Há um tempo limite para que vejam as suas fotos ou vídeos. Depois desse tempo… acabou! Já não há mais fotos nem vídeos para ninguém! Sabe como funciona o Snapchat? É uma das redes sociais mais interessantes do momento e parece ter chegado para ficar. Ou nem sequer reparou que o jornal Expresso, por exemplo, usou o Snapchat para cobrir as últimas legislativas? Ficou curioso? Então vamos lá saber como funciona o Snapchat. Mas primeiro…
O que é o Snapchat?
O Snapchat é uma aplicação de troca de mensagens, fotos e vídeos muito parecida ao Whatsapp com uma particularidade: os ‘snaps’ – fotos ou vídeos – são instantâneos. São gravados e enviados na hora, sem direito a qualquer edição. O que parece ser a mais-valia desta aplicação é o facto de ser obrigatório definir o tempo em que a mensagem será visível no ecrã do destinatário. O mínimo é um segundo e o máximo 10. Depois disso, as fotos/vídeos serão automaticamente “apagados” do telemóvel do destinatário. É apenas possível adicionar algum texto, alguns efeitos rudimentares, emojis, hora local e desenhos de mão livre.
É preciso criar uma conta?
Sim, é. Depois de fazer o download da aplicação, é necessário criar uma conta onde lhe pedem o seu e-mail, uma palavra-passe e a data de nascimento. Depois é só criar um nome de usuário e verificar o número de telefone – poderá ser feito por chamada ou sms.
Para quem posso enviar snaps?
Assim que tiver o seu login, só precisa de começar a adicionar amigos. Para isso, tem de clicar no símbolo com uma pessoa e um sinal + (é fácil perceber a simbologia). O snapchat verificou o seu número de telemóvel, lembra-se? O que ele faz é perceber na sua base de dados se algum dos seus amigos da agenda de contactos está registado na aplicação e automaticamente deixa-os disponíveis para serem adicionados.
Estou pronto para começar a partilhar fotos. Mas… como?
A partir do momento em que tem amigos para quem enviar fotografias e vídeos, sempre que abre a aplicação, o primeiro ecrã que aparece é uma máquina fotográfica. Há a possibilidade de ligar ou desligar o flash e utilizar a câmara traseira ou frontal. Se clicar no circulo uma só vez, ele tira uma fotografia. Se o mantiver pressionado, automaticamente passa a modo de vídeo e começa a gravar.
Depois desta fase, pode desenhar por cima da foto e do vídeo, escrever, colar bonecos…
Quando estiver pronto, é só enviar.
Este é o momento de escolher para quem enviar. Os seus contactos aparecerão no ecrã e é só escolher.
Posso ficar com a fotografia guardada no meu telemóvel?
Sim. Isso é possível. Basta clicar no símbolo que aparecerá ao lado do tempo (parece um envelope incompleto).
O destinatário só pode ver a fotografia uma vez?
Normalmente sim. A não ser que, no momento do envio, opte pela funcionalidade História (o símbolo é o de uma folha com um sinal +). Neste caso, a fotografia ou vídeo ficam disponível durante 24 horas e o destinatário pode visualizá-la quando e as vezes que quiser.
Por vezes, o destinatário também pode selecionar um snap e revê-lo. Mas isso só é possível uma vez a cada 24 horas. Imagine que recebeu um snap do Manuel, da Maria, da Paula e da Eugénia. Pode escolher rever um deles mas, depois, pode esquecer as revisões durante as próximas 24 horas!
Como é que sei que um amigo meu me enviou um snap?
Vai receber uma notificação. Assim que abrir a aplicação, atrás do nome de utilizador do seu amigo aparecerá um quadrado rosa (se for uma fotografia) ou roxo (se for um vídeo). Para qualquer uma das situações, basta manter o dedo sobre o ecrã para que a mensagem chegue na totalidade.
Veja também: