Portugal possui uma riqueza assinalável, proporcionando diferentes experiências. São espaços onde tradição e modernidade de unem numa história centenária, onde cada pedra tem um significado muito próprio. Sortelha é um desses lugares.
Os recantos de Portugal vão muito além das férias de praia no calor do Algarve, ou dos dias maravilhosos no Douro Vinhateiro. Desta forma, e neste contexto, Sortelha pode ser a opção certa.
Esta aldeia, situada no concelho de Sabugal, está repleta de casas de pedra que estão num ótimo estado de preservação. Por isso, quem fica encantado com Aldeias Históricas, certamente ficará maravilhado com a Sortelha, também conhecida como a aldeia do anel.
O nome da aldeia deve derivar, segundo se crê, da palavra castelhana “sortija”, que significa anel. Assim, se olharmos atentamente para o brasão de armas de Sortelha, podemos verificar que o brasão possui, efetivamente, um castelo e um anel.
Sortelha, a aldeia do anel que nos faz querer voltar
Todos nós, durante a infância, contactámos com o imaginário dos contos de fadas e com as estórias de encantar protagonizadas pelo príncipe que salva a princesa e juntos se tornam reis. Assim sendo, o cenário de uma destas estórias bem podia ser a Sortelha.
Mandado construir por D. Sancho I, o castelo (século XII) impõe logo o primeiro contacto com a aldeia, uma vez que tem 760m de altitude e é visto bem de longe. No ano de 1910, foi classificado Património Nacional.
As muralhas são encantadoras e a Porta Árabe serve de entrada – uma de quatro que a muralha possui, sendo as outras a Porta Nova, a Porta Falsa e a Porta da Vila (ou Porta do Concelho) – para um espaço fantástico.
Também a vista do topo exibe uma paisagem maravilhosa, que será certamente um dos pontos altos da visita a esta aldeia.
Apesar de relativamente pequena, a aldeia de Sortelha conta com uma série de pontos de interesse que merecem uma visita e que o vão surpreender. Assim, siga as nossas sugestões e observe, fotografe e desfrute apenas destes locais.
- Torre Sineira (de onde pode ter acesso a um paisagem deslumbrante);
- Antiga Casa da Câmara e Cadeia (edifício de 2 pisos, sendo cada um destinado a um serviço);
- Igreja Matriz de Sortelha/Igreja de Nossa Senhora das Neves (do século XIV, sofreu remodelações ao longo do tempo);
- Cabeça da Velha (rocha com um formato peculiar que facilmente associamos à cabeça de uma senhora já de idade).
Onde comer
Existem dois espaços de restauração que são recomendados mais frequentemente. Tanto o Restaurante Dom Sancho (Largo do Corro, Sortelha), como o Restaurante O Celta (Rua Doutor Victor Pereira das Neves), asseguram a oferta de uma gastronomia tradicional.
Onde dormir
Naturalmente, não se pode esperar a existência de hotéis de 5 estrelas por cada quilómetro de território português.
E, quando optamos por fazer turismo rural, temos que privilegiar o contacto com a Natureza, com as pessoas e saber escolher criteriosamente os locais onde dormir.
Entre as opções mais procuradas em Sortelha estão as Casas da Lagariça e a Hospedaria Robalo (sendo esta última opção um pouco mais longe da aldeia, distando cerca de 10km).