Share the post "4 conselhos para escolher o melhor software de gestão empresarial"
A transformação digital está aí, não há como negar. Afeta a forma como vivemos, pensamos e como nos relacionamos. E no contexto empresarial, esta é uma realidade altamente dinâmica, sem escapatória.
A tecnologia sempre foi uma aliada dos negócios – não só no aumento da produtividade e na otimização da gestão, mas também na competitividade e sucesso das empresas.
No contexto das PME, por exemplo, as soluções tecnológicas inovadoras são fatores chave para fazerem frente à concorrência das grandes empresas e, claro, para estarem mais próximas dos hábitos de consumo e necessidades dos clientes. Porém, é preciso dizê-lo, a transformação digital é um processo que começa nos recursos humanos e só depois passa para os processos empresariais, internos e externos.
No que se refere à gestão empresarial propriamente dita, e independentemente da dimensão das empresas, o segredo do sucesso passa pela adoção de soluções que visem reduzir custos operacionais, aumentar margens de lucro, reforçar a capacidade de gestão, melhorar o potencial de crescimento dos negócios.
A este respeito, há, atualmente, no mercado softwares de gestão empresarial que assumem a automação de processos vitais para as organizações, contribuindo para faturar, gerir compras e inventário, controlar contas correntes e tesouraria, responder às obrigações fiscais, monitorizar a evolução do negócio e dos indicadores de gestão. Mas como escolher o mais adequado para o seu negócio?
Como escolher o melhor software de gestão empresarial
1. Certifique-se de que o software responde às necessidades da empresa
O melhor software de gestão para a sua empresa é aquele que oferece o devido suporte às necessidades reais do negócio. Não valerá a pena ter um software com inúmeras funcionalidades se a maioria delas for irrelevante para a eficiência dos processos empresariais.
2. Analise se o software é de fácil compreensão e utilização
Outra das questões a considerar é se a utilização do software é intuitiva e de fácil compreensão. Apesar de não parecer um detalhe importante, importa frisar que plataformas de difícil operação podem atrapalhar a produtividade do negócio na sua globalidade.
3. Avalie a relação custo-benefício
Antes de contratar um software de gestão empresarial analise a relação custo-benefício desse investimento. Apesar de, nos dias que correm, este ser um ativo bastante valioso para qualquer negócio, é importante perceber se o valor do investimento total trará benefícios reais à empresa.
4. Analise o que lhe oferece em termos de segurança digital
Sabendo de antemão que um software de gestão empresarial lida com dados confidenciais – e tendo em consideração que o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) já está em vigor – é fundamental que se certifique de que o software escolhido garante a segurança desses mesmos dados. Verifique, por isso, junto da empresa responsável pelo software quais são as tecnologias de segurança associadas.
Primavera Jasmin: o software inteligente de apoio a pequenos negócios
Dirigido a PME, startups, empreendedores e freelancers, o Jasmin é um software de gestão empresarial 100% cloud, que utiliza mecanismos de Big Data e Machine Learning. Na prática reflete-se nas seguintes vantagens:
- Automatização de processos: recorrendo a Machine Learning, o Jasmin aprende como trabalha e agiliza o trabalho administrativo;
- Insights sobre o estado do negócio: interpretando a grande quantidade de dados, o Jasmin apresenta dicas que ajudam a tomar as melhores decisões;
- Previsão da evolução dos resultados: mecanismos de Inteligência Artificial permitem estimar os resultados que irá alcançar no futuro, com base no histórico.
Este software permite-lhe conhecer o seu negócio ao pormenor, além de automatizar processos que consomem tempo precioso aos recursos humanos. De entre as suas muitas funcionalidades, destacam-se:
- Gestão de compras e encomendas a fornecedores;
- Faturação e resposta às obrigações fiscais;
- Controlo de entradas e saídas de stock;
- Previsão de resultados e margem de lucro;
- Condução do negócio na direção certa;
- Comercialização dos produtos/serviços à escala global.
Utilizando modelos de Inteligência Artificial, o Jasmin organiza e interpreta os dados que circulam no sistema, alerta com insights sobre o desempenho atual e prevê a evolução futura. Tudo com mensagens dinâmicas no seu painel de controlo, de compreensão simples e rápida sobre áreas como Clientes, Inventário, Rentabilidade, Tesouraria e Objetivos. Ou seja, permite-lhe saber com detalhe:
Os resultados das vendas
O Jasmin mostra-lhe os clientes conquistados, os clientes mais rentáveis, os que deixaram de ser clientes ou os resultados das vendas e respetiva comparação com períodos anteriores.
O estado do inventário
Dá-lhe também informação sobre os artigos mais ou menos vendidos, as margens de lucro de cada artigo ou as saídas e entradas de stocks comparativamente a outros períodos.
As análises de tesouraria
Oferece-lhe também informação sobre os prazos médios de recebimento e pagamento, para que possa organizar o seu plano de tesouraria com rigor e sem surpresas.
O cumprimento dos objetivos
Disponibiliza-lhe ainda um ponto de situação relativamente ao cumprimento dos objetivos estabelecidos quanto às vendas, receitas, despesas ou resultados.
Quanto custa?
O Jasmin está disponível em três modalidades, devidamente certificadas pela AT.
1. Jasmin Express
Esta versão é gratuita durante um ano ou até valores de faturação de 30.000€ e tem as seguintes características:
- Sem limite de utilizadores;
- Faturação limitada a 30.000€, com o limite temporal de um ano;
- Software certificado pela Autoridade Tributária (AT);
- Resposta à fiscalidade portuguesa;
- Apoio por chat no primeiro mês;
- Recibos;
- Encomendas;
- Orçamentos;
- Emissão do SAF-T;
- Indicadores de gestão;
- Gestão de stocks;
- Demonstração de resultados;
- Web API para integração.
2. Jasmin Standard
Esta versão custa 9,90€/mês e não tem faturação limitada:
- Sem limite de utilizadores;
- Faturação ilimitada;
- Software certificado pela AT;
- Resposta à fiscalidade portuguesa;
- Apoio por chat incluído;
- Recibos;
- Encomendas;
- Orçamentos;
- Emissão SAF-T;
- Indicadores de gestão;
- Gestão de stocks;
- Demonstração de resultados;
- Web API para integração.
3. Jasmin Premium
Esta versão tem uma valor de 24,90€/mês:
- Sem limite de utilizadores;
- Faturação ilimitada;
- Software certificado pela AT;
- Resposta à fiscalidade portuguesa;
- Apoio por chat incluído;
- Recibos;
- Encomendas;
- Orçamentos;
- Emissão SAF-T;
- Indicadores de gestão;
- Gestão de stocks;
- Demonstração de resultados;
- Web API para integração;
- Compras;
- Encomendas de fornecedores;
- Pagamentos;
- SEPA / Cobrança por débito direto;
- Integração com loja do Facebook.
E se fosse possível prever o futuro do seu negócio?
Versátil e muito intuitivo, o Jasmin é muito mais do que um software de faturação. É um serviço global, integrado, com uma excelente performance e que lhe permite ter o controlo do seu negócio. Sendo pioneiro na introdução de mecanismos de Inteligência Artificial, é um acelerador de negócios, ajuda as empresas a serem mais produtivas com menos recursos.
Se está à procura de um melhor software de gestão para a sua empresa, experimente o Jasmin. Para além de certificado, há a versão gratuita!
Mais informações sobre o Jasmin >>
Veja também: