Quando se pensa em dividir um espaço de trabalho com outras pessoas – ou seja, trabalhar em openspace – os primeiros pensamentos que nos assaltam são: que privacidade e que espaço de trabalho individual irei ter? Como fazer para se preparar para contornar os obstáculos que podem afetar a sua liberdade e o seu desempenho profissional? Se trabalha num espaço amplo, partilhado com outros funcionários, siga estas dicas para sobreviver ao openspace.
Como sobreviver ao openspace
Existem acessórios de secretária e estratégias de organização que podem ajudá-lo a maximizar o seu espaço e fazer com que o sinta, realmente, como o “seu espaço de trabalho”, usufruindo de todas as vantagens de conviver todos os dias com outros “coworkers”.
1. Use headphones
Num ambiente ruidoso e com movimento à volta, uns headphones para ouvir as suas escolhas musicais podem ser uma ajuda para encontrar o foco e a criatividade no meio do caos.
2. Acrescente positividade ao espaço
Para sobreviver ao openspace, é fundamental materializar e tornar visível a sua boa atitude. Espalhe pequenos cartões com lembretes dirigidos a si mesmo para não se esquecer das suas próprias qualidades. Encontre exemplos de cartões na Ban.do.
3. Anexe prateleiras à sua secretária
Deste modo, vai ficar com gavetas extra e consequentemente mais espaço de armazenamento. Pode encontrá-las no IKEA.
4. Obtenha uma bandeja de papel personalizada
Evite o cenário de se ver afogado em papelada, ao ponto de não conseguir ver a sua secretária de trabalho. Invista numa bandeja para papéis para evitar espalhar documentos por todo o lado. Experimente uma bandeja especialmente bonita, com a qual se identifique. Por exemplo, esta da Rachel George.
5. Arranje uma sapateira
A cultura dos novos espaços partilhados de trabalho, em que pululam as start-ups, normalmente implica um look casual; no entanto, para aquela reunião com um parceiro mais tradicional, convém levar uns sapatos mais formais. Se costuma mudar de calçado no trabalho, nada pior do que espalhar os seus sapatos debaixo da secretária.
Mantenha o seu calçado organizado para sobreviver ao openspace e transmitir sempre uma imagem de organização. Normalmente, um organizador de sapatos – como este da Home Depot – tem capacidade para cerca de 30 pares de calçado.
6. Obtenha acessórios 2 em 1
Num ambiente em que a palavra de ordem é poupar espaço, nada como ter acessórios que sirvam para várias coisas em simultâneo. Por exemplo, porque não adquirir um carregador de iPhone que também serve como copo para guardar canetas?
7. Use a parede
Se tiver acesso a uma parede, porque não usá-la de forma a guardar alguns objetos? Pendure utensílios que lhe permitam armazenar coisas, como este da CB2.
8. Organize-se com caixas
Arranje caixas de empilhamento para ter o seu material de trabalho todo organizado e assim, melhor sobreviver ao openspace.
9. Use cestas de arame
As cestas de arame são um ótimo artigo para multi-tasking – excelentes para armazenar cadernos, revistas, livros, etc. e, além disso, podem ficar escondidos debaixo da sua mesa em vez de ocupar espaço por cima ou à sua volta.
10. Use divisores de gaveta
Organize-se com divisores de gaveta. Assim, saberá sempre onde encontrar o que precisa.
11. Faça pausas
Não hesite em sair do escritório para fazer telefonema, para fazer algum trabalho ou, simplesmente, dar um passeio para limpar a cabeça.
Em openspace, organize-se e desfrute da experiência!
Quando se partilha o local de trabalho, como vimos, há diversos cuidados a ter para que o seu dia-a-dia profissional seja o mais organizado possível. Seguir estas dicas permitir-lhe-á não apenas sobreviver, mas desfrutar do facto de estar a conviver diariamente com profissionais à frente de novos negócios e serviços. Faça networking, estabeleça parcerias e nunca perca o foco!
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