A questão impõe-se: Smartphone ou tablet? Se não tem computador, pode valer a pena investir num tablet… por outro lado, os smartphones fazem quase tudo o que um tablet faz e são mais fáceis de transportar.
Há muitos aspetos a considerar quando se trata de escolher entre um smartphone ou um tablet: o sistema operativo, a capacidade ou a marca são alguns deles.
Contudo, na verdade, as questões que deve colocar antes da compra são: quem é que o vai usar, para quê, onde e quanto pode gastar.
Para o ajudar nesta escolha, listamos algumas das diferenças entre os dois equipamentos.
Smartphone ou tablet? 7 coisas a considerar
- Os tablets são portáteis e os telemóveis são transportáveis. Parece o mesmo mas não é. Os smartphones cabem em qualquer bolso e por isso são mais usados em movimento: nos transportes, na escola, no escritório, na sala de espera do consultório, em casa, etc. Já os tablets são mais usados em casa ou em ambiente profissional. Smartphone ou tablet? Depende das necessidades diárias.
- Habitualmente, os smartphones são equipamentos mais pessoais e orientados para um tipo de utilização algo diferente dos tablets. Os tablets são equipamentos criados mais para o consumo de informação e entretenimento e acabam por ser partilhados com o cônjuge ou com os filhos.
- Se pretende ouvir música, o smartphone é mais indicado pelo seu tamanho e facilidade de transporte. Já os tablets, graças ao seu visor de maiores dimensões, são ideais para ver vídeos, filmes, jogos ou para ler. Contudo, é possível fazer tudo nos dois equipamentos.
- Ambos permitem tirar fotografias de qualidade, todavia, uma câmara quer-se à mão a qualquer momento assim, também aqui, o smartphone pode estar vantagem porque anda sempre consigo. Além disso, é mais discreto, prático e descomplicado. E colocar um tablet na ponta de um selfie stick pode dar mau resultado, não é?
- Um ecrã maior representa, geralmente, melhores características técnicas, como processadores mais rápidos, melhor resolução ou maior duração da bateria. Este é um ponto que pode beneficiar bastante os tablets… porém, hoje em dia, já há smartphones com características técnicas bem superiores a alguns tablets. Smartphone ou tablet? Depende do uso que lhe quer dar!
- Se apenas usa o seu computador para pequenas tarefas como ver filmes e séries, navegar nas redes sociais e pouco mais considere investir num tablet. É mais leve, mais fino, mais prático e a bateria pode durar até dez horas. Como funciona apenas por toque, se precisar escrever textos longos, pode optar por juntar um teclado. Nós já fizemos uma lista com os melhores teclados para tablets.
- Por fim, o preço. Hoje em dia já consegue comprar um tablet pelo mesmo preço que compra um smartphone. Naturalmente, com características técnicas ajustadas ao valor mas, já sabe, tudo depende da utilidade que lhe vai dar. Para pequenas consultas online, não faça um grande investimento. Se precisa de um tablet para apresentações profissionais, por exemplo, invista num maior e melhor.
Veja também: