Viajar é, só por si, uma grande experiência. Conhecer novos locais, vivenciar culturas e costumes diferentes. Mas é sempre bom trazer souvenirs dos locais por onde passamos, como se os objetos ajudassem a manter mais viva a memória de cada local. Seja para si, ou até para oferecer a amigos ou familiares, revelamos os souvenirs mais simbólicos dos principais destinos da Europa.
Muitas das lembranças mais clássicas dos países europeus são vinhos, cerâmica, bebidas espirituosas e licores – a maioria dos quais não são compatíveis com as restrições de bagagem de mão das companhias aéreas. Como tal, o portal Business Insider UK compilou uma lista de algumas das melhores lembranças e que não causam constrangimentos junto das companhias aéreas.
De entre tantos souvenirs, qual será o mais indicado?
É fácil perdermo-nos no meio de tantos materiais e objetos diferentes, por isso, tendo em conta a tradição, a autenticidade, o tamanho e o peso, fique atento para descobrir qual o souvenir imprescindível de determinados países da Europa.
1. Alemanha
A Alemanha é ótima para lembranças kitsch e intemporais. Seja um relógio de cuco, paninhos de mesa, um íman para o frigorífico, seguramente encontrará algo interessante. Também pode optar pelo “lebkuchen”, um pão de gengibre muito leve e saboroso.
2. Áustria
Estas “bolas Mozart” podem ser encontradas em qualquer supermercado da Áustria. As esferas de maçapão revestidas a chocolate e envolvidas em papel com o rosto do compositor, são uma doce e popular homenagem a esta figura incontornável da história austríaca.
3. Bélgica
O chocolate belga pode ser famoso em todo o mundo, mas as possibilidades de conseguir transportar todos os sabores para casa são muito escassas. Por isso, opte pelos “speculoos”, um biscoito crocante feito com açúcar mascavado e especiarias.
4. Bulgária
Meias de lã podem não ser o souvenir mais glamoroso, porém os “terlitsi” são mesmo tradicionais e muito apropriados para as noites mais frias. São bastante frequentes na Bulgária e existem em todas as cores e padrões.
5. Croácia
A gravata foi inventada na Croácia no século XVII. A aristocracia parisiense adorou tanto a ideia que acabaram por popularizá-la. A verdadeira experiência croata implica visitar uma loja tradicional, onde os especialistas ajudarão a escolher a gravata perfeita.
6. Dinamarca
A Dinamarca é conhecida pelo mobiliário simples e moderno, contudo, convenhamos que trazer mobília numa viagem não é propriamente simples. Mas nos mercados ou lojas de rua encontrará pequenos objetos decorativos muito apropriados e a preços muito convidativos.
7. Espanha
Entre as castanholas baratas que encontra nos mercados locais, pode também optar por especiarias, como o açafrão, a preços bastante simpáticos, e que dará uma cor, sabor e cheiro especial à próxima paella que decidir confecionar em casa.
8. Finlândia
Algumas das exportações mais elegantes da Finlândia são os tecidos de Marimekko, impressões e tapeçarias. Esses projetos brilhantes e exuberantes são conhecidos em todo o mundo e têm a quantidade perfeita de diversão e sensualidade escandinava para animar qualquer sala.
9. França
Um perfume francês é algo muito elegante e requintado. Poderá comprar esse souvenir numa das muitas lojas de velas de Paris que datam do século XVII. Não se esqueça de providenciar o devido acondicionamento para não ter surpresas desagradáveis.
10. Grécia
Os gregos são conhecidos pelos remédios caseiros à base de ervas. Com mercados cheios de barracas de especiarias baratas em todas as cidades ou aldeias, pode trazer para casa algo que irá lembrá-lo das férias durante muito tempo.
11. Holanda
Os “stroopwafels” são uma excelente lembrança holandesa. Este doce fica ainda melhor quando servido em cima do café fumegante para derreter o centro do caramelo do biscoito.
12. Irlanda
O anel Claddagh simboliza o amor e a amizade. Dependendo de qual mão é usada e para que direção o coração aponta, o anel pode indicar se quem o usa é solteiro, está numa relação ou está casado.
13. Itália
Limoncello, azeite, vidro de Murano e vinagre balsâmico – muitas das lembranças mais populares da Itália que devem ser bem protegidas na mala, para não acontecer nenhum desastre.
14. Portugal
Mais de um terço do território português está coberto de sobreiros, por isso não é surpresa que o país seja o principal exportador mundial de cortiça. E este material é, atualmente, utilizado para muito mais que rolhas de garrafa. Um presente muito especial para qualquer turista que nos visite.
15. Reino Unido
O que é mais britânico do que uma chávena de chá? Com misturas secas e especiais disponíveis em quase todas as lojas, o chá é a lembrança perfeita para trazer após uma viagem ao Reino Unido.
16. República Checa
Algumas das lembranças mais reconhecidas deste país podem ser o vidro ornamentado ou os posters retro Mucha, mas não são fáceis de trazer na mala. Por isso, opte pelo garnet, uma brilhante pedra semipreciosa que será um ótimo presente.
17. Suíça
Na Suíça, encontrará um relógio Mondaine em mais de 800 estações ferroviárias em todo o país. A marca é um forte símbolo da cultura suíça e qualquer peça que adquira durará a vida toda.
18. Turquia
Tradicionalmente usado para afastar a má sorte e os espíritos malignos, o “evil eye” não só é facilmente transportável, como também ficará com um símbolo turco clássico e popular que pode ser encontrado nos mercados em formato de pulseiras, vitrais e porta-chaves.
Apresentámos souvenirs para todos os gostos e carteiras, mas todos são do mais típico que poderá encontrar nestas viagens pelo continente europeu.
Veja também: