Share the post "Só no primeiro semestre de 2014, cada português pagou mais 74 euros ao fisco"
O fisco continua a ir buscar aos impostos pagos pelo contribuinte grande parte da almofada financeira necessária para gerir a contenção do défice público.
Segundo notícia avançada hoje, cada contribuinte pagou, em média cerca de 1.644 euros em impostos ao fisco, isto só no primeiro semestre deste ano. Os dados revelados pelo jornal Diário de Notícias revelam que só em IRS, o total cobrado atingiu os 527 euros. Se compararmos estes números com os do ano passado, percebemos que, em média, o fisco foi buscar mais 74 euros a cada contribuinte.
Austeridade não abranda
Numa altura em que a Troika já deixou o país e o clima económico começa a sentir algumas melhorias, ainda se verificam aumentos nos impostos, deixando os portugueses sem margem de manobra para ter alguma folga orçamental, depois de toda a austeridade implementada nos últimos anos.
Analisando os números, o Governo revela que “a receita fiscal líquida acumulada do Estado ascendeu a 17.129 milhões de euros, o que representa um aumento expressivo de 711 milhões face ao montante cobrado em igual período de 2013”, adiantando ainda que se verificou “uma subida de 4,3% que superou o objetivo do Orçamento do Estado”.
Em suma, pode comparar-se que o valor acumulado de impostos de Janeiro a Junho de 2013 foi de 1.570 euros per capita, contra 1.644 euros no mesmo período este ano.
Veja também: