Normalmente, os recrutadores procuram candidatos com determinadas hard skills e soft skills.
As primeiras são o grupo das competências técnicas e conhecimentos específicos necessários para realizar uma determinada tarefa ou função.
As segundas, as competências pessoais, pertencem ao grupo dos requisitos comuns a quase todos os empregos. Ou seja, são as características que nos tornam “empregáveis” aos olhos de qualquer recrutador.
Em tempos de pandemia, o mercado de trabalho foi forçado a adaptar-se a uma nova realidade. Por isso, saiba, também, quais as mais valorizadas neste contexto.
Competências pessoais em tempos de pandemia
Em 2020, as medidas implementadas para a contenção da COVID-19 trouxeram várias alterações ao mercado de trabalho. As empresas tiveram que repensar e adaptar os seus modelos de negócio e os profissionais precisaram de adquirir novas competências.
Naturalmente, no grupo destas competências, há soft skills mais valorizadas em tempos de pandemia.
Em janeiro, no LinkedIn, foi publicada a pesquisa “The Most In-Demand Hard and Soft Skills of 2020” que elencou as cinco competências pessoais mais procuradas no mercado de trabalho em contexto de pandemia:
- Criatividade
- Persuasão
- Colaboração
- Adaptabilidade
- Inteligência emocional
A diferença entre hard skills e soft skills
As hard skills são competências adquiridas ao longo do percurso académico, estágios, formações ou através da experiência profissional. Estas competências são quantificáveis e podem ser facilmente definidas e avaliadas.
Mas nem sempre basta o conhecimento técnico e específico para conseguir um emprego ou ser promovido no trabalho. No mercado de trabalho, as competências pessoais vão ganhando cada vez mais importância. Por exemplo, a competência técnica não lhe servirá de nada se não for capaz de confiar nos seus colegas e trabalhar em equipa.
As soft skills são, assim, competências pessoais, muito mais difíceis de definir e avaliar. Essas competências incluem a capacidade de comunicação, de escuta e empatia, entre outras. E, pese embora a necessidade de conhecimentos técnicos, a maioria dos empregadores procura estas capacidades sociais em todos os candidatos ou colaboradores.
Continue a ler e saiba quais são as mais desejadas e valorizadas no mercado de trabalho. Siga também as nossas dicas e desenvolva as suas competências pessoais para a procura de emprego ou progressão na carreira.
O que são as soft skills
Tal como referido anteriormente, são os atributos pessoais de cada indivíduo, assim como os traços da personalidade, capacidades sociais e de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho.
Estas competências pessoais caracterizam a forma como um indivíduo interage no relacionamento com os colegas dentro e fora do ambiente de trabalho.
Diferentes das chamadas hard skills, envolvem as emoções e as intuições, ambas responsáveis pela capacidade de se expressar e interpretar os sentimentos de outra pessoa. Assim, são mais difíceis de aprender, pelo menos numa sala de aula tradicional, e, por isso, são também mais difíceis de medir e avaliar.
15 soft skills essenciais
- Atitude
- Comunicação
- Pensamento criativo
- Ética laboral
- Trabalho em equipa
- Networking
- Positividade
- Capacidade para tomar decisões
- Gestão do tempo
- Motivação
- Flexibilidade
- Resolução de problemas
- Pensamento crítico
- Resolução de conflitos
- Capacidade de adaptação a ambiente multicultural
Por que são tão valorizadas pelos empregadores?
É fácil de entender porque estas competências são tão valorizadas pelos chefes e empregadores em geral. Apesar das hard skills serem necessárias para a realização de um trabalho (afinal, se alguém é contratado para a vaga de padeiro, precisa de saber fazer pão), são as soft skills que vão garantir o sucesso do trabalho para a maioria dos empregados.
É necessário que os funcionários se relacionem, em determinados níveis, uns com os outros dentro do ambiente da empresa e a capacidade de tornar essa comunicação produtiva e harmoniosa é muito importante no resultado final de qualquer projeto, seja ele simples ou incrivelmente complexo.
