A união entre Sony e Honda para o desenvolvimento de carros elétricos foi anunciada em Tóquio, sendo que as primeiras viaturas deverão chegar em 2025. Este entendimento visa a criação de uma aliança estratégica no campo da mobilidade.
As empresas vão unir-se para desenvolver, produzir e comercializar veículos elétricos (EV) movidos a bateria. Esta parceria, segundo foi também revelado, está aberta a outros parceiros.
Na conferência conjunta, Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, e Toshihiro Mibe, CEO da Honda, foram unânimes a defender que a joint venture será formada este ano e que as vendas devem começar em 2025.
Neste processo a Honda ficará responsável pelo fabrico do primeiro modelo, enquanto a parceira Sony desenvolverá a complexa plataforma de serviços de mobilidade.
Sony e Honda: nova geração de mobilidade
Segundo os responsáveis das duas empresas a aliança que será constituída ainda em 2022, está ainda sujeita à “assinatura dos acordos definitivos e aprovações regulatórias relevantes”.
O acordo “visa reunir as capacidades de desenvolvimento de mobilidade da Honda, tecnologia de fabricação de carrocerias de veículos e experiência de gerenciamento de serviço pós-venda cultivada ao longo de muitos anos”.
Já da Sony, vem a experiência “no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento, para realizar uma nova geração de mobilidade e serviços que estão intimamente alinhados com os usuários e o ambiente e continuam a evoluir no futuro”.
Primeiro modelo apontado para 2025
Em apenas três anos deve surgir no mercado automóvel o primeiro veículo elétrico fruto da parceria a Honda e da Sony.
Para tal, segundo o comunicado conjunto das duas empresas, espera-se que esta aliança trace, planeie, projete e desenvolva a venda de veículos elétricos, mas que não tenha, nem opere, instalações fabris.
Por isso, aguarda-se que a Honda seja responsável pelo fabrico do “primeiro modelo de EV na sua fábrica de veículos. Entretanto, uma plataforma de serviços de mobilidade será desenvolvida pela Sony e disponibilizada para o projeto”.
Segundo Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, “o nosso propósito é encher o mundo de emoção através do poder da criatividade e da tecnologia”. Assim, por meio desta aliança com a Honda, que acumulou extensa experiência global e conquistas na indústria automobilística ao longo de muitos anos e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, “pretendemos construir a nossa visão de ‘tornar o espaço de mobilidade emocional’ e contribuir para a evolução da mobilidade centrada na segurança, entretenimento e adaptabilidade”, conclui o CEO da Sony.
Tecnologia e know-how
Toshihiro Mibe, CEO da Honda Motor, considera que esta joint-venture “terá como objetivo estar na vanguarda da inovação, evolução e expansão da mobilidade em todo o mundo, adotando uma abordagem ampla e ambiciosa para criar valor que exceda as expectativas e a imaginação dos clientes”. Na sua opinião, isso será feito “aproveitando a tecnologia de ponta e o know-how da Honda em relação ao meio ambiente e segurança, ao mesmo tempo em que alinhamos os ativos tecnológicos de ambas as empresas”.
Registe-se que ambas as empresas têm avançado individualmente no caminho da mobilidade elétrica granjeando experiência que será útil para o desenvolvimento desta joint-venture.
Neste sentido, é preciso lembrar que a Honda tem uma outra joint-venture, com a General Motors, cujo objetivo é a produção de veículos elétricos e que desde meados do ano de 2020 tem nos mercados mundiais o Honda e:, um citadino elétrico.
Por seu lado a Sony, líder do mercado gamming, com a marca Playstation, revelou no início deste ano que iria lançar a Sony Mobility. Entretanto, mostrou ao mundo a sua visão para a mobilidade elétrica: o concept VISION-S 02.