O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a procura por profissionais talentosos tem vindo a aumentar. Perante inúmeros candidatos e várias empresas apelativas, um dos processos mais utilizados é o speed recruitment.
Perante candidatos extremamente talentosos, os recrutadores sabem que não se podem atrasar. Caso contrário, correm o risco de os perder para a concorrência.
Por isso mesmo, os processos de contratação mais curtos como o speed recruitment, atraem principalmente os millennials. Isto porque esta geração cresceu habituada a dar respostas instantâneas e a ter acesso a mil e uma propostas distintas.
Técnicas como a expansão do recrutamento ou a eliminação de currículos são alguns dos exemplos que descrevem o speed recruitment. Fique connosco e saiba tudo sobre o assunto.
O que significa speed recruitment?
A verdade é que as empresas estão cansadas dos processos de recrutamento que se prolongam por semanas ou meses até. E uma das soluções mais eficazes que encontraram para resolver o problema foi precisamente o speed recruitment.
Trata-se da última tendência de contratação e, de uma forma geral, consiste em contratar talentos numa questão de dias ou até horas. Para além disto, as técnicas deste tipo de recrutamento podem incluir:
- Entrevistas curtas e consecutivas: o princípio é o mesmo dos encontros rápidos. Esta técnica de speed recruitment permite que os empregadores entrevistem rapidamente potenciais contratações e podem gastar 5, 6, 10 ou 15 minutos no máximo por candidato;
- Entrevistas rápidas: quando os recrutadores recebem uma candidatura, podem passar à frente a verificação de referências e agendar de imediato as entrevistas. Se não observarem nenhum sinal contraditório ou negativo, podem propor de imediato uma oferta;
- Deixar de analisar currículos: em vez de lerem os currículos de todos os candidatos com potencial, os recrutadores podem optar por enviar jogos, puzzles ou problemas do mundo real para que observem como o candidato os resolveria. Tudo isto funciona através de um sistema de resposta automatizado onde o objetivo é avaliar as competências e conhecimentos dos candidatos sem que dependam somente do seu CV.
E o que devem fazer os candidatos que procuram emprego com este método?
Estamos certos de que este processo de contratação rápido é eficaz para as empresas que procuram novos talentos para fazerem parte das suas equipas. Mas até que ponto é benéfico para os candidatos? E como devem proceder?
De facto, uma das vantagens do speed recruitment para os candidatos é descobrirem rapidamente se ficaram com o emprego. Ora, isto permite-lhes avançar de imediato para o próximo processo de recrutamento ou não.
Assim, se o que pretende é preencher uma lacuna de emprego e começar a trabalhar rapidamente, este é o método mais indicado. Para além de obter respostas mais rápidas, vai ainda acelerar a sua procura de emprego evitando potenciais entrevistas desnecessárias e processos longos sem qualquer tipo de feedback.
No entanto, os candidatos que optam por se submeter a este tipo de abordagem devem manter-se atualizados: quer em relação às tendências de mercado, como em termos de conhecimentos da área.
Além disto, é crucial que pratiquem um pitch fluído e o mais natural possível – para que se consigam evidenciar no meio de diversos candidatos.
Existem desvantagens relacionadas com este tipo de recrutamento?
Tal como acontece em qualquer outro método de recrutamento, também neste existem desvantagens associadas, quer para o candidato, como para os próprios empregadores.
No speed recruitment, o foco é dado ao rastreio rápido e não ao controlo de qualidade. O que significa que, tanto pode resultar em más decisões de emprego como em boas. Tudo vai depender daquilo que o candidato tem em mente e do que a empresa procura efetivamente.
Para além disto, há ainda outras desvantagens para os que se candidatam:
- Dificuldade em avaliar os valores e cultura da empresa;
- Podem aceitar a posição sem que se apercebam se têm poder de encaixe;
- E o próprio processo em si, pode não lhes dar o tempo necessário para mostrarem à empresa o seu valor enquanto profissionais. Ou seja, podem perder ofertas de emprego para as quais são mais qualificados.
Como funciona exatamente o speed recruitment?
Apesar de cada empresa decidir qual a melhor estratégia de speed recruitment, existem alguns parâmetros comuns ao processo:
- Entrevistas mais curtas, mas sempre pontuais;
- Menor controlo de referências;
- Utilização de opções automatizadas para acelerar o processo de contratação;
- Menor dependência de provas no currículo;
- Maior incidência nos testes e cenários práticos para os candidatos resolverem, com o objetivo de comprovarem as suas competências.
Por norma, existem eventos anuais que promovem este tipo de recrutamento onde estão presentes diversas empresas dispostas a aplicarem o mesmo processo.
Aqui, os candidatos devem fazer uma apresentação, intitulada por “pitch”, onde sejam capazes de resumir em cerca de 6 a 10 minutos quem são e quais os seus pontos fortes para o cargo em questão.
No final, cabe ao empregador tomar uma decisão rápida sobre os candidatos que lá passaram e informá-los sobre a decisão. O importante é que não se sinta nervoso nem ansioso e que demonstre o seu valor enquanto profissional.