Para além disso, outro motivo que faz com que sejam importantes é que são consideradas competências transferíveis. Ou seja, podem ser aprendidas através do convívio diário e torna qualquer pessoa num funcionário altamente adaptável a situações diferentes ou stressantes, por exemplo.
Pessoas que possuem estas competências, além de poderem utilizá-las em qualquer tipo de profissão e emprego, são ainda consideradas essenciais para a eficiência de uma empresa, principalmente aquelas voltadas para o público. Afinal, são necessárias várias destas capacidades para saber ouvir um cliente, identificar um problema e garantir a resolução do mesmo. Tudo isto de maneira educada e gentil.
5 Soft skills que deve incluir no CV
Comunicação
Todos os recrutadores procuram candidatos com fortes capacidades de comunicação. A comunicação refere-se à capacidade de transmitir claramente informação a outros. Assim, os empregadores querem colaboradores capazes de comunicar bem de forma escrita, verbal e não verbal.
Para além disso, parte de ser um bom comunicador, é também ser um bom ouvinte. Os profissionais precisam de ser capazes de entender as questões e preocupações dos seus clientes e ouvir as instruções do empregador.
Trabalho em equipa
Trabalhar em equipa é importante em qualquer trabalho. Se há projetos de grupo, é necessário dar-se bem com os outros colegas para levar o projeto a bom porto.
Se não há muitos projetos de grupo, o trabalho em equipa continua a ser importante, porque, para alcançar os objetivos da empresa, todos os colaboradores têm de estar alinhados na mesma estratégia organizacional. Ou seja, continua a precisar de se dar bem com os seus colegas.
Capacidade de análise
Esta competência refere-se à capacidade de entender, analisar e interpretar a informação, e tirar conclusões. Em qualquer emprego, o funcionário terá de avaliar situações e resolver problemas.
Os colaboradores precisam de um pensamento lógico para tomar decisões fundamentadas.
Ética
Os empregadores procuram candidatos que entendam e sigam as regras, que se orientem por princípios de honestidade, que sejam confiáveis e que atuem de forma profissional e responsável.
Conhecimentos de informática
Esta é, na sua génese, uma hard skill. Os requisitos são mais exigentes e pormenorizados no que toca a programadores, administradores de sistemas, engenheiros de software, etc., porque são profissões que exigem um conhecimento mais profundo e vasto na área das tecnologias de informação.
Mas a verdade é que cada vez mais surge o requisito “conhecimentos de informática na ótica do utilizador“. Ou seja, os recrutadores querem candidatos que saibam e que estejam à vontade para usar os programas comuns como o Microsoft Office, especialmente Word e Excel.
Qualquer outro, além destes, será sempre uma mais-valia.
5 soft skills para progredir na carreira
Atitude positiva
A atitude positiva não só o ajuda a si, como também irá motivar quem o rodeia. Profissionais com esta atitude são mais produtivos e eficazes porque colocam todo o entusiasmo no seu desempenho para atingir metas e objetivos.
Resiliência e capacidade de resolução de problemas
Mais uma das competências pessoais apreciadas nos profissionais de hoje. Não se foque no problema, mas sim na solução. É importante saber lidar com os obstáculos e fracassos e encontrar estratégias para vencer e soluções criativas sem perder a motivação.
Capacidade para trabalhar em equipa
É importante saber comunicar com os colegas e ter espírito de equipa para atingir resultados globais.
Capacidade de organização e gestão de tempo
Aprenda a definir metas e a estabelecer prioridades, planeie o seu tempo de trabalho para alcançar os resultados desejados. Escrever listas com as tarefas diárias são uma grande ajuda!
Flexibilidade
O mundo empresarial está em constante transformação, o seu sucesso profissional depende da sua preparação para se adaptar a novas realidades e projetos. Avance para os projetos novos com motivação e sem medos.