Share the post "ŠKODA Enyaq iV: um SUV elétrico acessível com detalhes de luxo"
O ŠKODA Enyaq iV é o novo SUV 100% elétrico da fabricante. É com este modelo que a fabricante checa tenta marcar uma posição não só no segmento C, mas também no mercado dos elétricos.
E a receita está lá. Este é o primeiro modelo da marca baseado na plataforma MEB, um conceito desenvolvido pelo Grupo Volkswagen com vista a potenciar a utilização da componente elétrica nos automóveis.
Este SUV conta com cinco motorizações e uma autonomia impressionante: 510 km. Para além disso, precisa apenas de 40 minutos para atingir 80% da carga total.
Com um visual arrojado, este carro futurista conta também com um interior repleto de detalhes e focado na sustentabilidade ambiental.
No ano em que a fabricante checa comemora os seus 125 anos, este é considerado como um novo recomeço para a marca.
Fique agora a conhecer 10 coisas sobre o Enyaq iV, o 1º ŠKODA 100% elétrico.
ŠKODA Enyaq iV: o que deve saber sobre o novo suv elétrico
1. Porquê ŠKODA Enyaq?
Enyaq tem como base o nome irlandês ‘enya’, que significa “fonte de vida”. Por sua vez, Enya deriva da palavra gaélica irlandesa “Eithne”, que significa “essência”, “espírito” ou “princípio”.
A ŠKODA queria marcar a entrada na nova era da mobilidade elétrica, pelo que a palavra que significa “fonte de vida” parecia a palavra ideal.
Com o mote “Movidos pelo espírito inventivo – ideias inteligentes desde 1895”, a marca quis apostar num nome fácil de pronunciar e que transmitisse o caráter autêntico e cheio de personalidade deste seu novo modelo.
Este nome é ainda semelhante aos dos restantes SUV da marca – Kodiaq, Karoq e Kamiq – sendo que o “E” no início do nome remete para a mobilidade elétrica e o “Q” para as virtudes de um SUV.
2. A plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen
A plataforma modular elétrica (MEB) foi desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, especificamente para automóveis elétricos.
O objetivo passa por explorar todo o potencial da tecnologia elétrica com vista a desenvolver automóveis mais versáteis, seguros, com maior autonomia e conforto.
E o que é que isto significa? Significa desenhar uma base perfeita, como, por exemplo através da alteração da distância entre eixos para uma colocação dos motores elétricos diretamente nos eixos, ou a criação de uma bateria personalizada para as necessidades do condutor.
O Enyaq iV vai partilhar a plataforma com o “irmão” ID.4 da Volkswagen.
Embora este último ainda não tenha sido formalmente apresentado, já é possível saber que o Enyaq iV se destaca por ser esteticamente mais apelativo, com um design bastante mais arrojado.
3. O design exterior e a “Crystal Face”
O Enyaq iV tem um design exterior verdadeiramente futurista, dinâmico e elegante.
Por ser um automóvel baseado na plataforma MEB, este a carroçaria é mais alta. Contudo, o seu aspeto não deixa de ser harmonioso porque a maior distância entre eixos compensa visualmente esta diferença.
O SUV checo tem 4,649 metros de comprimento, 1,879 metros de largura, 1,616 metros de altura, e 2,765 metros entre eixos.
De lado destaca-se a linha do tejadilho inclinada que confere um aspeto bastante desportivo ao automóvel, e as jantes de 18 a 21 polegadas.
A grelha frontal fechada é o elemento de destaque. A denominada “Crystal Face” utiliza 130 lâmpadas LED para iluminar toda a grelha, numa verdadeira afirmação de irreverência.
4. O interior espaçoso e os seus detalhes
O mote “Simply Clever” da marca continua a fazer-se sentir neste modelo.
Com um aspeto minimalista, este automóvel está equipado com materiais sustentáveis como as capas dos bancos com uma percentagem de 40% de lã nova e 60% de poliéster de garrafas PET recicladas, ou a utilização de couro produzido com base num extracto de folhas de oliveira em vez de produtos químicos.
A consola central pode ser ajustada em dois níveis para proporcionar mais espaço no habitáculo.
Confortável e espaçoso, a bagageira deste automóvel tem espaço para 585 litros e conta com um raspador de gelo com medidor do piso do pneu, redes de retenção de objectos, fundo falso ajustável e, ainda, abertura elétrica.
Mas estes não são os únicos detalhes deste automóvel. Este modelo conta com um compartimento para o guarda chuva em ambas as portas dianteiras (que inclui um guarda-chuva na porta do condutor) e mesas retráteis embutidas nos encostos dos bancos dianteiros.
Tudo a pensar na máxima comodidade para os ocupantes do veículo.
5. As cinco motorizações elétricas do ŠKODA Enyaq iV
O Enyaq iV estará disponível em cinco motorizações, com três packs diferentes de baterias:
- o Enyaq 50 iV conta com um motor traseiro de 109 kW e 148 cavalos, tração traseira, um binário máximo de 220 Nm e com uma bateria elétrica de 55 kWh com autonomia até 340 km. Vai de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos.
- o Enyaq 60 iV tem um motor de 132 kW e 180 cavalos, um binário máximo de 310 Nm, e atinge os 100 km/h em 8,7 segundos. A sua bateria elétrica de 62 kWh permite percorrer até 390 km.
- o Enyaq 80 iV, tem uma potência de 150 kW ou 204 cavalos, um binário de até 310 Nm, e atinge os 100 km/h em apenas 8,5 segundos. A autonomia prevista de 510 km é o grande destaque. Para isto contribui o pack de baterias de 82 kWh.
- o Enyaq 80x iV tem potência às quatro rodas pois conta com um outro motor eléctrico no eixo dianteiro. A potência combinada dos dois motores é de 195 kW e 265 cavalos, com um binário máximo de 425 Nm. A autonomia situa-se nos 460 km.
- o Enyaq iV RS tem também autonomia de 460 km e tracção a dois eixos. Contudo, esta que é a versão mais potente conta com um motor elétrico de 225 kW, 306 cavalos e 460 Nm de binário máximo. Os 100 km/h são atingidos em apenas 6,2 segundos. Ao contrário das restantes versões, cuja velocidade máxima é de 160 km/h, esta versão tem como velocidade máxima 180 km/h.
De seguida apresentamos um resumo da informação relativa às motorizações do ŠKODA Enyaq iV:
Versão | Enyaq 50 iV | Enyaq 60 iV | Enyaq 80 iV | Enyaq 80x iV | Enyaq iV RS |
Potência | 109 kW (148 cavalos) | 132 kW (180 cavalos) | 150 kW (204 cavalos) | 195 kW (265 cavalos) | 225 kW (306 cavalos) |
Binário | 220 Nm | 310 Nm | 310 Nm | 425 Nm | 460 Nm |
Autonomia | 340 km | 390 km | 510 km | 460 km | 460 km |
Tração | 4×2 | 4×2 | 4×2 | 4×4 | 4×4 |
Velocidade máxima | 160 km/h | 160 km/h | 160 km/h | 160 km/h | 180 km/h |
6. O carregamento
O ŠKODA Enyaq iV pode ser carregado de três formas distintas:
- em casa, numa tomada normal com 2,3 kW;
- em casa, numa wall box de até 11 kW, onde o carregamento demora entre seis e oito horas, dependendo do tamanho da bateria;
- na rua, em postos de carregamento rápido com uma potência de 125 kW, onde a bateria atinge os 80% de carga total em apenas 40 minutos.
Considerando que o carregamento em casa através de uma wall box é o ideal, a marca checa disponibiliza três versões de wall box ŠKODA iV.
A wall box ŠKODA iV é a versão base. O ŠKODA iV Charger Connect é a versão intermédia e já conta com ligação LAN e Wi-Fi para um controlo remoto do carregamento através da app ŠKODA Connect.
O ŠKODA iV Charger Connect+ já conta com uma ligação 4G e está equipado com um medidor de eletricidade certificado.
7. O sistema de infoentretenimento
O painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas, permite consultar as informações mais relevantes em quatro layouts diferentes. É o que a marca designa por Cockpit Digital.
Este sistema conta ainda com um ecrã táctil de 10 ou 13 polegadas, o maior alguma vez colocado num automóvel ŠKODA, sendo que este pode ser controlado por gestos ou por voz através do assistente de voz digital – Laura.
8. Os sistemas de apoio à condução
A segurança é uma das grandes preocupações da ŠKODA.
Para tal, o novo Enyaq iV está equipado com o sistema Travel Assist que inclui vários equipamentos de segurança.
O Travel Assist monitoriza o trânsito e tem a capacidade de parar e fazer arrancar o carro de forma automática, manter o carro na faixa, seguir outros carros em situações de fila e mostrar a situação do trânsito em redor num display colocado na frente do carro.
Está, ainda, equipado com o Cruise Control Preditivo com leitor de sinais e o Emergency Assist que desacelera o carro e ativa as luzes de advertência de perigo ao detetar que o condutor não tem as mãos no volante.
De destacar também o sistema de segurança com alerta de colisão, criado para evitar sinistros com outros veículos e peões, seja em circulação, seja ao sair de um local de estacionamento, através da recolha de informação por partes dos sensores do veículo e visão panorâmica de 360 graus.
9. Quanto custa cada uma das versões?
Embora existam cinco versões para este modelo, ao nosso país deverão chegar apenas quatro. Não é expectável que a versão 80x seja comercializada em Portugal
Contudo, os preços para as quatro versões que vão chegar ao nosso país, são:
- Enyaq iV 50: 34.990 euros;
- Enyaq iV 60: 39.000 euros;
- Enyaq iV 80: 45.000 euros;
- Enyaq iV RS: 55.000 euros.
10. Quando chega ao mercado português?
Lançado no dia 1 de setembro de 2020, este modelo chegará ao mercado português já no próximo ano.