetivos da atividade; se possível, deve evitar-se tópicos como religião ou política!
Limpeza fora de horas
Tem um grande evento a acontecer e tudo está preparado para receber os clientes da sua empresa; é suposto sentirem que entraram num lugar especial, em que tudo foi preparado para os receber. Mas eis que chega o responsável pela manutenção do espaço e começa a passar uma esfregona mesmo por cima dos pés dos convidados…!
Improvisação num grande evento
A organização de grandes eventos está sempre associada a uma certa dose de imprevisibilidade. Quando esses eventos envolvem contar com os contributos de outros para falar em público, pior ainda! Uma das piores situações que pode enfrentar é solicitar o apoio de alguém da plateia, e essa pessoa aceitar o microfone apenas para dizer que não está disponível para dar o seu testemunho.
Ser convidado para um café por um cliente da empresa
Uma das situações mais embaraçosas que pode acontecer é estar a atender um cliente da empresa e mesmo que mantenha uma postura estritamente profissional e que esteja focado na venda do produto, este fazer com que a conversa resvale para o lado pessoal. Saiba ser assertivo e reposicionar-se na interação com o cliente!
Veja também: